As Memórias de Sherlock Holmes - Resenha de Unicórnio


As Memórias de Sherlock Holmes
Sir. Arthur Conan Doyle
Editora Zahar
Nota 4/5


“É mais que possível; é provável.”

Publicado entre dezembro de 1892 e dezembro de 1893 na Strand Magazine, o livro conta com uma seleção de 12 contos, onde podemos admirar a evolução da personagem maravilhosa que é Sherlock Holmes! Devo dizer que quando comecei a ler esse livro, a associação, mesmo que inconsciente com a Agatha Rainha Christie foi inevitável, mas preciso dizer que não tem nada de parecido e eu dei com a cara na porta (risos nervosos).
Minha experiência com o livro foi muito boa, e agora estou lendo “O Cão dos Baskerville” e confesso estar muito ansiosa e cheia de boas expectativas. Vou deixar aqui um resuminho os 12 contos do livro.
Silver Blaze – Seu título refere-se ao nome de um cavalo campeão que desaparece poucos dias antes da “Taça de Sussex”. Holmes é contratado para descobrir seu paradeiro, a medida que, líder nas apostas, sua ausência interessa a muita gente.

A Caixa de Papelão – Esse caso gira em torno de uma caixa contendo duas orelhas que vai parar nas mãos de Miss Cushing, uma pacata dona de casa. Afinal, de quem é ou quem são seus proprietários?

A Face Amarela – Politicamente incorreto, o episódio envolve um suposto adultério, expondo o preconceito racial de forma bastante cruel, mas adequada ao comportamento da sociedade na época.

O Corretor – O conto é baseado numa estranha proposta: que tal você ganhar o dobro num novo emprego desde que jamais apareça para trabalhar? Se ficou interessado, leia o texto antes de pedir a conta.

A Tragédia do Gloria Scott – Primeira investigação de Holmes, quando ainda era um estudante. O caso foi o estopim para ele escolher a carreira de detetive e trata do desaparecimento de um navio, o Glória Scott, com mais de cem pessoas a bordo.

O Ritual Musgrave – Um de seus primeiros casos. Victor Trevor, um amigo dos tempos de faculdade, recorre ao detetive para descobrir o estranho sumiço de seu mordomo.

Os Fidalgos de Reigate – O leitor encontra Holmes adoentado, descansando na França, após a resolução de uma investigação de importância internacional. No entanto, seu sossego dura pouco, quando um cocheiro aparece morto na vizinhança.

O Corcunda – Trata do violento assassinato do coronel James Barclay. O detetive consegue solucionar o mistério baseado num episódio do Velho Testamento que conta a curiosa história de Betsabé, uma das esposas do rei Davi.

O Paciente Residente – Apresenta as desventuras de Mr. Blessington que, idoso e doente, teve a infeliz ideia de convidar seu médico, Dr. Trevilyan, para ir morar com ele e montar um consultório em sua casa.

O Intérprete Grego – Envolvendo um poliglota grego, chantagem e sequestro, o conto revela uma surpresa: Mycroft, o irmão mais velho de Holmes, considerado o mais astuto da família.

O Tratado Naval – Depois do irmão, chega a vez de conhecer um dos raros amigos do detetive, Percy Phelps, acusado do desaparecimento de importantes documentos do governo.

O Problema Final – Nessa narrativa, Doyle, cansado do detetive, mata Holmes. No entanto, acabou tendo que “ressuscitá-lo” de olho nas finanças e por conta da insistência dos fãs. O responsável por sua morte é o Professor Moriarty, conhecido como o “Napoleão do Crime Organizado” e posso garantir que “muita água vai rolar” até o desfecho da história.

Dizem as más línguas, que esse livro tem esse toque meio fantástico porque o autor estava meio na bad por causa da perda de familiares e muito ligado ao Espiritismo, por causa disso, os contos assumem essa característica mais “pesada”. O que você acha?

Por enquanto é isso meus amores, 
Beijos e Brilhos!

20 comentários:

  1. Oi! Eu sou fã e leitora inveterada das obras de Sir Artur, então falo com toda propriedade de fã, Sherlock é rei! Tenho todos os livros, e algumas histórias eu gosto tanto que sei praticamente de cor. Quem nunca leu não sabe o que está perdendo! E concordo com você, não tem nada a ver com a obra da Agatha, embora eu também seja uma grande fã de Monsieur Poirot! Aos dois eu devo meu amor por tramas policiais!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que existia um livro com contos de Sherlock Holmes, para mim eram somente as histórias e agora quero muito essa obra, pois aguçou demais a minha curiosidade. Anotei o nome e irei adquirí-la para ler logo.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler os livros do Sherlock Holmes, com certeza devem ser fantásticos. Recomendo a série Sherlock, ela ta na Netflix e é muitoooooo boaaaaa, uma das minha favoritas <3. Bjs !!

    ResponderExcluir
  4. Achei bastante interessante , é o meu tipo de leitura de eleição , já li alguns livros de Sherlock Holmes mas este não conhecia , vou adicionar á minha lista de aquisições !

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Adoro livros de detetives, mas curiosamente não sou tão ligada em Homes, mas estou querendo mudar isso, os contos parecem bem curiosos e essa pegada mais fantástica me agrada muito também

    ResponderExcluir
  6. Huum, muito interessante essa resenha.
    Gosto muito de leituras que me deixam intrigada e com sede de desvendar o mistério, junto com o personagem.

    Com toda certeza eu irei ler!

    ResponderExcluir
  7. Desconhecia por completo a existência desse livro, mas agora fiquei demasiado curiosa para não o procurar e "devorar". Vou ter que ler mesmo. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca.

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro porque tenho 3 livros aqui em casa com as aventuras de Sherlock Holmes e são sensacionais. Pretendo relê-los em breve. E sabendo através da sua resenha que este livro contém vários contos, minha curiosidade aumentou. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Sherlock Holmes é um dos meus personagens favoritos da literatura, gosto muito da construção do personagem e da escrita de Conan Doyle. Parabéns pela resenha, gostei muito!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Gostei de saber sobre os contos. É um livro que ainda não me despertou aqueeeele interesse, mas parece muito bom! Espero dar uma chance para ele e talvez para o filme/série também. Mas para quem é fã, deve ter sido uma experiência incrível este livro.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  11. Está aí um livro que tenho vontade de ler, porém nunca peguei. Gostei muito da análise.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Sou muito fã da Agatha Christie, mas ainda não li nada do autor e tenho vontade de conhecer Sherlock Holmes, tenho até dois livros na estante so esperando o momento certo para ler.

    Beijos,
    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir