Um Abismo Atrai o Outro - Gabriel Yukio Goto


E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim conversar com vocês sobre Um Abismo atrai o outro, um livro de poemas que o autor mandou pra mim e nossa, eu acho que o dito popular "quando você olha muito pro abismo, o abismo te olha de volta", nunca fez tannto sentido! 

"dia após dia
evitando a poesia
a culpa deve ser do sol
queimando a minha alma
nada mais me acalma
eu sou pura desarmonia
um ser desafinado
nenhum verso que eu escreva
esconderá minha poesia mutilada
multilados
um lado é melancolia
o outro é um espelho"


O livro é dividido em três partes: Abismo Social, O Abismo que há em mim e Um abismo Atrai o outro.

Em Abismo Social os poemas falam sobre disparidade social, Gabriel fala sobre tudo aquilo que tem de podre na nossa sociedade de uma forma que chega a doer. Tem poema dedicado à Mariele Franco, ela fala sobre o ódio que as pessoas destilam, sobre o ódio que ele sente sobre algumas coisas e faz umas metáforas incriveis a respeito da nossa vida e do nosso cotidiano. 

Em O Abismo que há em mim, eu senti que tem muito do Gabriel ali. Ele fala sobre as tristezas dele, sobre amadurecimento, sobre como o cotiano cansa, sobre quem ele é e quem ele foi, sobre a familia, e essa com toda certeza foi a parte que mais mexeu comigo. Eu me vi muito naqueles textos, muitos daqueles abismos são meus também.

Em Um abismo atrai o outro, pra fechar com chave de ouro, ele une tudo que a gente já leu e mostra como tudo leva a uma outra coisa que leva a outra coisa e assim a gente vai me machucando e se afundando. Sobre como a vida é brutal. E nessa parte eu chorei.


Eu já falei aqui algumas vezes que eu gosto muito de poesia porrque é o tipo de leitura em que não existe interpretação certa ou errada. Quem lê sempre leva pro lado pessoal, sempre adequa na sua vivência e também é um jeito de falar sobre assuntos que machucam de uma forma que machuca mais ainda, que impacta mais ainda.

Eu gostei demais desse livro e isso só comprova o quanto o Gabriel tem coisa pra falar. No medium dele, ele faz textos incriveis sobre a vivência amarela e sobre livros de pessoas amarelas, eu aprendo muito com ele. Sem contar que ele é professor também! HAHAHA

Então, se você procura uma leitura rápida e que vai te deixar sem palavras e ficar encarando o nada e pensando em tudo, esse livro é uma ótima pedida. Ele também tem outros livros de poesia na amazon que eu ainda não li, mas já estão no meu kindle e ele também escreveu uma distopia que eu vou ler em breve. 

Me conta aqui se você gosta de poesia e se já conhecia o trabalho do Gabriel!


7 comentários:

  1. Olá,
    Diferente de você, não sou muito fã das poesias, mas gostei da forma que a escrita e os poemas foram estruturados, parece ter funcionado bem. Ah, e adorei essa capa!

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Olhando a capa não me remeteu a um livro de poema e talvez sem sua resenha eu teria passado por ele sem um segundo olhar, mas graças as sua opinião eu abri uma aba rapidinho e já coloquei ele na lista de próximas compras, a decepção de não está incluso no KU existiu, mas o preço é muito bom para ser desperdiçado. Como você, poesia para mim e sentimento pessoal e se eu não sentir como você espero pelo menos aprender um olhar sobre a vida.

    Beijos
    https://leitura-terapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Poesia vai de pessoa pra pessoa, cada um interpreta da forma que melhor lhe convém de acordo com aquilo que carrega.
      Eu acho que vale a pena investir, eu gostei muito de tudo que o autor fala!

      Excluir
  3. Oi, só pelo título, não imaginaria ser um livro de poesias e confesso que gostei demais, concordo com você,quanto mais olhamos para o abismo, mais o abismo retribui e é tenso... Também curti as poesias que selecionou, achei melancólica e forte a do viaduto.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo poemas e amo ver esse gênero ganhando espaço na literatura nacional. Eu ainda não conhecia o livro e gostei bastante da proposta dele e de ver seus comentários

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca, tudo bem?
    Essa capa tem uma vibe muito parecida com o meu atual projeto e o título então parece que tá me falando, e cada vez mais eu sinto, qual é o mote de "Irreversível" à medida que vou escrevendo. Sem contar que o conteúdo do livro é muito bom e poesia é um gênero que gosto muito.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir