{RESENHA} Na Hora da Virada - Angie Thomas


Olá brilhinhos, como estamos hoje? Por aqui tá tudo certo no isolamento, tomando água, lavando as mãos e fazendo carinhos nas gatinhas de casa!

O post de hoje é sobre mais um livro do projeto Empretecendo Narrativas. Esse livro, é da mesma autora de ‘O Ódio que Você Semeia’ que eu já li, então eu estava esperando grandes coisas dessa leitura e posso garantir que ela não me decepcionou em nada.

Diferente da primeira vez que li a autora, dessa vez eu ouvi o audiobook em inglês e foi uma experiência SURREAL! O audiobook tá disponível no Audible e no StoryTel.

O livro aqui no Brasil foi publicado pela Galera Record e tem tradução da Regiane Winarski (a mesma que traduziu a maioria dos livros do king). Vamos lá então.



A história se passa no mesmo bairro de THUG, mas dessa vez acompanhamos a Bri, uma aspirante a rapper que tenta conciliar os estudos e o sonho de ser cantora. A vida na casa dela não têm sido fácil por causa de problemas financeiros. Um dia, chegando na escola e passando pelo detector de metais, Bri é atacada por seguranças que a fazem passar por uma situação extremamente vexatória.

Quando ela compõe uma música em resposta a todas as agressões que ela sofre e a música bomba, as pessoas passam a vê-la como uma marginal e como um ícone, os sentimentos que o pessoal do bairro teve pela música são bem conflitantes e agora, além de tudo, ela tem que lidar com as cobranças da música.
 
“Pode acreditar, todas as vezes que minha geladeira está quase vazia, todos os meus sonhos parecem idiotas.”

Esse livro foi difícil. Mais uma vez temos que aplaudir Angie Thomas que vem mostrando que todas as suas personagens e tudo que elas carregam, não serão silenciadas.

Bri é uma personagem muito carismática e bem desenvolvida, tão bem feita que a gente sente tudo que ela sente, é impossível não se entregar a essa narrativa. Todos os personagens coadjuvantes são muito importantes e a gente sente empatia por todos eles, e na minha opinião, esse é o ponto da Angie: ela faz os Brancos terem consciência do que fazem de uma forma extremamente bruta e que nos faz repensar.

Muitas vezes eu queria jogar o kindle na parede de tanta raiva, foi realmente angustiante ver a indiferença das pessoas para com a situação que ela vive e ainda tivemos situações em que queriam se aproveitar da fragilidade dela, foi intenso.

Em THUG, a Angie fala muito sobre violência policial e nesse também, mas eu senti que o assunto principal foi o conflito de realidades, as realidades distintas dentro de um mesmo lugar e como os problemas financeiros e a condição social afetam as pessoas marginalizadas, é uma crítica que pesa e causa uma dor tremenda.

“Elas nunca vão entender de verdade porque não querem entender alguém com eu.”

Essa mulher é incrível, os livros da Angie precisam ser lidos por todos, eles nos mostram uma realidade tão bruta, mas é bruta porque é real, e é tão difícil de ver um livro falar sobre isso tão abertamente. Leia e torça pela Brilhante Bri, acompanhe sua vida e se emocione com ela, esse livro vai mudar a sua vida.

8 comentários:

  1. Oie Bianca!!

    Eu ainda não li THUG, mas, ele está aqui em minha estante para ler, tentei começar a ler duas vezes, mas, senti que não era a hora e decidi parar, mas esse ano sai haha.Eu também quero muito ler NHDV, mas, ainda não consegui comprar, mas, pretendo fazer isso na BF!! Por esses dias entrei em "crise", pois, percebi que nem 10% de todos os livros que li possuem protagonistas não brancos, fiz até um post no blog sobre isso que logo deve sair.
    Adorei a resenha, espero gostar do livro tanto quanto você gostou quando eu fizer a leitura!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai migo, é uma situação complicada quando a gente se dá conta disso, eu mesma tomei consciencia de ler mais pessoas que não sejam brancas ano passado, é super recente isso.
      Espero que leia e se emocione como eu!!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Adorei saber o que posso esperar da obra. Acho que realmente a autora toca em assuntos importantes, e que devem ser debatidos, e acho que como você teria bastante raiva das indiferenças e diferenciações. Estou com esse exemplar aqui para ser lido, e depois da sua resenha me animei ainda mais. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga, por favor, não perca tempo e vá agora mesmo ler aaaaah!!

      Excluir
  3. Eu tenho que ler esse livro logo <3
    Também não li o anterior, apesar de ter assistido e amado a adaptação cinematográfica. Gostei da sua resenha, deixou claro ser mais um livro essencial e tapa na cara, quero.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGA KKKKKKKKKKKKKKKK
      É que esse livro é tremendo mesmo, nossa, eu adorei tanto, mas tanto <3

      Excluir
  4. Desde que eu assisti e li O Ódio que você semeia, essa autora se tornou uma das minhas favoritas e estou muito curiosa para ler esse novo livro dela, porque amo como ela trata de questões sociais!

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem? Conheço apenas a autora, mas esse livro em especifico ainda não tinha ouvido falar. Gosto bastante da autora justamente pelo que você destacou, a realidade bruta e escancarada para todos. Adorei sua resenha e já quero ler esse livro.

    ResponderExcluir