Céu sem Estrelas - Iris Figueiredo

 E ai meus brilhinhos, como vocês estão? 

Hoje eu vim conversar com vocês sobre esse livro que eu não sabia nada sobre, mas peguei quando a editora Seguinte deixou o livro gratuito na amazon e em setembro, eles organizaram uma leitura coletiva dele e eu resolvi participar porque a quantidade de e-books encalhados no meu kindle é surreal. Logo de cara esse livro me conquistou e nas primeiras páginas meus olhos já encheram de lágrimas. Vamos lá!


Um romance sensível e envolvente sobre autoestima, família e saúde mental.

Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide IR passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento. Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente. “Uma história brilhante sobre encontrar a sua força mesmo quando não há esperanças. Iris escreve com uma sensibilidade incrível e dá voz aos jovens que vivem a busca constante pelo seu lugar no mundo.” – Vitor Martins, autor de Quinze dias .


Aqui a gente conhece a vida da Cecília, uma jovem de 18 anos que faz faculdade e trabalha numa livraria como funcionária temporária. Mas coisas começam a dar errado quando ela é desligada da empresa e fica com medo de contar pra mãe por medo da repressão. Ela também tem outros dilemas, o fato de ser gorda e não se dar bem com o corpo, crises de pânico, a relação tumultosa com a mãe e o relacionamento dela com um homem extremamente abusivo. Então, quando a mãe acaba descobrindo que ela foi demitida, a mãe expulsa ela de casa e ela decide ir passar um tempo na casa da melhor amiga, a Iasmin.

É ai que entra o nosso outro personagem, que divide a narração com a Cecília: Bernardo. O Bernardo é irmão da Iasmin e sempre comviveu com a Cecília, mesmo que não seja uma relação intima e a garota tem um crush secreto pelo irmão da melhor amiga. Bernardo também tem seus dilemas pra lidar. 

É nesse ambiente em que começamos a entender melhor ambos os lados da história e a gente se apaixona por essa história que fala sobre familia, amor próprio, amor ao outro, amizade e saúde mental.

"Eram muitas perguntas, e eu não queria descobrir as respostas. Era cansativo viver com um cérebro que pensava demais."

Setembro é o mês onde se entra em pauta a saúde mental e esse livro me emocionou demais, principalmente porque em muitos pontos da história eu me via nos problemas da Cecília. A vida em familia nunca foi fácil pra mim, até hoje eu tenho problemas com meus pais e lidar com isso é uma tarefa árdua. Gostar de mim mesma também foi uma tarefa dificil pra mim. 

Quando eu comecei a ler, no terceiro capitulo meus olhos já estavam cheios de lágrimas e eu me entreguei demais pra essa narrativa de uma forma que eu não consigo nem explicar, inclusive falei sobre ele na terapia. 

A forma como a Iris conduziu a história, alternando entre os personagens ficou tão incrivel e tão forte que parecia que era eu que tava vivendo aquilo, eu senti absolutamente tudo que as personagens sentiram. E me pareceu muito que tinha muito da Iris nessa história também.

Esse foi o meu primeiro contato com a autora, eu já tinha ouvido falar do livro e dela, mas nunca tinha parado pra ler e nossa, que experiência. Com toda certeza eu quero ler mais coisas dela. E você, se puder leia esse livro. 

E se você estiver precisando de ajuda, procure terapia. Muitos terapeutas fazem por valor social, ligue para o CVV, procure escuta especializada, terapia é importante e não é coisa de "doido", sua vida e sua saúde mental importam.



14 comentários:

  1. A vida de Cecília não é fácil, pelo que entendi,problemas de baixa autoestima, com a mãe,de auto imagem e ainda desempregada, tão jovem, é muita coisa para enfrentar, coitada. Ainda para completar é expulsa de casa pela mãe, me parece um livro bem interessante,nãoleria o digital, mas certamente, leria o físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem dificil acompanhar a vida dela, mas é um livro incrivel mesmo!

      Excluir
  2. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Eu te entendo. As vezes um livro fala de forma muito íntima com a gente. Fico muito feliz por você estar nesse processo de aprender a gostar de si mesma. Se mantenha firme. Já dá vontade de ler o livro só pelo título, achei muito triste e essa imagem contemplativa e solitária já mexeu comigo. Depois da forma como ele lhe tocou, aí mesmo que não dá para resistir. Sua resenha ficou ótima.
    beijos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é bem uma coisa contemplativa, essa cena acontece mesmo no livro e é puro desespero. Mas espero que consiga ler, é uma narrativa muito boa!!

      Excluir
  3. Oi Bianca.

    É muito bom quando o livro consegue emocionar perfeitamente. Pela sua resenha parece que ele conquistou um lugar no seu coração. Eu tenho ele em formato digital, mas ainda não adicionei na meta de leitura. Sua opinião despertou minha curiosidade, assim que der, vou lê-lo. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler mesmo, é um livro muito bom, me tocou demais!!

      Excluir
  4. Que bacaba que no final a leitura foi produtiva. Gosto muuto quando pego um livro assim e ele me encanta. Este tema sem dúvida é bem recorrente em nossos tempo. fatos que nos levam a uma reflexão constante. Já coloquei aqui na lista de desejados!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. OIi!

    Eu amei esse livro, acho que foi uma das histórias mais reais que li esse ano, concordo com todas as suas posições na obra. Eu achei que demoraram demais pra entender que a Cecilia precisava de ajuda, mas acho que a vida real é assim tbm.
    Gostei de relembrar do livro por aqui

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida real é exatamente assim, acho que a Iris foi muito pertinente nessa narrativa!!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Eu estou vendo um tanto de gente falando sobre essa obra agora, que fico triste em pensar que perdi a chance de conhecê-lo lá no ano passado na FLIPOP. Lembro que a autora estava lá e falava muito empolgada sobre sua história, mas naquela época não pude comprar haha agora com sua resenha minha ansia em conhecê-lo voltou e acho que vou dar uma chance. Dica mais que anotada! E ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana!!
      Ela é uma fofa, eu quero muito conhecer ela pessoalmente!! Espero que consiga ler mesmo, é incrivel!

      Excluir
  7. Oi Bianca, tudo bem?
    "Eram muitas perguntas, e eu não queria descobrir as respostas. Era cansativo viver com um cérebro que pensava demais." - Essa quote é tão eu, ainda mais porque tenho ansiedade. Pensa numa pessoa que muitas vezes tá com o cérebro ligado no 220 e não sabe a hora de parar quando tá fazendo algo. Prazer, eu.
    Honestamente, eu quero MUITO ler esse livro. Acho que esse foi um dos que eu baixei em setembro quando várias editoras disponibilizaram e-books gratuitos.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir