[RESENHA] Ela Disse - Os bastidores do #MeToo

Olá brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim contar pra vocês como foi a minha experiência com o livro ‘Ela disse’, que conta os bastidores daquela reportagem sobre o Harvey Weinstein, da Miramax, que acabou por impulsionar o movimento #MeToo na internet.



Aqui temos um livro jornalístico, que conta todo o processo das jornalistas do NYT em publicar e apurar os dados sobre assédio sexual por parte do Harvey, o produtor da Miramax que, inclusive, ganhou uma par de Oscar ao longo da vida e, uma das atrizes de Shakespeare Apaixonado que levou o Oscar, falou sobre os abusos sofridos por Harvey.

O livro fala sobre comprar o silêncio das vítimas por meio de acordos de confidencialidade, sobre como isso ficou escondido, sobre as leis dos EUA que meio que permitem que o assédio se perpetue… É uma coisa absurda de se ler, sobre o tanto de dinheiro envolvido, sobre como o mundo de Hollywood é podre com as mulheres, uma baita duma crítica aos homens endinheirados que acham que podem tratar as mulheres de qualquer jeito.
 “Me fizeram passar vergonha enquanto adulavam meu estuprador.”

Eu gosto muito de livros jornalísticos, eles sempre são muito realistas e ler esse livro, me deu um choque tão grande! Eu não acompanhei tanto assim o movimento, porque ele chegou aqui no Brasil com outro nome e eu também não era das mais ligadas em redes sociais, mas foi uma leitura intensa, não diminuiu em nada o impacto. Eu também fui ler todas as reportagens que são citadas no livro e elas são muito boas, eu sempre leio o NYT quando posso e vale a pena, recomendo que todo mundo leia.

O livro é super detalhado, conta desde aquela reportagem sobre o Trump, o que levou as duas a pesquisar sobre isso, o processo de contatar as fontes, a escrita do furo, as coisas horrendas que aconteceram, inclusive tem as transcrições dos relatos das vítimas do produtor.

No fim do livro, tem uma entrevista em conjunto com todas as pessoas que participaram e que falaram sobre o caso em público, tanto na primeira quanto na segunda reportagem, é um livro extremamente completo.

“Era esperado que eu guardasse segredo.”

Um livro que eu comecei a ler por acaso e que mexeu muito comigo, a sujeira por trás de tudo isso é surreal. E quando eu tive uma ressalva sobre o livro, que foi “se isso acontece com elas que são cheias de dinheiro e fama e elas tem medo, imagine comigo?” o livro foi lá e contou sobre outros casos de pessoas “normais”; uma acadêmica que sofreu uma tentativa de estupro e sobre moças que trabalham no McDonalds e que sofreram assédio, gente normal que também teve coragem.

Esse livro, acima de qualquer coisa, é a prova concreta de que se a gente der as mãos, ninguém vence a gente. Quando alguém toma a frente, acaba impulsionando um mar de gente que também tem histórias tristes pra contar, mas só precisavam de um pontapé. Eu mesma, só consegui contar as duas coisas que aconteceram comigo pra minha esposa, tem pouco tempo. A gente carrega essa dor pelo resto da vida, mas quando a gente divide o fardo, acho que as coisas tendem a melhorar.

Se tiverem oportunidade, leiam o livro e as reportagens, elas estão disponíveis no site do NYT.

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Realmente é um livro que foge muito da minha zona de conforto, porém é um livro que parece ser muito interessante.
    Suas considerações me deixaram muito curiosa em relação a obra, com certeza irei providenciar para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que ele foge da zona de conforto de muita gente, eu mesma não leio muitos livros jornalisticos kkk

      Excluir
  2. Recebi esse livro e é minha próxima leitura, sei que vai acrescentar muito em minha vida. Por sinal, o produtor foi condenado hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiquei sabendo, inclusive fiquei muito feliz por isso!
      Realmente, é uma leitura que agrega muito na nossa vida, apesar de ela ser bem bruta e crua, é muito incrivel!

      Excluir
  3. No momento atual em que vivemos, sabemos que é muito importante que todos dê a mão para uma causa, ainda mais quando é ligada as injustiças, esse livro lembra muito á serie da netflix "olhos que condenam".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não lembra tanto, mas includive é uma série muito boa, eu chorei muito quando vi.
      E sim, é muito importante que as mulheres se juntem e lutem contra todo tipo de abuso.

      Excluir
  4. Como você mencionou, a sujeira por trás de todas essas coisas é impressionante. As vezes é tão sórdido que até duvidamos. O segredo mesmo é se unir, não se calar, não aceitar. Achei o livro bem forte, Quero ler com certeza.

    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chega a ser revoltante o tanto de gente que sofreu na mão dessa cara, a mulher que fez Os Vingadores sofreu abuso dele também e foi paga pra ficar quieta, é muito absurdo!

      Excluir
  5. Olá,
    De um tempos pra cá tenho me interessado por livros jornalísticos, alguns assuntos são bem interessantes e dependendo de como são abordados rendem ótimos livros. Não conhecia esse livro e gostei por abordar algo tão recente. Com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que sempre é uma ótima pedida de leitura, eu gosto bastante também!
      Sim, ele é super recente e fala sobre todo o processo até o bum da hastag e o desenrolar da história, como as matérias que vieram depois e antes, é bem completo

      Excluir
  6. Acho que eu nunca li um livro jornalistico e também não imaginava que esse abordava essa temática tão profunda. Não sei se é um livro que eu leria, mas fico imaginando quanta sujeira é jogada para baixo do tapete, né? Achei sua resenha maravilhosa, principalmente o final. A gente precisa dar as mãos e enfrentar tudo juntas <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muita coisa, é tanta coisa absurda que as vezes eu fiquei imaginando se era verdade mesmo, nossa!

      Excluir