Frank e o Amor - David Yoon

 E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Em agosto a Editora Seguinte fez uma leitura coletiva de Frank e o Amor e como eu já tinha o e-book aqui fazia um tempo, resolvi acompanhar. Eu já disse que adoro quando comelo um livro sem saber nada dele e foi assim com esse. Acabei que a cada página eu me apaixonava mais e mais por todos os personagens e por todos os temas que a história aborda!



Frank nunca conseguiu conciliar as expectativas de sua família tradicional coreana com sua vida de adolescente na Califórnia. E tudo se complica quando ele começa a sair com a garota de seus sonhos, Brit Means, que é engraçada, inteligente, linda… Basicamente a nora perfeita para seus pais ― caso tivesse origem coreana também.
Para poder continuar saindo com quem quiser, Frank começa um namoro de mentira com Joy Song, filha de um casal de amigos da família, que está passando pelo mesmo problema. Parece o plano perfeito, mas logo Frank vai perceber que talvez não entenda o amor ― e a si mesmo ― tão bem assim.

Tradução de Lígia Azevedo | Compre | Skoob


Logo quando comecei o livro eu fiquei de boca aberta com a consciência do Frank, desde o começo do livro ele fala muito sobre os pais dele que são coreanos e são racistas com qualquer outra pessoa não coreana. Frank tem uma irmã mais velha que foi "deserdada" porque se casou com um homem negro, então desde as primeiras páginas esse assunto permeia a narrativa, que ele tem que se apaixonar por uma menina coreana. 

O problema mesmo começa quando Frank se apaixona pela Brit e eles começam a ter um relacionamento, mas em hipotese alguma o Frank pode contar sobre isso para os pais. É ai que a Joy entra. Joy é uma das filhas de um casal coreano amigo dos pais de Frank e ela se relaciona com um menino chines há alguns anos, então, Frank e Joy resolvem fingir uma relação para que eles possam ter mais liberdade e sair com seus respectivos parceiros sempre.

Tinha tudo pra dar certo, tudo muito bem arquitetado, mas como a vida adora pregar umas peças, Frank passa por um processo de auto conhecimento, de analise e questionamento sobre sua vida e sobre seus sonhos e ele acaba descobrindo que não é bem assim que a vida funciona.

"Não parece justo que eu leve uma eternidade para explicar minhas origens enquanto os brancos não precisam passar por isso."

Esse livro é de uma grandeza que quando eu acabei de ler, eu fiquei até meio sem saber o que fazer. Esse foi um dos primeiros livros que fala sobre racismo amarelo que eu li. Mas ele fala sobre isso de uma forma que eu senti um tapa na cara, esse livro é muuto bem escrito.

Todos so personagens desse livro são cativantes, mas entre os melhores está o Q que é o melhor amigo do Frank, esse personagem é incrivel demais! E todo o processo de auto descoberta que o Frank e a Joy passam no periodo de fingir o namoro é muito incrivel, eles tem uns debates muito profundos, que só dá pra se ter com um igual e eu lendo aquilo, fiquei muitas vezes sem palavras pra descrever o que eu sentia, aprendi muito com esse livro.

Se eu contar mais sobre esse livro é capaz que eu dê spoiler e não é uma coisa que eu quero fazer HAHAHAHAH mas sério, se você tiver oportunidade de ler esse livro, leia. Ele é muito bom e vai te fazer refletir muito. 

Já leu? Tem vontade? Me conta ai!



11 comentários:

  1. Oiii Bianca

    Eu li um livro da irmã do autor, a Nicola, e confesso pra ti que não gostei da narrativa e talvez por isso mesmo não me interessei muito por este, achei a premissa meio parecida com os da Nicola. Mas lendo a resenha percebi que é um livro bem legal, que faz a gente refletir bastante nessas questões de raça e preconceito, gosto desse tipo de abordagem. Acho que leria sim esse livro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nicola é a esposa dele hahahaha
      Eu gostei muito dos livros que li dos dois, acho que eles sabem falar com muita graça e propriedade e sem contar que eles fazem um casal incrivel, acho que vale a pena tentar ler Frank!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro por dois motivos. Primeiro, porque o autor é marido da Nicola Yoon, uma autora que eu muito. Segundo, pelos temas tão importantes que aborda. Já tinha visto a questão ser abordada em um livro da Nicola (O sol também é uma estrela) e pelo visto o autor também abordou o assunto muito bem. Adorei saber que você gostou tanto da leitura e fiquei ainda mais ansiosa para conferir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Malu, é um livro incrivel demais e esses dois são um casal perfeito né?! Ai, amo tanto eles!
      Espero que leia em breve, eu amei demais essa leitura, foi tudo de bom!

      Excluir
  3. Esse livro deve ser arrebatador. Falar sobre preconceito e amor é sempre um assunto necessário a se debater.
    Adorei o fato do autor usar isso em um livro que trata de amor adolescente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é sempre muito necessário e eu adorei o jeito que isso foi abordado, foi uma leitura que me ganhou muito!

      Excluir
  4. Nossa! Esse livro parece ser incrível! Já tinha ouvido falar dele, mas não sabia ao certo sobre o que ele falava. É muito importante essa abordagem do racismo e as autodescobertas que o protagonista faz, os questionamentos... um livro que sem dúvidas vou querer ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, é uma leitura que prende e que faz a gente sentir tanta coisa!!

      Excluir
  5. Essa questão racial é bem interessante de ser abordada em várias culturas, realmente, algumas culturas excluem membros da família, um dia desses, uma conhecida fugiu de casa no interior de Pernambuco porque não desejava casar com um cigano, visto que a família dela toda é de ciganos, eu gostei da proposta do livro e quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas fiquei super interessada. Adoro livros que debatem alguns certos tabus. Vou anotar a dica, com certeza, para ler em algum momento oportuno : )

    ResponderExcluir
  7. Li o livro tem um tempinho, gostei da escrita e a trama foi boa, tive alguns porens com o livro, mas no geral foi postivo.

    ResponderExcluir