{OPINIÃO} Desalma - Terror com mitologia ucraniana no Brasil

 E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

 Não é segredo pra ninguém que eu sou completamente cadelinha de produções nacionais e assinar o globoplay foi a melhor decisão que eu tomei, eu me sinto muito feliz de ver o quanto as produções nacionais estão evoluindo e se tornando bem melhores que as gringas, é de alegrar o coração. Hoje, vim conversar com vocês sobre Desalma, uma série do globoplay que estreou em outubro e que foi escrita pela Ana Paula Maia e eu não consegui parar de ver e eu vou ficar muito triste se não tiver segunda temporada, vamos lá!


 

A série se passa num povoado do sul do Brasil chamado Brígida, que é uma comunidade ucraniana, então todos os valores e as pessoas ali são criadas dentro desse pensamento e devo dizer que a ambientação é perfeita. 

Na mitologia ucraniana existe a noite de Ivana Kupala ou Noite de Kupala, que é uma celebração ao amor e ao matrimônio onde meninas com coroas de flores na cabeça e roupas específicas, cantam e dançam em celebração a isso, na série explica melhor toda essa mitologia. A série se passa em dois tempos diferentes para dar um um contexto da história e de como ela reverbera até hoje.

Em 1980, na última festa de Ivana Kupala dessa cidade, a filha da “bruxa” foi encontrada morta boiando no lago, vítima de um crime que nunca foi solucionado. Hoje, 30 anos depois, vamos ter novamente essa festa e bom, a gente já conhece essa história né?!



São três os personagens principais dessa série A Ignes (Claudia Abreu), a Giovana (Maria Ribeiro) e a Haia que é bruxa e é brilhantemente interpretada por Cassia Kiss. Cada um desses personagens e todos os outros secundários adultos tem seus dilemas e coisas mal resolvidas com essa última festa de Ivana Kupala 30 anos atrás. Eu não vou me alongar demais nesse ponto porque vocês precisam ver a série.

Eu já tinha muita vontade de ler Ana Paula Maia (no momento que tô escrevendo esse post, eu já li um livro dela) mas a vontade aumentou ainda mais quando eu vi que foi ela que escreveu a série e essa série é perfeita demais, algumas atuações são meio estranhas, mas a trama dela é incrível e os personagens são perfeitos e com arcos incríveis! 

A Ana Paula escreve terror que se passa no Brasil também, e nossa, ela é perfeita nisso. Ela usa muito bem o terror como forma de fazer críticas sociais e falar sobre coisas que a gente ainda receio de falar. Leiam ela!!



Por fim, pra não dar spoilers demais, assistam essa série! A fotografia dela é incrível e a paleta de cores foi tudo que eu precisava na minha vida, sério! Eu adorei cada segundo dessa série e todos os dramas, tudo que rolou é incrível demais! Eu não tenho palavras pra descrever essa série!

Ah, antes de eu ir, é bom avisar que essa série contém algumas cenas que podem ser gatilhos pra algumas pessoas, então assista com cuidado, mesmo que sejam cenas que se encaminham pra isso, pode ser algo que incomode alguém.

É isso, você já tinha ouvido falar dessa série? Ficou curioso? Já assistiu? Vamos conversar!

11 comentários:

  1. Oi Bianca sua linda, tudo bem?
    Que máximo essa produção brasileira! Nós sempre tivemos talento nas novelas, que bom saber que agora também entramos com tudo no mercado de séries. Gosto muito da Cassia Kiss e da Claudia Abreu. A escritora que você cita eu não conheço, mas vou pesquisar. Sua postagem ficou ótima, traga mais dicas.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que consga ver!!
      E também que dê uma chance pra Ana paula maia,ela é muito boa!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu vi propaganda dessa série e parece ser muito bem feita. Confesso que eu não pretendo assistir, porque eu tive um problema sério recentemente com um dos serviços da Globo e não pretendo assinar nada da empresa nunca mais. Além disso, eu sempre fujo de terror e acho que não conseguiria assistir. Mas o elenco dessa série é incrível e gostei muito de saber que você gostou. Adoro ver produções nacionais sendo valorizadas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom ver quenosso pais ta valorizando as coisas que são feitas aqui!!

      Excluir
  3. Olá.
    Eu ainda não li nada da Ana Paula Maia, mas só de saber que tem o dedo dela na produção eu já fico extremamente empolgada! E olha, eu sabia da existência da série, mas não fazia ideia sobre o que era. Fiquei mega empolgada para assistir e vou aproveitar que é tão de fácil acesso. Pela sua opinião já sei que irei gostar.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca.

    Estou adorando ver o mercado brasileiro entrando nas séries. Eu li poucos comentários sobre Desalma e sua opinião aumentou bastante a minha curiosidade.Essa foto que você deixou da Cassia Kiss está sinistra. Eu amei sua dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Acho interessante ver séries brasileiras diferente do que costumamos ver, porém não é pra mim. Não tenho paciência para séries lentas (o que parece ser essa), mas acho interessante conhecer mais.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Vi a divulgação dessa série e confesso que fiquei bem curiosa principalmente pela edição de imagem. Esse tom lembra um pouco séries europeias ambientadas em pequenas cidades remotas. Admiro muito a Cassia Kiss e acredito que a atuação dela esteja impecável. Gosto muito da Claudia Abreu também. Assinei o GloboPlay faz uns três meses tem muitas produções legais. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Oi. :)
    Estou nessa vibe de terror, e ler um livro de romance de época tá sendo tão difícil kkk. Amo esse gênero, mas terror há meses que não consigo sair dele.
    Vi a propaganda na Sky e digo que fiquei curiosa em assistir.
    Vou ver como faço pra assistir sem precisar assinar a globo play kkk.

    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar dessa série. Fiquei super interessada em ler ela, o problema é que não tenho Globo Play. Mas o enredo em si parece ser ótimo. E concordo com você, as produções nacionais têm melhorado muito sua qualidade, também curto produções nacionais e série então, nem se fala.

    ResponderExcluir