{OPINIÃO} Belo Mundo, Onde Você Está - Sally Rooney

 Olá pessoas, como vocês estão nessa reta final do ano? Por aqui ainda tá tudo bem confuso e muito corrido, mas acredito que essa época de fim de ano vem junto com um sentimento de renovação e de esperança em dias melhores. 

Consegui fazer tudo que eu queria? Não. Mas estou tentando ficar contente com o que foi possivel fazer e claro que já comecei os preparativos pro ano que vem. Já fiz as minhas metas e estou animada pra ver o que vai acontecer, mesmo que essa esperança seja bem estranha levando em conta a situação do mundo e do nosso país, né HAHAHAHAHA

Vamos ao que interessa. Eu já falei aqui sobre Pessoas Normais e o quanto o livro e a série mexeram muito comigo. Eu me identifiquei muito com os personagens e com a situação que eles vivem e com toda certeza virou um dos meus livros favoritos da vida. Quando a editora me mandou o livro novo deles, eu tive que me preparar emocionalmente por conta de Pessoas Normais. E olha, que surto foi esse livro.


Sinopse: Alice conhece Felix pelo Tinder. Ela é romancista, ele trabalha num armazém nos subúrbios de uma pequena cidade costeira da Irlanda. No primeiro encontro, enquanto os dois tentam impressionar, a fagulha de algo mais aparece.

Em Dublin, Eileen está tentando superar o término de seu último relacionamento enquanto precisa lidar com a falta da melhor amiga, que se mudou para o litoral. Ela acaba voltando a flertar com Simon, um homem mais velho que acompanha sua vida há tempos.

Alice, Felix, Eileen e Simon ainda são jovens, mas sentem cada vez mais a pressão do passar dos anos. Eles se desejam, se iludem, se amam e se separam. Eles se preocupam com sexo, com amizade, com os rumos do planeta e com o próprio futuro. Seriam eles as últimas testemunhas do ocaso? Eles vão conseguir encontrar uma forma de viver mais uma vez em um belo mundo?

Com uma prosa única e brutal, Sally Rooney constrói mais um romance inigualável sobre o que significa amadurecer sem deixar a si mesmo para trás.


Nesse livro, como deu pra ver através da sinopse, temos 4 personagens principais e, mais uma vez, a trama da história gira em torno da vida desses personagens. Da forma como eles enxergam o mundo e a si mesmos nesse mundo. Através de e-mails trocados entre a Alice e a Eileen descobrimos o que aconteceu na vida delas e também suas relações com seus respectivos parceiros. Além disso, falam sobre politica, religião, arte, filosofam sobre liberdade, existencia e outras coisas. Nesse post, eu vou focar na Alice e na Eileen.

Começando pela Alice, ela e Eileen ficaram amigas na faculdade e ela é uma personagem incrivel. Desde o começo da história, fica muito claro que ela se esforçou muito pra chegar onde ela queria, na carreira de escritora. A única coisa que ela não planejou foi o sucesso e quando isso acontece, ela precisa ser internada pra cuidar da sua saúde mental e para de responder os e-mails e ligações da amiga. Mesmo que saibamos pouco sobre o passado da Alice, eu senti que ela é aquela amiga que sempre esteve presente na vida da Eileen. Duas outras coisas muito interessantes a respeito dela: no livro, fica bem claro que ela se apaixona por pessoas e isso é tratado com bastante naturalidade o livro todo, algo que me deixou bem feliz e eu estava precisando ler algo assim. Também o fato de que ela carrega muita coisa dentro de si e tem muitos receios e é bem bonito ver a forma como, mesmo com todos os empecilhos, ela e o Felix conseguem se entender.

Já a Eileen acabou de sair de um relacionamento que durou anos e ela já não sabe se acredita no amor mesmo que esse parceiro não parecesse tanto com o que ela pensava que fosse o amor da sua vida, mas todo término é terrivel. Ela é bem insegura e cheia de traumas e tudo começa com a relação bastante disfuncional com a irmã. Enquanto a irmã dela é super popular e tudo "que se espera", a Eileen sofre bullying na escola e a coisa fica ainda pior conforme o passar do livro quando entendemos que a mãe claramente prefere a irmã. Quando elas são mais novas, conhecem o Simon, que vai ajudar na casa em que elas moravam.

"E a morte não é apenas o apocalipse em primeira pessoa?"

Uma das coisas que me encantou nas histórias da Sally é a forma como ela faz da vida, do cotidiano, da experiência de ser humano, a trama da história. Não sei se posso dizer que as histórias dela tem começo-meio-fim, pois a vida não é só aquilo, é mais como se ela contasse um pedaço da vida e da evolução daqueles personagens e nós precisamos aceitar que é isso. Eles só vão "evoluir" até certo ponto e pronto. E eu adorei isso.

Assim como em Pessoas Normais, os personagens partiram de lugares completamente distintos e as vezes eu me peguei perguntando como todo mundo foi se cruzar assim, mas a Sally consegue colocar tudo isso de uma maneira muito bonita, assim como acontece de vez em quando na nossa vida mesmo. Nos e-mails entre Alice e Eileen, muitas coisas que as atravessam, também me atravessam. Esse fator da identificação é algo que pesa muito pra mim.

Mais uma vez, o livro é brutal e tocou em muitas feridas minhas. No começo, o livro pode parecer meio confuso, eu demorei um pouco pra entender a dinâmica de tudo mas quando eu entendi, não consegui parar de ler, eu realmente me apaixonei por esses personagens. Não posso dizer que superou Pessoas Normais, mas tá empatado. Quero muito ler o outro livro da Sally que saiu por aqui, tenho certeza que vou gostar. 



4 comentários:

  1. Olá,
    Acabei de ler estes dias este livro. Confesso que ainda prefiro Pessoas Normais, mas concordo com você quanto ao jeito que ela escreve, ao mesmo tempo que parece confuso ele é bem profundo por vários momentos. Quanto a evolução dos personagens achei que foi bem pouca, mas pelo tempo que passa o livro fez sentido para mim.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade, apesar de ver que os livros dela dividem bastante as opiniões. Tenho esse livro aqui desde que foi lançado e, de todos que conheço da autora, foi o que me deixou mais curiosa. Que bom ver o quanto você gostou e se emocionou com a leitura. Amei ler sua resenha e aumentou minha curiosidade para conferir esse livro. Vai ser uma prioridade em 2022.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Ah, é impossível não ter curiosidade em ler os livros da autora. Ainda mais depois de ter conhecido Normal People. Não me recordo se foi no ano passado ou retrasado que assisti a série e fiquei encantada com a proposta da autora. O ser humano é feito de camadas e ela soube explorar isso muito bem. Uma história que prende do início ao fim e ainda nos faz refletir sobre nós mesmos. Espero conseguir ler sua indicação esse ano. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    não fazia ideia de que esse livro se desenrolava desta forma, me lembrou muito as histórias do David Nicholls e um outro que li há bastante tempo. Fiquei muito interessada em ler os livros da autora, sou apaixonada por narrativas como esta mas não as encontro com a frequência que eu gostaria. Pessoas normais, já está na minha lista desde que saiu a adaptação e este acabou de entrar, espero ter uma experiência tão positiva quanto a sua.

    Abraços!
    Blog Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir