As Rosas e a Revolução - Karina Dias

 E ai meus brilhinhos, como vocês estão?

Hoje eu vim falar sobre um livro lésbico que se passa na ditadura. Eu já vi muita gente falando dele e resolvi pegar ele no Kindle Unlimited pra ler, foi uma leitura boa e acho que vale a pena tentar porque eu, particularmente, nunca vi nenhum romance lpésbico do tipo. Vamos lá.


O ano é 1968. Aos 17 anos, Vilma, a filha perfeita e despolitizada do coronel Solano aceita um convite que mudará a sua vida. Decide acompanhar a amiga Maristella em um passeio no restaurante estudantil Calabouço, no Rio de Janeiro. Queria ver de perto como eram os cabeludos comunistas que o pai tantas vezes praguejava. Viu muito mais. Testemunhou a invasão policial do restaurante e foi resgatada do terror por Alda, militante da UNE, por quem se apaixonou perdidamente. E a saga começa... Entra para o Movimento Estudantil. O pai descobre e a manda para São Paulo. Na terra da garoa, a menina se torna mulher; se entrega à militância contra a ditadura e desfruta de um grande amor, recheado de reviravoltas. Quando você abrir este livro, perceberá que as linhas tênues de um diário unirão para sempre a vida de Miguel, Vilma, Hanna, Anita e a sua.





A história começa no tempo presente, quando Miguel um homem extremamente religioso, sai de casa depois de descobrir que seu imrão mais novo é gay. Ele se muda pra uma casa nova, onde pensa que vai poder recomeçar a vida longe de seu irmão pecador.

Na arrumação da casa nova, Miguel se depara com um caderno que pertenceu a alguém chamado Vilma. Então ele vai até a imobiliaria e pergunta se alguém conhece essa mulher, até que a secretária de lá diz que essa mulher é sua mãe e ele vai com ela até a casa da Vilme pra descobrir a história desse caderno.

Bom, conhecendo a Vilma, ela lhe conta sua história de amor e resistência na juventude. Como filha de um coronel na ditadura, quando ela vê de perto os horrores da ditadura, ela começa a se questionar se aquilo é certo e quem são os verdadeiros terroristas. Somos conduzidos pela história da Vilma e todas as suas lutas, amores, suas perdas, suas mudanças. Uma história de tocar o coração mesmo.

"Podem calar a minha voz, mas não podem calar o meu coração."

Esse é o segundo livro da autora que eu leio e, ainda tenho as mesmas ressalvas do primeiro que li. Não que seja ruim, não, mas alguns pontos da história batem muito de frente com aquilo que eu acredito ser certo e isso me fez revirar os olhos muitas vezes ao longo da leitura. 

Porém salvo essas ressalvas, eu acho a escrita da Karina muito gostosa, ela escreve de uma forma direta e sem enrolação e sabe conduzir uma história, você consegue acompanhar o desenrolar da história e se sentir na pele dos personagens. Outra coisa que me encnatou bastante foi a pesquisa do livro. Os fatos foram muito bem atrelados a essa história ficticia, mas que pode muito bem ser real. A violência policial, os confrontos dos universitários, a repressão dos jornais, tudo é extremamente fiel ao que aconteceu e eu achei isso muito sensacional.

A história é dividida em três partes, mas com certeza a segunda é o ponto alto da história. Vale a pena dar um chance porque não é todo mundo que se incomoda com as mesmas coisas que eu, então vale a pena tentar. 



16 comentários:

  1. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Esse período da história foi muito triste e difícil. Acho muito importante falarmos sobre ele, por isso gosto quando os autores abrem um espaço em suas obras para discutir o assunto. Não sei exatamente o que lhe causou incômodo, por isso só lendo para saber se é um livro para mim ou não. Mas parece ser uma boa dica.
    bjs.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e uma boa dica sim, é um livro bem escrito o que me incomodou foi o casal principal que não me convenceu e ainda passou uma imagem da "sapatão predadora" que é algo que eu tento combater a todo o custo, isso foi algo que me deixou bem chateada

      Excluir
  2. Essa autora é bem legal, não li esse ainda por não ter o físico, sobre o que você não acha ser certo, não sei como dialogar com isso, mas espero que continue lendo essa autora e outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza darei outras chances e espero que os proximos casais não sejam tão forçados quanto os dois que eu conheci dela

      Excluir
  3. Oi Bianca.

    Estou conhecendo este livro através da sua resenha e achei gostei de várias informações que deixou na resenha. o livro parece ter uma narrativa boa, pois você mencionou que ela escreve de forma direta e sem enrolação, ainda mais sabendo que o cenário da história está num período triste da nossa história. Já anotei a dica, estou curiosa para conferir e conhecer a escrita da autora.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história bem interessante e bem ambientada, vale a pena mesmo procurar pra ler.
      Espero que leia!

      Excluir
  4. Oiii BIanca

    Eu achei legal a ambientação, me chama bastante a atenção, e apesar de vc ter tido essa dificuldade com os pontos de vista da autora, que não batiam com os teus, e isso acontece mesmo, acho que é uma trama que vale a pena ser lida, ainda mais porque como vc disse a escrita dela ~e boa. Não sei se leria agora, mas vou anotar o titulo pra ler futuramente.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acho que essa discordância é natural e que mesmo que isso tenha acontecido, eu vou continuar lendo as obras dela pra ver se me agrada.
      Espero que consiga ler!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem a autora, mas achei a premissa bem interessante. Gostei de saber que a autora fez um bom trabalho de pesquisa e, apesar de se tratar de uma ficção, foi bastante fiel ao que aconteceu no período. Uma pena que algumas coisas te incomodaram, mas amei a sinceridade da sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela foi muito fiel e não escondeu nada e esse com certeza foi o ponto alto da história, foi algo que me conquistou muito!

      Excluir
  6. Olá tudo bem? O livro é novidade no meu caso enquanto leitora, achei a proposta interessante, acredito que as histórias são criadas para isso mesmo dividir opiniões nem sempre vamos gostar muito de uma leitura é normal né? Uma ótima dica, quem sabe consiga fazer a leitura em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah com certeza, essa é mesmo uma das belezas da literatura!

      Excluir
  7. Olá.
    Realmente eu ainda não havia ouvido falar de nenhum livro que abordasse a ditadura e fosse lésbico, tudo em um só. Mas achei a premissa interessante e crível, me fazendo assim ficar com vontade de realizar a leitura. Eu gosto bastante de livros que trazem esse fundo histórico, assim como também de guerras, então acho que posso me surpreender.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza pode, é uma leitura bem cativante e bem escrita, espero que consiga ler!

      Excluir
  8. Oii!

    Que bom que os pontos que vcs discordam não fez com que a leitura fosse ruim... Eu gosto muito de estudar sobre esse periodo tão triste da nossa história. Não tinha lido nada da autora, mas devo dar uma chance para o livro!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é bem interessante ver como essa ótica afetou todo mundo e a narração também é bastante cativante

      Excluir