O Ano da Graça - Kim Liggett

 E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim conversar com vocês sobre esse livro que me deixou muito feliz. Sabe aqueles livros que a gente compra só porque achou a capa bonita? Então, esse é um deles. Eu não sabia nada sobre ele e eu li junto com a minha amiga Evy e nossa, que leitura, sério.


Tierney James vive no Condado de Garner, uma sociedade patriarcal onde as garotas aprendem desde cedo que sua existência é uma ameaça. Lá, acredita-se que jovens mulheres detêm poderes obscuros e, por isso, ao completarem dezesseis anos, são enviadas a uma espécie de campo de trabalho, no qual devem permanecer durante um ano para se “purificar”. Mas nem todas retornam vivas e as que voltam parecem diferentes. No Condado de Garner, é proibido falar sobre o Ano da Graça. Mas Tierney está pronta para subverter as regras.

O ano da graça é uma história brilhante, assustadora e atual sobre os complexos laços formados entre mulheres e a resistência delas em uma sociedade misógina, patriarcal e desigual.


O livro será adaptado para o cinema pela Universal Pictures com produção e direção de Elizabeth Banks.


Tradução de Sofia Soster



Compre | Skoob



Eu não sei bem como descrever esse livro, pra mim ele foi uma distopia mas eu vi gente falando que sentiu que ele era um terror, mas não tem nada de assustador nele, pelo menos não pra mim, então vamos trabalhar com distopia por aqui, ok?!


Bom, o condado de Garner é o pesadelo de qualquer mulher. É uma sociedade extremamente misógina e pratriarcal, onde as mulheres não tem nenhuma voz e, quando chegam a uma determinada idade, elas são submetidas ao vexatório evento de serem escolhidas por um cara que esteja solteiro, não importa a idade dele. Se você não rece um véu, você tem sub trabalhos e não é mais considerada uma "mulher" por assim dizer. 


Depois de receber esse véu, todas as meninas nessa idade vão passar um ano isoladas numa ilha para, supostamente, "se livrarem da sua magia". Não se pode falar com ninguém sobre o Ano da Graça, nem com suas filhas. Tudo que se tem são rumores, fofocas e coisas que não podem ser confirmadas e a visão horrivel dessas meninas voltando pra casa depois desse um ano isoladas. E bom, esse é o Ano da Tierney.



"Somos chamadas de sexo frágil. Nos martelam com isso todo domingo na igreja, explicam que é tudo culpa de Eva por não ter expelido a magia quando pôde, mas ainda não entendo por que as garotas não têm escolha. Claro, temos acordos secretos, sussuros no escuro, mas por que são os garotos que decidem tudo? Até onde sei, todos temos coração. Todos temos cérebro. Só vejo algumas diferenças, e a maioria dos homens parece pensar com aquilo, de qualquer forma."


 O trajeto até essa ilha dura dois dias andando e ele por si só já é muito ruim, pois tem a ameça dos predadores que são pessoas das margens que caçam e comem as meninas que estão indo passar esse ano isoladas.

Esse livro é cruel em tantos sentidos e tão real que chega a dar medo, eu fico muito nervosa quando leio algo que parece tão palpavel e tão perto da realidade, sabe? Bom, mas como elas vão passar um ano tendo que sobreviver com pouco, a Tierney tenta fazer alguma coisa e é ai que a história começa a se desenrolar. 

O livro é contado pelas estações do ano em que elas estão naquele lugar e é muito assustador ver o quanto os homens tem uma capacidade de manipular aos poucos a cabeça da gente, fazendo com que a gente acredite que tá errada e que a gente não vale nada e o quanto é importante que tenhamos apoio.

"Há um lugar dentro de nós que eles não veem nem alcançam. O que queima em você, queima em todas nós."

Esse livro bate muito na tecla do quão importante é que a se gente se una e comoa revolução sempre começa nas pequenas coisas, nos pequenos atos, que de pouco em pouco, a gente consegue mudar toda uma realidade, desde que sejamos fortes e persistentes. Eu gostei demais da mensagem que esse livro passa e nossa, muito bom mesmo.

Todos os personagens são muito bem trabalhados, até os que a gente odeia, a gente meio que passa a gostar e a entender a visão deles e o desenrolar dessa história, as descobertas, as associações que a gente faz são incriveis. Eu e a Evy surtamos muito durante essa leitura criando teorias desde os primeiros capitulos. Foi uma leitura muito boa mesmo. 

Infelizmente não posso recomendar esse livro pra todo mundo, porque ele tem uns gatilhos, mas se você conseguiu ler O conto da Aia e Vox e gostou deles, você possivelmente vai gostar desse livro.


16 comentários:

  1. Olá. Vi algumas opiniões sobde esse livro e fiquei curiosa pra ler. Com essa capa eu nunca ia achar se tratar de uma distopia hahaha
    Lendo tua resenha, me lembrei realmente de O conto da aia. Nossa, so de me imaginar dentro de um cenário desses, ja fico mal 😭

    ResponderExcluir
  2. Olá. Vi algumas opiniões sobde esse livro e fiquei curiosa pra ler. Com essa capa eu nunca ia achar se tratar de uma distopia hahaha
    Lendo tua resenha, me lembrei realmente de O conto da aia. Nossa, so de me imaginar dentro de um cenário desses, ja fico mal 😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas é um livro muito bom, mesmo que incomode, ele acaba de um jeito que dá um quentinho no coração, é uma leitura que vale a pena demais. Espero que consiga ler!

      Excluir
  3. Oiiieee

    JA vi muita gente no Goodreads recomendando esse livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha, gostei bastante da premissa, principalmente porque gostei de O conto da Aia. A capa é realmente lindissima, pena que o livro não teve muita divulgação por aqui, bem que merecia. Quero ler assim que puder.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, merecia mesmo, eu amei tanto esse livro!
      Espero que leia, é muito incrivel mesmo!

      Excluir
  4. Oii!

    UAU eu não sabia que o enredo era tão forte assim! ADOREI. Eu li recentemente vox que também fala um pouco sobre uma sociedade machista, mas esse parece ser muito maior! gostei.

    Também encarei como uma distopia - por sua analise - e já anotei a dica para ler em breve!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pois é, eu vejo muita gente recomendando esse livro pra quem leu O conto da Aia e outros parecidos, eu acho isso bacana demais porque essa é uma narrativa densa mas que trabalha temas super necessários por meio da ficção, super bacana! E realmente, essa capa é linda demais, quem aguenta? Hahah

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu como uma boa fã de distopias, não posso perder de ler esse livro. Assim como você, achei a capa bem linda e quando soube da proposta fiquei ainda mais animada em conhecer. Sua resenha me deixou animada com o que posso encontrar no conteúdo, e com certeza tem tudo para me surpreender. Adorei e com certeza dica anotada! Aliás, ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, li esse livro este ano, é um juvenil bem escrito e bem trabalhado em vários aspectos e que se analisado com cuidado em sua simbologia, traz muito do que o mundo vivencia.

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Eu gostei muito de O Conto da Aia, logo estou muito ansiosa para ler esse. Uma amiga o leu recentemente e comentou sobre como o livro intercala na distopia e no terror, o que me gerou certa curiosidade para saber o que seria esse tal terror na história (além do enredo em si, claro). Demorei para me recuperar de O Conto da Aia, então já estou preparando o meu psicológico para ler esse e também Vox.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Pela capa, não imaginava que o livro trouxesse todas essas questões e aprofundamentos. Como você narrou, também acredito que o mesmo seja uma distopia. Li e gostei muito de "o conto da Aia", então saber desse comparativo me deixou ainda mais curiosa pela leitura. Vou adicioná-lo na listinha, com certeza!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Primeiro, a capa é linda de viver. Segundo, quem vê pensa que é uma história fofinha. Eu amei a sua resenha e amei o quanto você ficou empolgada com a história, dá para sentir só lendo sua opinião. Esse ano eu vou ler Vox e tentar emendar o Conto da Aia, então essa dica será aproveitada ano que vem apenas, mas já está anotada. pois é uma temática que me interessa muito.

    Beijos
    leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Li essa obra e que leitura forte! Um texto incrível com muitas reviravoltas. Gostei demais e recomendo para todos, pois é uma distopia que causa medo.

    ResponderExcluir
  12. Adoro quando os personagens são desenvolvidos tão bem que amamos e odiamos na mesma proporção vilões e mocinhos. Adorei a premissa do livro e já quero ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu estou doida para ler esse livro. Acho a premissa dele super instigante e, pelo que ouvi falar, acho que você está certa e é distopia mesmo. Eu amei muito O conto da aia, apesar de ser uma leitura muito forte. Então, acredito que irei gostar desse também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, mas gostei do enredo. E só de ler consigo entender que não é um livro pra todos, mesmo assim livros assim são necessários, jogar luz sobre um tema tabu sempre é importante, ainda mais quando o assunto é essa submissão imposta às mulheres.

    ResponderExcluir