Poção do Amor - Pablo Prexedes

 E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim conversar com vocês sobre uma história curtinha, mas que me fez pensar muitas coisas e que me conquistou demais. Vamos lá. 

“Um retrato bem-humorado e apaixonante do jovem LGBT com os quatro pneus arriados no interior do nordeste. Pablo Praxedes estreia em um universo mágico com gostinho de infância. Tão gostoso quanto comer fruta direto do pé.” - Renata Nolasco, ilustradora e quadrinista, autora de "Só Ana".

No início dos anos 2000, não há nada que assuste mais os jovens de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte que lendas urbanas. O carro preto, o homem do saco e o chupa-cabra aterrorizam os desobedientes, menos Gustavo.

Aos 17 anos, Gustavo só se preocupa com três coisas: terminar o Ensino Médio, ajudar os pais no mercadinho da familia e João, o menino por quem está terrivelmente apaixonado. É essa paixão que o leva a invadir um carnaubal, em plena lua cheia, procurando por uma Poção do Amor preparada pela bruxa que assombra a região.

"Poção do Amor" é o primeiro vislumbre de um universo fantástico enraizado no sertão do Nordeste, onde fofoqueiros transformam histórias em armas, curiosos espreitam assombrações e bruxas fazem do carnaubal sua casa.

*O e-book foi cedido pelo autor mas todas as opiniões expressas aqui, são inteiramentes minhas, sem influências do autor. 

Nessa história sem nenhum defeito, conhcemos o Gustavo, um menino que tá preocupado com terminar o ensino médio, ajudar os pais e conquistar o seu amor, o João, um menino que estuda com ele.

No desespero de conquistar o João, Gustavo entra no carnaubal onde mora uma bruxa que é temida por toda a região. Dona Salete, como boa bruxa que é, já sabia da chegada do garoto e por qual motivo ele estava indo até ela e lhe entrega uma poção do amor que promete conquistar o amado, só precisa fazer com que ele beba sem perceber.

Agora Gustavo precisa arranjar um jeito de fazer com que João tome a poção e finalmente o romance deles possa acontecer. 

No primeiro volume de As Bruxas do Meu Quintal, Pablo traz uma história cheia de regionalidade, representatividade e coração quentinho.

"Porém, o que nenhum dos dois magrelos de olhos sonhadores sabia é que eles estavam prestes a viver o maior clichê das histórias de amor."

Eu não consigo nem descrever a grandiosidade dessa história, vou tentar ir por partes.

Primeiro ponto e que foi o que mais me encantou é a regionalidade presente nessa história. Eu sou de São Paulo e as vezes eu sinto que as histórias são feitas pra que a gente possa entender, pois sabemos o quão dificil é fazer sucesso na escrita sendo de fora do eixo Rio-SP e o Pablo não teve medo disso, muito pelo contrário. Eu me peguei pesquisando o que significavam palavras como "zuada", "avie", pesquisando a história da Rasga Mortalha pra entender o contexto da história e, além de ter sido muito divertido foi engrandecedor pra mim!

Segundo ponto são os personagens, é simplesmente impossivel não se apegar nesses meninos e no amor deles e, nossa, Dona Salete é o melhor personagem que eu já vi! O Pablo foi muito feliz com esses personagens extremamente caracteristicos e humanos. A dinânmica desses dois é perfeita! Foi incrivel de ler os dois fazendo trabalho de escola juntos e eles super nervosos por estarem na presença um do outro! E a Salete sempre sabendo de tudo que tava rolando, mesmo de longe!

O último ponto é que a escrita do Pablo é extremamente fluida, eu fiquei até triste quando eu acabei de ler a história. Eu entrei tanto nela, conseguia ver os cenários, visualizar tudo que era descrito que me deu até um aperto no coração por ter terminado. E o autor também é um amor de pessoa! Quando eu terminei eu mandei audios enormes pra ele e foi uma conversa incrivel demais! 

Eu sempre fico pensativa com o quanto essas histórias do norte e do nordeste chegam pra mim. Eu conhecço poucos autores dessas regiões e sinto que eles deveriam ter bem mais reconhecimento do que tem, que a gente deveria procurar e ler essas histórias que são tão ricas e tão gostosas de ler quanto as que fazem "sucesso". 

Por fim, o que fica é isso: Uma história incrivel que eu preciso de mais uns 500 livros sobre a Salete, cheia de representatividade, regionalidade e que me deixou de coração quentinho. O conto tá disponivel no Kindle Unlimited e também pode ser adquirido por R$1,99.

Me conta ai, já conhecia essa história? Quantos autores do norte e do nordeste você tem lido? Vamos conversar!!



15 comentários:

  1. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    É tão bom quando gostamos de um livro dessa forma. Eu gostei da presença da bruxa, adoro bruxos, risos.. Agora fiquei curiosa, o João já gostava dele, ou só se apaixonou por causa da poção? Espero que não tenha sido a poção, pois aí não seria verdadeiro. Sua resenha ficou ótima.
    bjs.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai tem que ler pra descobrir porque a narração alterna os pontos de vista dos dois, então acho que vale a pena descobrir!

      Excluir
  2. Olá!

    É tão bom quando nos envolvemos com um livro a ponto de ficar triste pelo livro ter acabado.
    Eu adorei a história, fiquei curiosa para saber se essa poção realmente funcionou. Me pareceu ser um livro muito gostoso de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos melhores sentimentos da vida!
      Espero que consiga ler, é realmente muito bom!

      Excluir
  3. Oii!

    Eu tbm sou de SP e por mais que adore a "facilidade" das coisas por aqui, também sinto falta de uma representividade maior fora desse eixo sudeste. Gostei muito da sua resenha e de saber das curiosidades que o autor despertou em você. Vou adicionar no meu KU ainda hj hehehe.
    Adorei a resenha,.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah depois me conta o que achou! Espero que goste da história, é muito boa mesmo!!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Realmente aqui parando para pensar, não leio muito autor nordestino. Porém, mais do que isso, esse livro traz tanta representatividade, culturas, social e tudo mais, que torna-se mega interessante. Já quero conhecer pois amo uma boa fantasia com romance, ainda mais quando temos o folclore brasileiro também de fundo. Dica mais que anotada!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ana! Quando a gente para pra pensar é meio doido ver que não exploramos por completo o nosso pais e essas histórias trazem muito isso! Espero que você leia!!

      Excluir
  5. Oie, tudo bem? Gente que resenha mais gostosa de ler. Muitas vezes também me questiono por não ler mais histórias que enfoquem o regionalismo brasileiro. Atualmente tenho lido muitos livros sobre desenvolvimento pessoal, mas antes estava numa vibe de suspense/thriller, quase não saio da minha zona de conforto. Mas achei interessante suas pontuações. A leitura ser fluida fisga o leitor. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga tirar um tempinho pra dar uma chance pra essa história, ela é mesmo muito boa!

      Excluir
  6. Oi oi,
    mulher do céu, tu acredita que raramente leio algo daqui do nordeste?!
    Como leio muito para as parcerias quase não tenho tempo pra ler algo nacional por conta própria, sempre são leituras a trabalho. Enfim, amei a obra. Super fofa porque atualmente o único livro que li que citava bruxas eram Trono de Vidro (e é um livro gringo). Mas adorei conhecer essa obra e já anotei a dica, porque a sua resenha foi super completa e me fez querer saber mais sobre a obra.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem ?
    Muito bacana algo que tem como cenário o Nordeste, como disse é algo raro. Fiquei bem feliz de conhecer sobre a obra e de todos os detalhes que deu, achei bem diferente do que tenho lido e talvez seja algo que eu pense em ler futuramente para sair um pouco de mais do mesmo que sempre me mantenho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a história, mas só de ler que a mesma é fluída, já me conquistou e já desejo saber dessa trama na íntegra. Anotado para ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa história, mas fiquei com muita vontade de conferir. Principalmente por ser ambientada no Brasil e por trazer regionalismos em suas páginas. Vou anotar o nome pra conferir qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Eu não conhecia esse conto curtinho, mas já entrou para lista de futuras leituras! Adorei saber o quanto os personagens são cativantes, assim como adorei que o livro se passe no interior do Rio Grande do Norte e que seja tão rico culturalmente. Anotei a dica e mal posso esperar para ler. Amei sua resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir