Os melhores de 2021!

 Olá pessoas, como vocês estão?? Quanto tempo!!

Eu precisei tirar férias e me "recuperar" do baque que foi 2021, e até nas férias que deveriam ser tranquilas, muita coisa aconteceu HAHAHAHAHAH Quem me acompanha no instagram também, sabe que eu comecei a trabalhar presencialmente e que eu ainda tô tentando encaixar minha rotina, as coisas que eu quero fazer e cuidar da casa com o horario de trabalho e ainda conseguir descansar nesse meio tempo né. Eu tô bem doida nesses últimos dias, mas tô me organizando.

Hoje eu vim contar um pouco sobre coisas que eu consumi no ano passado e que marcaram meu ano, vamos lá então!


Os melhores livros gringos do ano passado foram esses! Eu chorei em todos eles, e até hoje, quando eu lembro desses livros, me da até um calafrio de tanto que esses livros me marcaram. 

Garota, Mulher, Outras de Bernardine Evaristo é uma história sobre mulheres que tem as vidas entrelaçadas de uma forma muito genial. O livro é todo narrado em verso, são 700 e poucas páginas de verso e é muito lindo. Ele traz muitas reflexões e levanta muitas questões sobre mulheres negras, que são mães, lésbicas, avós, crianças, enfim, muita coisa. Eu fix um texto sobre ele, você pode ler aqui.

É Assim que se Perde a Guerra do Tempo dispensa comentários! Eu li esse livro junto com minha esposa e nossa, que leitura incrivel. Eu chorei de formas que nem sabia ser possivel chorar com um livro de ficção cientifica e eu afirmo que nunca li nada tão poético e subliminar como esse livro! Eu fiz um video sobre ele, você pode ver aqui.

Antes que você Diga Sim é uma comédia romântica no estilo Imagine eu e você, onde a noiva se apaixona pela organizadora do casamento! É bem previsivel e bobinho, mas eu amei TANTO esse livro, foi uma leitura tão incrivel e gostosa que eu ainda não consegui superar HAHAHAHHA O texto sobre ele tá aqui.

Talvez você deva conversar com alguém é um livro de não ficção que me rendeu muitos questionamentos e eu falei dele na terapia muitas vezes. Ele conta a história da terapeuta, do terapeuta dela e sobre os pacientes dela. Isso aconteceu mesmo, é a vida da autora e esse livro me deixou sem chão por muitos dias. Eu não fiz post pra ele, porque é dificil demais falar sobre ele.

Flores Para Algernon também dispensa comentários! Eu li esse livro com a Evy e nossa, eu até hoje sinto vontade de chorar de lembrar desse livro. Esse livro é de uma grandeza, de um peso tão grande, e eu ainda achei que não ia chorar na leitura HAHAHAHAH o texto sobre ele tá aqui.


Diário de Bordo de uma Impostora da Gi e da Bru Baldassari foi uma daquelas histórias que caiu no meu colo como uma proposta de trabalho, mas que se tornou um dos melhores livros que eu li ano passado! Esse livro é uma comédia romantica lésbica que se passa nos anos 50, esse a Renata também leu e leu mais rápido que eu!! É uma história super leve e cheia de momentos fofos e muito fluida, tudo que elas escrevem é incrivel!

Tudo que pode dar Errado da Rebeca de Arruda é um conto que eu não canso de recomendar! Ele fala sobre uma caçadora de monstros que acaba abrigando uma vampira na casa dela e elas se apaixonam!!!!!! É TUDO NA MINHA CARREIRA! Eu simplesmente amo essa história! 

A Rendeira eu li bem no final do ano, mas me deixou de cabelo em pé! é uma história cheia de regionalidade e magia, tudo que eu amo! Eu espero que tenham mais histórias nesse universo, eu amei demais cada segundo dessa leitura! 

Essa Festa Virou um Salsher foi uma história que saiu da minha zona de conforto. Eu já consumo terror mas nunca tinha lido ou visto nada disso, nunca nem assisti aos filmes do Pânico. Mas como eu já conheço a escrita da Marina faz um bom tempo, resolvi arriscar e foi uma leitura que me rendeu muita coisa, eu passei mais da metade do conto nervosa e querendo arrancar meus cabelos, o resto eu tava gritando com os personagens e dando risada. Muito bom mesmo!

O Que Encontramos nas Chamas eu nem sabia do que se tratava quando ganhei o e-book, mas logo nas primeiras páginas eu já entendi que era uma história sobre abuso, misturando isso com fantasia e eu fui me prendendo ali naquelas páginas e o final, nossa, foi como ser abraçada. Todo mundo tem seus monstros.


Quem já me acompanha a mais tempo sabe que eu não sou uma pessoa que assiste muita coisa, eu prefiro ficar lendo porque isso estimula minha imaginação e eu sinto que nos filmes ou séries não tem muito espaço pra isso, mas as vezes acontecem casos que eu me prendo ao filme HAHAHAHAH

The world to come é um filme sáfico de época, eu amo filmes de época. Ele é bem fofinho e bem quentinho, eu gostei bastante. 

Silenced tem na Netflix, é um filme baseado em fatos reais de uma escola pra surdos onde aconteciam várias atrocidades e um professor chega na escola pra tentar quebrar esse ciclo de violência. É um filme MUITO pesado, então eu recomendo cautela pra assitir.

Judas e o Messias Negro é um filme que não tem como explicar. Nada do que eu escreva aqui vai ser suficiente pra mostrar o quanto esse filme é fudido de bom, sério. Ele tem na HBO MAX e se você tiver oportunidade, assista. 


Quando o assunto é série, é igual aos filmes HAHAHAH eu levo uma eternidade pra terminar porque assisto no máximo dois episódios por dia, não consigo ficar mais tempo do que isso focada na TV ou no computador. Mas essas séries, eu cheguei a maratonar de tão incriveis.

Normal People é uma série que me destruiu. O livro já me deixou deitada no chão em posição fetal e eu resolvi ver a série pra me desgraçar mais ainda e nossa, absolutamente impecável. Ela é muito fiel ao livro e chega a ser até mais emocionante. Mas tenha cuidado ao assistir, ela aborda assuntos bem pesados.

O Caso Evandro eu tenho certeza que todo mundo que é fã de True Crime já ouviu falar. Eu acompanhei o podcast desde o começo e eu ficava muito aflita a cada novo episódio, eu nuca tinha visto uma história assim. O globoplay adaptou isso pra um documentátrio que tomou proporções astronomivcas e até as pessoas que não se manifestaram quando o doc foi gravado, vierama publico depois da série, é muito bom! Também tem um livro sobre o caso que eu quero muito ler também.

Killing Eve eu comecei a assistir por conta da Renata que gostou bastante da série, e como eu amo um Enemies to Lovers, resolvi assistir e nossa, eu só quero que essas duas possam ficar juntas em algum momento da série! Também existem livros que inspiraram a série, no brasil já tem dois deles traduzidos e eu precido ler o segundo HAHAHAHAHA


As menções honrosas desse ano vão pra uma série de livros que eu ainda não terminei mas que desde o meio de 2021 vem me fazendo companhia que é Sob o Céu da Noite Eterna. Os livros são enormes mas são muito muito muito bons! Tem Dragão, mulher fortona metendo porrada em macho babaca, homi babaca, dor e sofrimento, morte, desespero, mundos incriveis e tudo que uma pessoa precisa numa série de fantasia. Só me falta terminar o último livro e eu não sei se tô preparada pra isso, mas vem ai.

Também não poderia deixar de falar sobre algo que SALVOU meu ano: minha amiga Evy me fazendo gostar de coisas coreanas. Eu passei a ouvir BTS por causa dela e hoje sou apaixonada e foi por causa dela que eu assisti meu primeiro dorama e essas coisas tão bobinhas fizeram meu ano completamente diferente, sério!


Em 2021 eu li quase todos os livros da Taylor Jenkins Reid que foram publicados aqui, só faltam dois, e nossa, a cada livro que eu leio dessa mulher é um soco na minha cara! Ela tem o poder de escrever uns personagens tão perfeitamente imperfeitos que chega a ser absurdo. Eu amo demais todos os livros dela e defenderei ela pra sempre!

A segunda é a Sally Rooney!! Depois de Pessoas Normais eu li Belo Mundo onde você está e nossa, sério, essa mulher consegue escrever umas coisas tão reais, que conversam tanto com a minha realidade e coma forma com que eu vejo o mundo, parece que somos amigas de longa data sabe?! Ela é muito boa e eu quero muito ler o outro livro dela que foi traduzido pra cá e espero que ela escreva mais livros pra eu entrar em crise existencial.

Bom, essas foram as melhores produções artisticas e asrtistas que marcaram meu ano passado. Mesmo num ano tão merda, ter encontrado refugio nos livros, filmes e séries me acolheu de uma forma que eu nem sabia ser possivel. Me conta quais foram as melhores coisas do seu 2021!

2 comentários:

  1. Eu gostei bastante de sua lista de livros internacionais e os nacionais, fiquei curiosa porque não conhecia nenhum, então vou conferir.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não gostei tanto de 'É Assim que se Perde a Guerra do Tempo' porém também amo muito Sally Rooney e Pessoas Normais ainda é um dos meus favoritos dela. Gostei de conhecer os livros nacionais que você indicou!

    ResponderExcluir