{OPINIÃO} Gente Ansiosa - Frederik Backman

 Olá pessoas, como vocês estão? Por aqui tá indo, tá chovendo bastante por aqui e tá cada dia mais dificil sair da cama nesse friozinho, eu só tenho vontade de ficar na cama o dia todo lendo ou vendo série HAHAHAHAHAH

Mas hoje eu vim falar com vocês sobre um livro que eu queria muito ler desde que foi lançado na gringa e eu vi várias pessoas falando, mas eu só consegui ler no fim do ano passado e nossa, que leitura pessoal e avassaladora, sério.


Tradução de Maira Parula

A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos. O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo. Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos ― inclusive o ladrão ― estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar.


 O livro tem um estilo de narrativa que eu gosto muito, o autor alterna entre o apartamento onde o assalta está acontecendo, o passado dos envolvidos nesse assalto e depois que a situação toda termina, tando os reféns quanto o próprio assaltante de banco, então é quase como se alguém tivesse numa mesa comigo e me contando essa história que vai e vem sabe?! Gosto muito de acompanhar histórias nesse formato.

Devo ressaltar que o plot do livro não é lá muito impressionante e nem me deixou muito surpresa, durante a narrativa o autor dá muitas pistas, o que me tocou mesmo foi a jornada daquelas pessoas, como elas foram parar naquela apartamento na véspera da véspera de ano novo e como o autor conseguiu amarrar todos os personagens a uma única narrativa que se encontra em algum ponto, esse tipo de narrativa me encanta demais, sério HAHAHAHAH

O livro tem capitulos bem curtinhos e que me conquistaram desde o começo, na verdade, bem antes disso, na dedicatória que diz assim "Este livro é dedicado às vozes em minha cabeça, que são minhas amigas mais surpreendentes. E à minha esposa, que mora conosco" e eu me identifiquei TANTO com essa frase, juro HAHAHAHAHAHAHAHA

Eu cheguei a falar sobre esse livro na minha terapia, foi uma situação muito maluca, eu entrei tanto na narrativa que em alguns pontos parecia que era eu quem estava vivendo aquela situação, sabe? Surreal.

Como uma pessoa diagnosticada com ansiedade, devo alertar que esse livro pode ser gatilho pra algumas crises, pois tem cenas muito descritivas de suicidio e fala muito sobre transtornos mentais, fica aqui o aviso de que se você sentir incomodado com a narrativa, pare de ler e procure ajuda profissional, ok?

Por fim, ainda não vi a adaptação do livro que tá disponivel na netflix, mas vi algumas pessoas elogiando bastante. Estou bem animada. Me conta se você já leu esse livro, se já viu a série, o que achou?

Por hoje é isso, até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário