Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Eai meus brilhinhos, como estamos hoje? 

Meu primeiro contato com a Rainbow foi através de Carry On, que foi um livro que eu gostei bastante, foi uma leitura super gostosa e que me rendeu boas risadas e quentinhos no coração. Quando fiquei sabendo que a Seguinte ia republicar os livros e trazer os novos dela pra cá, eu fiquei eufórica, eu finalmente vi a oportunidade de ler a sequência de Carry On e ler os outros dela.

Já tinha visto muitas pessoas falando sobre Eleanor e Park nas redes, mas não sabia muito sobre a história. Quando a editora me mandou o livro, eu passei na frente de tudo e nossa, valeu muito a pena! É sobre ele que vamos conversar hoje.


Uma das maiores obras da literatura jovem contemporânea em nova edição. Compre na pré-venda e ganhe um postal exclusivo com arte de irena freitas. Eleanor é nova na cidade. Com roupas inusitadas, cachos ruivos indomáveis e uma família problemática, ela sente que nunca vai conseguir se encaixar. Park senta sozinho no ônibus da escola. Sempre de camiseta preta, fones de ouvido e a cabeça enfiada num livro, acha que consegue passar despercebido. Mas não para eleanor. Aos poucos, entre fitas cassetes gravadas, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, eleanor e park se apaixonam. Narrada durante o ano letivo de 1986, essa é a história de dois jovens de dezesseis anos que, mesmo sabendo que o primeiro amor quase nunca é para sempre, têm coragem e esperança suficientes para tentar.“ eleanor e park me lembrou não só como é ser jovem e se apaixonar por uma garota, mas como é ser jovem e se apaixonar por um livro.” — john green, autor de a culpa é das estrelas best-seller do new york times. livro de honra do michael l. Printz award (2014). vencedor do boston globe-horn book award de melhor livro de ficção (2013). escolhido como um dos melhores livros juvenis pela publishers weekly (2013). escolhido como um dos melhores livros juvenis pelo new york times book review (2013).


Como disse, eu não sabia quase nada sobre o livro, mas vi muita gente dizendo que chorou e nossa, eu também.

Esse livro se passa nos anos 80, no começo do ano letivo. Eleanor é de uma familia pobre e sem estrutura, veste roupas de brechó, é insegura sobre si mesma e e tem medo do seu padrasto abusivo. Ela sofre bullying desde o primeiro dia de aula. Park é asiático e sempre fica sozinho no ônius da escola, se veste de preto e tá sempre acompanhado dos fones de ouvido e de uma HQ.

No primeiro dia de aula, Eleanor tem que pegar o ônibus da escola, mas ela não tem onde sentar e as pessoas começam a caçoar com ela. O único lugar vago é ao lado de Park que, mesmo a contragosto, deixa com que a menina se sente com ele. Mas ela nunca mais sai dali.


"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou as batidas do coração. Como segurar algo completo, e completamente vivo."


Logo de cara eu fiquei presa na história. A narrativa da Rainbow é muito fluida e os capitulos desse livro são bem curtinhos, o que tornou tudo mais dinâmico e, quando eu menos esperava, me peguei apaixonada por esses dois.

Eles são de mundos opostos e o livro é narrado pela visão dos dois, cada um enxerga o outro de uma forma única, como se só existissem eles no mundo e isso foi a coisa mais linda que eu já li. Park começa a inserir Eleanor no seu mundo lhe dando suas HQs, fazendo fitas com músicas que ela gostaria, fazendo da sua casa um lugar seguro, ao mesmo tempo que Eleanor precisa lidar com toda uma carga dentro da própria casa e a gente vai descobrindo a história de vida dela aos pouquinhos.

Conforme fui entendendo a dinâmica desses dois, eu simplesmente não consegui parar de ler e me vi emocionada em muitas partes. Realmente, esse livro é uma história ingênua, que lembra muito a primeira vez que a gente se apaixona de forma visceral e pura, que a gente não sabe mais diferenciar quem somos nós e quem é o outro. 


"Ela já tinha ganhado cinco fitas - o que significava que, se as pilhas duressem, podia passar quatrocentos e cinquenta minutos com Park em sua cabeça, segurando sua mão."


Aviso que, pra quem não saiba, esse livro tem cenas muito gráficas de bullying, gordofobia e abusos, então é bom tomar cuidado. Mas essa história é tão pura, tão bonita, tão intensa que eu me entreguei até a alma por ela. Conforme o livro ia acabando eu já tava chorando e quando eu acabei, eu fiquei um bom tempo olhando pra janela e pensando na vida, realmente esse livro é tão incrivel quanto dizem. 

E um adendo, como eu não li a edição anterior, eu não tenho como comparar e ver o que os comentários das pessoas no twitter são reais mesmo, mas eu adorei essa nova tradução, achei que ficou muito sensivel e a diagramçaõ do livro tá sensacional também, gostei muito.

E você, já leu Eleanor e Park? Gostou do que leu? Vamos conversar!



11 comentários:

  1. Li esse livro pela outra edição e foi um dos livros que eu mais amei! Ele é tão emocionante e tocante. Eleanor & Park são ótimos separados, mas juntos, conectados, é algo que emociona muito. Fico feliz que tenha gostado dessa história também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo um livro que dá um quentinho no coração, muito bom mesmo, eu fiquei muito surpresa com ele.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Eu tenho a edição antiga do livro, a qual já li e simplesmente amei. É uma história super emocionante e bonita. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é mesmo uma história muito incrivel e gostosa de ler, com mensagens muito boas, eu gostei demais!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Eu estou com o livro por aqui para ler, e tenho muitas expectativas. Porém sei também que ele é bem 8 ou 80 em questão de opiniões, no entanto tenho que formar a minha não é mesmo?! Prevejo também eu chorando bastante, e foi legal saber suas impressões sobre a obra. Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sim, esse livro divide opiniões demais, mas eu confesso que gostei muito da obra e já quero ler os outros dela que virão pra cá!

      Excluir
  4. Olá.
    Eu estou com essa nova versão no meu Kindle, mas confesso que ao mesmo tempo que estou animada para conhecer a história também me sinto apreensiva para o caso de não gostar. Já vi muitas comentários relatando os problemas que há nesse livro, e acredito que são pontos que me farão ter um bloqueio com a história, mas, mesmo assim, ainda pretendo lê-lo, só não sei quando. Ler a sua resenha me fez ter um pouco mais de esperança para ser uma leitura positiva, o que me deixou feliz e com mais chances de pegá-lo num futuro mais próximo.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei bastante receosa por conta dos comentários negativos a respeito, mas eu fui de coração aberto e deixei que o livro me mostrasse a que veio, sabe?! acho que vale a pena tentar!

      Excluir
  5. Oi, esse livro é fofo, li em uma tarde, é juvenil e trata de assuntos com sensibilidade,mas lógico, para quem está em situação de fragilidade emocional, talvez seja mais forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu achei extremamente sensivel, eu gostei muito dessa história, de verdade!

      Excluir
  6. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu já vi esse livro algumas vezes em livrarias e na Feira do Livro aqui da minha cidade, mas resenhas lidas sobre eles foram poucas. A premissa desse livro me atrai bastante porque os protagonistas são bem diferentes do que geralmente vejo e também envolve elementos nerds, coisa que eu adoro!
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir