{OPINIÃO} A Extinção das Abelhas - Natalia Borges Polesso

 Olá pessoas, como vocês estão?

Hoje eu vim conversar sobre o livro novo da Natalia Borges Polesso, A extinção das Abelhas!


Eu sempre tive vontade de ler algo dela mas nunca conseguia comprar os livros. Até que um dia, o e-book de Amora entrou em promoção na amazon e eu decidi comprar, tanto é que li junto com a minha esposa e foi uma experiência bem intensa! Fizemos até um video juntas e você pode ver o video clicando aqui.


Bom, voltando pro livro novo: eu peguei o e-book dele em parceria com a Companhia das Letras e meu deus, mais uma vez a Natalia me impactou de uma forma que eu nem imaginava ser possivel, vamos lá.





Esse é o segundo romance dela e aqui a gente conhece a história da Regina, uma mulher que foi abandonada pela mãe e foi criada só pelo pai que acabou morrendo quando ela era quase adulta. Ela foi cuidada pela Eugênia e pela Denise, da forma que elas duas podiam naquele momento e a familia da Regina também inclui a filha das duas, a Aline.


A história é uma distopia nem tão distópica assim que se passa num mundo pós pandemia, e a Regina, frustrada com a vida que ela tá levando, ela resolve ser camgirl e bom, depois disso, a gente acompanha a vida dela de uma forma não linear que só a Natalia é capaz de fazer e que vai falar sobre solidão, depressão, colapso, salvação e sobre tudo que permeia a gente (ou talvez só eu mesmo) nesse mundo de caos que a gente ta vivendo.


“Eu não fazia ideia de como as coisas podem mudar tanto em quinze anos, de como a coragem e a falta de noção dos meus vinte e poucos anos se transformariam na moderação e na empáfia dos trinta, tampouco imaginava que aos quarenta eu me sentiria tão absolutamente sozinha e inábil.”


Ainda é dificil colocar em palavras meus sentimentos por esse livro, sabe quando algo te pega tão fundo, que parece que foi feito pra você? Então.


Apesar de não ter nem perto da idade da Regina, eu sinto muita coisa que ela descreve no livro e ver essa descrição da realidade tão bem feita me fez ficar com medo mas também me sentir acolhida. Faz sentido?


Tem uma parte do livro que fala assim: Das últimas peças da ruína: a extinção das abelhas. Eu acho que essa frase carrega muita coisa, e além de ter falado sobre tantos temas sensíveis, a Natalia colocou muita política e muitas mensagem de preservação ambiental. E isso me fez ficar pensando naquela metáfora da calça de moletom, sabe? Que quando você dorme de calça a primeira vez é horrivel mas depois você se acostuma? Parece que eu e muitas pessoas estamos vivendo isso, a gente se acostumou em ouvir falas bizarras e ataques a tudo que a sociedade levou vidas pra construir e meio que acha normal. 


Eu sei que estou dando muitas voltas nesse texto, mas é isso que acontece quando eu gosto muito de algum livro, acho que eu poderia ficar horas falando sobre ele!


Por fim, leiam A Extinção das Abelhas! Um dos melhores livros que eu li esse ano e a forma que a Natalia conduz uma narrativa vai te conquistar com toda certeza!


3 comentários:

  1. Oi Bianca!!

    Eu vi o lançamento desse livro, não me interessei muito pela leitura dele no momento, pois, to evitando a temática pandemia em minhas leituras rsrs, mas, sem dúvidas a premissa dele é muito interessante e em um outro momento eu devo sim pegar esse livro para ler. Quem bom que a leitura foi perfeita para você.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que ainda não tinha ouvido falar sobre o livro e nem a autora, mas amei ver o quanto você gostou da leitura. Achei a premissa muito interessante e parece ser daquelas leituras que trazem muitas reflexões. Só não leria agora porque estou evitando um pouco livros de distopia, especialmente nesse caso envolvendo um pós pandemia. Mas vou deixar a dica anotada para ler em outro momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    A história parece bem emotiva. Não conhecia o livro e gostei disso sobre retratar costumes que nos fazem questionar se estamos levando a vida do jeito que queremos.

    ResponderExcluir