Amor & Liberdade - Lis Selwyn

E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Como estamos no mês da visibilidade lésbica, nada mais justo do que reforçar a nossa vivência, a nossa existência. Hoje, vou conversar com vocês sobre o livro Amor e Liberdade que foi escrito pela minha amiga Lis Selwyn e publicado pela Editora Vira Letra.


Cecília tem dezenove anos e uma vida quase perfeita. Ou, pelo menos, era isso que ela imaginava até conhecer a enigmática Flora. Essa poderia ser só mais uma história de amor entre opostos que se apaixonam, contudo existem dois pequenos detalhes: Flora é irmã de Ricardo, o namorado quase perfeito de Cecília; e Cecília é apaixonada pelo namorado. Ou era, até conhecer a irmã dele.


Amor e Liberdade foi o segundo livro que eu li da Lis e nossa, essa leitura não poderia ter sido melhor. 

Aqui a gente conhece a história da Cecília, uma jovem que tem um namorado e certeza de tudo na vida, mas tudo começa a ficar estranho quando a irmã de Ricardo, Flora, volta pro Brasil e ela começa a sentir umas coisas diferentes sobre essa mulher com uma aura misteriosa.

"Algumas pessoas levam uma semana para se assumirem, outras uma vida inteira. Não existe um tempo certo e está tudo bem em caminhar no seu tempo."

 Esse livro é basicamente uma dramatização da minha vida e eu chorei como se não houvesse amanhã e mandei audis enormes pra Lis, eu realmente fiquei mexida. Eu me identifiquei muito com a Cecília, mas vamos por partes.

Quando a Cecí começa a perceber que ela não olha pras garotas com a intenção de ser como elas e sim de ter elas, eu me vi ali. Quando eu entendi isso em mim, foi um processo surreal. Eu passava noites em claro pensando que eu tava errada, que aquilo que eu tava sentindo era perigoso. Eu demorei muito pra me entender como lésbica e me afirmar isso.

Quando elas começama se envolver, a gente vê como a descoberta é incrivel e ao mesmo tempo perigosa. A gente quer contar pro mundo que a gente se achou no mundo, que descobrimos a nossa essência, mas ao mesmo tempo a gente não consegue verbalizar as coisas por medo de não ser aceita, de não entenderem aquilo.

Quando a Ceci conta pros pais dela, foi exatamente da mesma forma como aconteceu comigo, e minha relação com meus pais hoje em dia é extremamente complicada e frágil por conta disso. 

"E ninguém, seja por qual motivo for, merece viver uma vida invisível."

Dá pra fazer inúmeros paralelos entre a minha vida e a da Cecília, mas eu prefiro deixar que vocês leiam essa história incrivel.

Em 200 páginas a Lis falou sobre medo, sobre a solidão da mulher lésbica, sobre relação familiar, sobre amadurecimento, sobre se entender e se permitir amar da forma como seu coração pede. Sobre como cada mulher lésbica é única e nosso processo de aceitação é válido sim, seja ele qual for. Esse livro realmente me marcou e já posso considerar uma das melhores do ano.

Eu não consigo colocar em palavras tudo que eu senti com essa leitura, mas eu convido você a ler e se emocionar também. A ouvir o que nós lésbicas temos a dizer, o que a gente passa diariamente e lembrar da nossa existência fora do mês do agosto.


27 comentários:

  1. AMIGAAAA! Eu leio o post e lembro dos surtos no whatsapp e isso me dá uma força tremenda para continuar escrevendo. Obrigada por compartilhar comigo sua opinião e uma parte da sua história também <3 eu amei a resenha e os quotes que você selecionou do livro. Fico feliz por ele ter se tornado um livro importante pra você!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nunca li um livro com essa temática, mas essa parece ser uma leitura muito bacana, pelo o que tu disse. Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deveria ler, ouvir sapatão faz bem, juro que não vai ser ruim.

      Excluir
  3. Oiii!

    Bia, eu não conhecia esse livro e meudeus que orgulho ser amiga de alguém tão talentosa assim! Sensacional. Fiquei triste em saber que a relação com seus pais ainda está fragilizada, mas espero que com o tempo eles percebam que estão perdendo um tempo precioso com vc.
    Anotei a dica e espero ler em breve!


    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu duvido que mude alguma coisa, mas agradeço!
      Espero que leia mesmo!

      Excluir
  4. Olá não conhecia o livro e como gosto muito de leitura que me emocionam lendo sua resenha fiquei muito inclinada em obter a obra, espero gostar tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que esse mês era da visibilidade lésbica, assim como eu também não conhecia a obra. Acredito que essa literatura vem crescendo aos poucos e tenho certeza que tem muito mais ainda para crescer. O fato da obra abordar sobre medo, solidão, relação familiar e até mesmo amadurecimento, já dá para imaginar que é um livro super emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK RINDO DE DESESPERO
      incrivel como apagamento é gigante né, no mês do orgulho todo mundo fala, mas parece que esquece do resto né?!
      Espero que consiga ler!!

      Excluir
  6. Oiii Bianca

    Fiquei sabendo hj que esse é o mês da visibilidade lésbica. Não conhecia o livro, e nem a autora, mas eu adorei porque não é um romance exatamente, mas foca na trajetória da protagonista, é um livro de amadurecimento, de luta e aceitação pessoal, gosto disso.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, rindo de desespero com mais esse comentário que não sabia que era o mês da visibilidade lésbica, que auge o apagamento.
      É um livro incrivel mesmo, espero que consiga ler!

      Excluir
  7. Oi, Bianca! Gostei da sua indicação e fiquei emocionada com o seu relato sobre como a leitura também caracteriza um pouco a sua vida. Fiquei triste em saber sobre as dificuldades que você passou, espero que com o tempo tudo melhore.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que mude, mas espero que consiga ler o livro, é muito bom mesmo e ouvir narrativas lésbicas é sempre importante.

      Excluir
  8. Olá, achei sua resenha, sensível, delicada visto que você traz muitos sentimentos de identificação com a história do livro que por sinal, parece ótimo, não conhecia e já anotei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que leia, é uma história muito maravilhosa!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? É sempre maravilhoso quando rola essa identificação pessoal com um livro né?! Nos sentimentos na pele do personagem, e toda a emoção pela obra se intensifica. Não conhecia o livor, nem a autora, mas através da sua resenha fiquei super curiosa. Parece ser uma história tocante. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Uau...que história incrível, com certeza irei colocá-la no meu kindle. Olha, esse mês estou muito animada para realizar leituras LGBTQIA+ li alguns contos com essa temática em julho e fiquei muito interessada em conhecer outros livros assim. Dica anotada, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que tal sair das narrativas de padrão, principalmente do G e ler algo lésbico? eu juro que vai ser incrivel!

      Excluir
  11. Não sabia que Agosto era mês da visibilidade lésbica e é muito importante esse tipo de data para "minorias" estava caçando mesmo livros com representatividade lésbica, esse livro parece maravilhoso ainda ganha um ponto a mais por ser literatura nacional ♥
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rindo de novo de nervoso, que apagamento né? Meu deus.
      Espero que leia e escute as sapatonas. é muito importante

      Excluir
  12. Olá!

    Não sabia que Agosto era um mês importante para a comunidade lésbica, mas acredito na importância de mostrar bandeiras e defender seu eu. Eu gostei bastante da premissa do livro, não sentirei da mesma forma que você, então não estou criando expectativas quanto a isso, mas acho que é uma leitura muito válida para que eu possa entender um pouco melhor de universo que é tão próximo e distante ao mesmo tempo. Amei a dica de coração.

    Beijo
    https://leitura-terapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler mesmo de coração aberto, escutar vozes diferentes da sua é sempre muito agregador.

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    É tão bom quando a gente lê um livro e consegue se ver nos personagens né? Acho que uma identificação assim torna a leitura ainda mais envolvente e tocante. Por isso, considero muito importante a representatividade na literatura e fico feliz de ver mais obras assim sendo publicadas. Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei curiosa para ler. Parece ser muito bonito, além de uma oportunidade de conhecer uma realidade que não é a minha. Amei sua resenha e com certeza vou adicionar na lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza ouvir vozes que não são como as suas é sempre muito agregador, espero que possa ler e espero que goste.

    ResponderExcluir
  15. Tão bom quando a autora consegue nos transportar para dentro da história né? E apresenta elementos indispensáveis dentro de suas páginas. Salvei as dicas

    ResponderExcluir