{OPINIÃO} Diário Simulado - Delson Neto

 E ai meus brilhinhos, como vocês estão?

Uns bons dias atrás eu postei um textinho falando que eu tava de férias e tal, mas que ainda tinham alguns livros que eu queria muito conversar e bom, cá estou! Em outubro tivemos a maratona literária de halloween e esse livro foi um dos que li pra maratona.

Eu devo confessar que estava meio receosa de ler porque não tenho o costume de ler ficção científica ainda mais com os pontos que tem nesse livro, mas de tanto ver pessoas que eu confio falando bem do livro e achar a capa muito bonita, decidi arriscar. Vamos lá!


VENCEDOR DO PRÊMIO THE WATTYS 2018 NA CATEGORIA "CRIADOR DE MUDANÇAS"

O limiar entre o real e o virtual pode ser tão perigoso quanto a travessia da juventude para a vida adulta. Os caminhos são diferentes, mas as escolhas que apresentam são mais parecidas do que alguém pode pensar.

Shura sabe que não tem a vida perfeita. Ela não precisa que lhe digam que sua família é disfuncional ou que ela não tem perspectiva de futuro. O que ela precisa é de um plano — e isso, felizmente, ela tem. As luzes da cidade não a impedem de imaginar um futuro, mas a cegam o suficiente para que ela deseje nunca ter olhado para trás.

Prepare-se para uma odisseia por diversas referências da cultura pop. Depois de mais de sete mil leituras no Wattpad, o premiado Diário simulado chega em uma nova edição, com novo visual e um conto inédito.

 

Bom, como eu falei no começo, esse livro é uma ficção cintifica protagonizada por uma lésbica, a Shura. Ela vive em Nova Avalon, que é uma cidade futurista e cheia de cores fortes (pelo menos na minha imaginação) mas que também tem suas falhas bem escondidas. 

Porém, tudo começa a ficar mais estranho ainda quando acontece um ataque “rebelde” em um local em que a Shura está e eles afirmam que estão tentando libertar os moradores de Nova Avalon, para que eles vejam a verdade, que vejam além das “brumas”. É nesse ponto que a história fica doida, pois além de ter que lidar com os conflitos da Shura como a relação com a Violet (sua namorada), relação familiar, o fato de que ela quer ser policial e todo esse tormento de que absolutamente nada é o que parece ser, somos colocados nesse mundo doido e cheio de coisas pra explodir a cabeça. 

 

“Se você é quem diz ser, então nós somos aquilo que você desconhece de si mesma”

 

É até difícil falar dessa leitura, tanto que eu terminei ela em outubro e só consegui processar ela agora e acho que nunca entenderei completamente o que rolou. Mas duas coisas são muito importantes na hora que você for pegar esse livro: Nada, nada mesmo, é o que aparenta ser e, segundo, você vai sentir muito ódio da Shura porque ela é uma anta. 

Continuando, o livro é dividido em duas partes e tem um conto no final que vai te deixar bem pirado da cabeça, mas logo no início a gente entra nessa pira da cidade e conhece mais de perto a Shura e as ambições dela e dá pra ver que ela é meio pirada da cabeça também. Então a gente vai percorrendo esse caminho até um ponto crítico, que é o primeiro ponto de virada da história, daí pra frente é só ladeira abaixo mesmo.

Como eu falei, foi uma leitura bem fora da minha zona de conforto mas foi uma experiência incrível ler essa história e ver como a ficção científica nacional tá muito bem representada. É difícil processar 100% da história, mas ela te deixa muito com a pulga atrás da orelha. As coisas vão acontecendo e eu fiquei muito passada com a forma que o Delson “amarrou” a história e fez com que eu duvidasse de tudo que a Shura via e, muitas vezes, eu gritava com ela como se ela fosse ouvir, mas ela não ouviu.

Um ponto muito interessante da Shura, que é o que eu abordo aqui, é a sexualidade dela. Ela é lésbica e o Deslon é homem e eu sempre fico com o pé atras pra ler esse tipo de coisa, mas o Delson teve um tato incrivel em abordar a sexualidade dela como uma caracteristica, algo super natural e que não é forçado nem fetichizado, e toda as cenas de interação dela com a Violet são muito naturais e isso foi algo que me encantou logo de cara. Eu fiquei muito feliz de ver uma sapatão salvando o dia, ou tipo isso.

Por fim, pra não me alongar demais, é uma história muito bem feita, me agradou demais e me deixou pensativa durante um bom tempo, tentando entender o que a Shura tava fazendo da vida dela, o que é essa bruma, o que é real e o que não é real. A leitura é bem fluida, mas tem que prestar muita atenção nos detalhes, pois são eles que vão ajudar a coisa a fazer um pouco mais de sentido no fim das contas. Foi uma boa primeira experiência com a ficção científica nacional.

E você, gosta de ficção científica? Já ouviu falar desse livro? Já leu? Me conta ai!

13 comentários:

  1. AAA eu ainda não li o livro, mas quero muito!

    ResponderExcluir
  2. Gente, tem algo melhor do que começar a semana lendo tanta dedução e palavras carinhosas para falar de uma história?

    Fico tão feliz pela sinceridade, por ter dado uma chance a um livro fora de sua zona de conforto, assim abrindo, quem sabe, chance para conhecer ainda mais das produções da scifi brasileira.

    A Shura é uma anta - os fatos! Mas ver que houve essa conexão com a representatividade da personagem é algo que me deixa especialmente sensibilizado 💙 tentei ao máximo dar o meu melhor.

    Obrigado por acompanhar essas aventuras por Nova Avalon. Sempre terá um lugarzinho nessa loucura pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é um honra pra mim ter falado so seu livro! Adorei e já to ansiosa pelos vem ai do futuro!!!

      Excluir
  3. adoro que tudo que eu leio sobre esse livro me deixa mais confusa e curiosa pra ler logo XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é menina, tudo uma confusão mas uma confusão que faz sentido, ou tipo isso

      Excluir
  4. Oi Bianca.

    Que bom que a experiência foi com o livro. Também não tenho hábito de ler ficção científica, mas tenho muita vontade porque adoro livros do gênero e fico com um pouco de receio de não gostar na versão literária. Já estou anotando a dica, porque não conhecia e sua resenha despertou minha curiosidade.

    Bjos

    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca!
    Nossa eu amei, ainda não conhecia este livro mas o fato de ter uma protagonista lésbica e bem escrita sem ser fetichizada e ainda salvando o dia me deixou bem curiosa para ler. Além disso, também achei a capa simplesmente linda!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Eu só li poucos livros de ficção científica, mas os que li, me apaixonei. É incrível o universo que eles criam e a imaginação corre solta. Achei muito legal acompanhar suas reações com a personagem durante a resenha. Já fiquei mega curiosa quando você disse que o autor nos faz duvidar de tudo a ponto de não sabermos o que é real ou não. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    O enredo parece bem interessante, pois adoro coisas doidas! Porém, em contrapartida, eu não sou uma leitura de ficção científica e isso se dá principalmente por eu não entender o que a história quer me passar, muito por conta dos termos técnicos também. Sci-fi sempre dá um nó na cabeça de um jeito que eu não gosto, pois me sinto burra. Mas se um dia eu arriscar no gênero lembrarei desse livro, até porque será muito melhor começar no gênero lendo uma obra que tenha uma protagonista feminina, o que, querendo ou não, ainda não é visto tanto assim.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir