{OPINIÃO} Flores Para Algernon - Daniel Keys

Olá pessoas, como vocês estão? Por aqui tá tudo tranquilo dentro do possível.

Hoje eu vim conversar sobre um livro que eu protelei por um bom tempo pra ler e resolvi pegar pra ler durante a MLI junto com minha melhor amiga e bom, esse foi de longe o melhor livro que eu li na vida.




Flores para Algernon é uma narrativa epistolar por meio de relatórios de progresso, onde conhecemos o Charlie, um homem de 33 anos que tem uma deficiência mental; no livro ele é retratado como “retardado”. Ele trabalha numa padaria de um amigo do tio dele e estuda numa escola para pessoas como ele, para aprender a ler e escrever e vive uma vida “normal”, dentro do que é possível no universo do livro.


Num dado momento, ele é indicado por sua professora para participar de um experimento que promete deixá-lo inteligente e é desse ponto que a história começa.


“Apesar de sabermos que, no fim do labirinto, a morte nos aguarda (e isso é algo que nem sempre soube, até pouco tempo atrás, pois o adolescente em mim pensava que a morte acontecia só com outras pessoas), vejo agora que o caminho escolhido pelo labirinto me faz quem sou. Não sou apenas uma coisa, mas também uma maneira de ser - uma das muitas maneiras -, e saber os caminhos que percorri e os que me restam vai me ajudar a entender o que estou me tornando.”


Eu sempre vi muitas pessoas falando desse livro e que choraram muito, porém como ele estava na minha lista de leituras, acabei evitando comentários mais profundos com medo de pegar spoiler e fui ler sem saber nada e nossa, que leitura!


Os relatórios do Charlie e as percepções dele acabaram comigo de formas inimagináveis e me fizeram questionar muita coisa. Numa das passagens mais marcantes do livro, pra mim, ele relata o que lhe foi dito um tempo depois da cirurgia que é mais ou menos “seu intelecto não vai acompanhar seus sentimentos”. Essa jornada é muito insana, ao mesmo tempo que Charlie é um gênio, ele tem sentimentos de um adolescente, ver ele questionando (e lembrando) as coisas que ele viveu com sua mãe, seu pai, sua irmã e as pessoas que ele considerava como amigos é algo que mexeu muito comigo.


Esse livro nos dá uma lição enorme sobre capacitismo, amor e amizade. No começo, a leitura pode assustar um pouco por conta da forma que o Charlie escreve, o que vai evoluindo conforme ele vai aprendendo mais, os questionamentos e tudo ao qual ele é submetido são coisas tão fortes, tão reais, que pareceu mesmo que eu tava lendo algo que aconteceu. 


Ler Flores Para Algernon foi uma coisa além de uma experiência de leitura, foi algo muito físico e sensorial pra mim, eu senti demais tudo que o Charlie passou e eu vou levar esse livro pelo resto da minha vida. Se pudesse, eu tornava esse livro leitura obrigatória em todas as escolas. Todo mundo deveria sentir o peso da história do Charlie e do Algernon.




9 comentários:

  1. Oi Bianca!

    Como eu disse em seu post de bate papo eu sou doido para ler ese livro, ele traz uma premissa muito boa, além de abordar um temática muito importante principalmente no momento em que vivemos, fico feliz que tenha gostado tanto da leitura, espero conseguir realiza-la em algum momento.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca!

    Estou enrolando para começar a leitura deste livro e tenho muita vontade de lê-lo. Lendo sua opinião e os pontos importantes que você destacou, vejo que preciso dar prioridade para essa leitura. Parabéns pela resenha, ela deixou bem curiosa.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Já li algumas resenhas então este livro também está na minha lista! Achei interessante ele ter te impactado mesmo você sabendo que ele seria assim, isso só mostra o quanto o livro é bom.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Assim como você, também já vi muitos comentários sobre o livro. Inclusive já apareceu em algumas séries. Por mais que defendamos que as pessoas precisam ou devem ser felizes do jeito que são, a realidade é que nunca estamos contente. Sempre buscamos algo a mais, ou queremos estar em outro lugar, ou ainda vivendo uma outra vida. É um sentimento natural do ser humano. Então consigo entender porque ele aceitou participar do experimento. No fundo, só queremos ser aceitos. Concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu vejo que a história é muito 8 ou 80 para os leitores. Ou ama demais, ou simplesmente não gostam. Ainda não tive oportunidade de ler, apesar de já ter visto várias opiniões acerca. Sou curiosa e sei que seria bastante sensibilizada por ela. Sua resenha me elucidou bastante coisas acerca. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca!
    Esse livro está na minha lista pra leitura até o final desse mês então estou correndo com os outros para entregar, já ouvi falarem desse livro e sobre como nos afeta intimamente e emocionalmente estou me preparando kkk nem sei se tem como preparar, mas enfim vale a experiência, fiquei imaginando lendo sua resenha nas dificuldades que ele sofre e vai sofrer na decorrência da história e meu coração aperta com isso. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Foi uma leitura maravilhosa por aqui. Se tornou um dos meus livros favoritos! Acabei me emocionando hahaha

    ResponderExcluir
  8. Este é apenas o meu livro favorito d vida e saber que ele continua conquistando mais admiradores só deixa meu coração mais feliz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem ?
    Eu não conhecia o livro, mas que intenso e que lindo. Amei e acredito que quando estiver mais estabilizada emocionalmente, quero ler.
    Acho que todos devemos passar por algumas experiências na vida e acredito que a leitura deste livro pode agregar muito valor e sentimentos.
    Beijos

    ResponderExcluir