{RESENHA} Sadie - Courtney Summers


E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim conversar sobre um livro que eu nem sabia do que se tratava, só via muita gente falando dele e ele tava na lista do ‘Projeto Livros e Mulheres’ da Paloma do @ourbookself e como eu não consegui ler o primeiro livro do projeto, resolvi ler esse e, tal foi a minha surpresa quando eu simplesmente não consegui parar de ler! Eu li as quase 400 páginas desse livro em pouco mais de dois dias e ‘Sadie’ se tornou um dos meus livros favoritos da vida!

*tradução de Regiane Winarski*


Sadie e Mattie são irmãs que nunca tiveram uma referencia muito boa de família. Sua mãe era viciada em drogas e vivia trocando de namorado até que um dia ela simplesmente sai de casa, deixando as duas meninas sozinhas, aos cuidados de uma avó de consideração no mesmo parque de trailers em que elas moram. Sadie, que sempre teve um cuidado excepcional com a irmã, passou a fazer dela o seu mundo, se dedicando ao máximo para que ela tivesse uma vida confortável.

Em dado momento, Mattie some de casa. Seu corpo é achado três dias depois. Com um forte ímpeto de vingança, Sadie sai em busca do assassino de sua irmã e nem sua gagueira a fará perder a força de vingar a irmã.
 “Como se perdoa as pessoas que deveriam te proteger? Às vezes, não sei do que mais sinto falta: de tudo que perdi ou de tudo que nunca tive.”

Logo de cara, descobrimos que o livro tem mais de uma narrativa: A narrativa da Sadie e a do jornalista West McCray, que foi contatado pela avó de consideração, May Beth, para que possa tentar achar a Sadie e, nesse tempo de busca, ele produz um podcast. A narrativa dele é a transcrição desse podcast.

É praticamente impossível não se prender nesse livro. O Podcast vai contando a investigação pra achar a Sadie e cada coisinha que o West acha sobre o paradeiro dela faz com que a gente acredite que no próximo capitulo eles vão se encontrar. A da Sadie, já tem um toque de rancor. Dá pra ver que ela teve que amadurecer rápido demais pra poder cuidar da irmã e agora que ela não tem mais nada, ela vai com unhas e dentes atrás do homem e, em muitos pontos, eu fiquei agoniada com a frieza dela; Em outros, eu me solidarizei tanto com ela, que torcia pra ela achar esse homem que eu nem sabia quem era e porque a Sadie sabia que tinha sido ele.

Os fatos vão sendo contados aos poucos durante a jornada da Sadie, é realmente fenomenal a forma como ela lida com toda aquela dor, com todo aquele ódio e, ao mesmo tempo é incrivelmente humana. Muitas vezes, eu tive a impressão de que isso realmente aconteceu e eu estava acompanhando mesmo uma investigação.

“As pessoas não mudam. Só passam a esconder melhor quem realmente são.”

É difícil falar sobre esse livro sem dar spoilers, eu tive muita dificuldade em parar de chorar quando o livro acabou e sempre que alguém me fala desse livro, o sentimento volta com tanta força... É realmente um livro que mexeu comigo.

Mas não pense que esse livro é só um thriller, ele aborda assuntos importantíssimos e, por conta disso, ele pode conter gatilhos. Eu não sei se algum dia serei capaz de superar esse livro, mas nossa, que livro maravilhoso.

Você já leu? Tem vontade? O que achou da leitura?

14 comentários:

  1. Olá! Não conhecia o livro e fiquei surpresa por você ler um livro grande em tão pouco tempo. Quando gostamos de algo é dificil para de ler e deixar a história pela metade rs
    A premissa da história me parece boa e tem muitos assuntos abordados que são essenciais hoje em dia.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também fiquei surpresa com a velocidade que li o livro!
      O livro é incrivel demais, simplesmente não tem como parar de ler

      Excluir
  2. Olá, sempre tive muita curiosidade de ler esse livro, fiquei feliz com sua resenha positiva me deu mais empolgação para adquirir a obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia mesmo, eu garanto que esse livro vai mudar tua percepção de mundo!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser muito bom, vejo falarem sempre muito bem dele. Fiquei louca para conhecer a história, e saber que traz também assuntos importantes me deixou ainda mais curiosa. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente tenho me interessado muito pelos livros da Plataforma 21 e Sadie com certeza é um deles! Como uma boa leitora de thrillers, já adicionei Sadie na minha listinha de desejados e sua resenha me deixou mais curiosa ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também tenho pretado mais atenção nessa editora, eles tem um catalogo muito incrivel.
      Vale muito a pena ler sadie!!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Se tem uma editora que acompanho fielmente seus lançamentos é a Plataforma 21. Mas não sei o porque, acabei pulando esse, e hoje eu fico roendo as unhas querendo ler. Já sabia de assuntos pesados que o livro poderia trazer, e fiquei surpresa em saber que chorou no final (bem provável disso acontecer comigo também haha). Dica mais que anotada, e que bom que adorou o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga, eu chorei muito no final, e é muito dificil eu chorar em livros kkkkk

      Excluir
  6. Gostei do projeto, para mim, o livro é inusitado e de cara a capa me chamou atenção, juro que leria pela capa, lendo a resenha, me interessei pela proposta e encarar as 400 páginas

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a louca dos thrilleres e estou louca para ler esse, gostei de ver seus comentários sobre a leitura e espero muito ler em breve, acho que vou gostar

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Que interessante a história do livro ser contada num podcast, nunca li nada assim. Gostei também de ele abordar mais coisas além da parte do suspense, sempre torna a história melhor. Realmente não conhecia o livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    A forma da narrativa desse livro parece ser bem diferente, já que é uma transcrição de podcast, é a primeira vez que leio algo a respeito. Gostei da premissa e sua animação ao comentar sobre o livro! rsrs Será uma leitura futura, com certeza!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina, tudo bem?
    O que foi essa resenha, Miss Unicórnia? Gente, estou sem saber o que pensar ou sentir até esse minuto de mai laife porque nunca vi nada parecido com isso e se tem uma coisa que uma dama teimosa gosta demais da conta é do que sai do lugar comum.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir