No Olhar do Invisível - Livia Ferreira

E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim conversar com vocês sobre No Olhar do Invisível, um livro clichê lésbico porém protagonizado por duas mulheres negras e gordas e uma delas caminhoneira! Vamos lá.




Dandara e Cecília são mulheres negras e lésbicas que possuem algo em comum: ambas desacreditam que o amor e o afeto podem lhe alcançar. Um encontro no bar da cidade muda o rumo dessa narrativa e leva as duas a conhecerem mais sobre si e o amor. No Olhar do Invisível é uma história feita para quem deseja sair da torre alta em que se enfiou e derrubar os muros criados ao seu redor.

Leia | Skoob | Twitter da Livia





Aqui conhecemos a história da Cecilia e da Dandara que é permeada de inseguranças. Vivendo em uma sociedade declaradamente racista e que lhes nega afeto, temos a construção dessas personagens. Cecília, com seu nome de música da MPB, trabalha como publicitária e é o que chamamos de caminhoneira (ela é essa de camisa azul com flamingos na capa), tem seus dilemas. Já Dandara, com seu nome de guerreira, é universitária e faz estágio na faculdade nos dias que não tem aula, na capa, ela é a de tranças amarelas.

O mundo dessas suas mulheres colide quando elas estão num bar. Cecilia foi esfriar a cabeça depois de um dia de trabalho (pandemia passe logo para que eu possa fazer como a cecília) e Dandara foi a convite de uma amiga da faculdade. Quando Dandara chega no bar, o coração da Cecília já se derrete todo pela menina das tranças amarelas e bom, começa a história.


"O destino possui um jeito estranho de alinhar dois universos"


 Apesar das ressalvas, eu gostei muito do livro. Esse foi o meu primeiro contato com a Lívia, sei que ela tem outras obras publicadas no wattpad que pretendo ler. Eu sigo ela no twitter tem um tempo e eu tava muito ansiosa por essa história e sério, foi surpreendente.

Gostei muito da forma simples e carregada de sentimento que a Lívia escreveu essa história, alternando entre os pontos de vista das duas protagonistas, colocando uma carga emocional fortissima em cada página, onde as personagens precisam se reafirmar e serem sempre o sobro do que uma pessoa branca. Minha esposa e eu conversamos muito sobre essa discrepância. E a Livia ter inserido isso no livro foi muito forte. No twitter dela, ela fala muito sobre isso e eu aprendo demais com ela.

Essa história de quase 170 páginas é poderosa, não só por ser uma história Own Voices como por retratar a realidade e o sentimento de mulheres negras, mostrando o quanto do afeto lhes é negado, o quanto de fetichização existe ao redor delas, mas também porque a Lívia conseguiu trazer o clichê do "vou no banheiro pra ver ela" pro mundo lésbico e representou pessoas que eu não costumo ver nos livros e eu achei isso muito forte.

Esse também é o primeiro trabalho dela que tá na amazon, então sério, vai lá prestigiar essa obra sapatão cheia de representatividade e quentinho no coração.



12 comentários:

  1. Eu amei a ideia de escrita da autora, fiquei mega curiosa para ler e conhecer melhor, bom saber que está disponível na Amazon!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Bianca

    Eu gostei do perfil das duas protagonistas, diferentes, batalhadoras. E também de a trama vir intercalada na narração das duas, isso sempre me prende mais. Não conhecia esse livro, é bem curtinho mas parece mesmo ser intenso, adoraria conferir.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, elas são muito singulares e humanas, espero que consiga ler!

      Excluir
  3. Olá, Bianca!
    Confesso que não conhecia o livro e autora, mas achei a proposta interessante, principalmente com a narração pelo ponto de vista das duas personagens. Achei também interessante ser uma leitura rápida, ser um livro curtinho.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, essa coisa de intercalar as narrativas é um charme né?
      Espero que consiga ler!!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? ADOREI porque realmente traz uma história cheia de representatividades, e é o que estamos muito precisando para esse Brasilzão. Não conhecia, porém depois do que disse fiquei curiosa, ainda mais com essa construção de afeto ser evidenciada. Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, fico feliz que tenha gostado, Ana!
      Espero que leia, é muio incrivel!

      Excluir
  5. Oii!

    Livro com representatividade::: tudo para mim! Gostei muito de conhecer a obra atraves da sua opinião!
    Adoro livros que alterna a visão pois acho que aumenta nossa visão sobre a obra e os personagens!

    Dica anotada!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, espero que consiga ler, são livros muito importantes e que merecem o mundo mesmo!

      Excluir
  6. Olá!

    Ultimamente venho procurando livros com mais representatividade que não seja a minha, estou tentando sair da caixinha e como eu entendo que é um processo estou buscando na literatura um meio de entender, então dicas como essa me ajudam muito na escolha de por qual caminho seguir. Com certeza essa vai para lista de leitura. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sair da bolha é essencial, nunca poderemos falar pelos outros, mas é bom conhecer essas narrativas e ver como podemos ajudar e muitas vezes isso nos emociona de formas que a gente nem imaginava.
      Espero que consiga ler!

      Excluir