{OPINIÃO} A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig

 Olá pessoas, como vocês estão? Por aqui tá tudo bem corrido, eu ainda tô me acostumando com a rotina nova e tentando colocar todas as coisas que eu gosto de fazer no meio desse rolê todo, mas aos poucos vai dando certo.

Hoje eu vim conversar com vocês sobre um livro que, logo nas primeiras páginas eu já sabia que ia favoritar. Ele também está na lista de livro do Namjoon do BTS e, mesmo que eu só tenha lido dois livros da lista, minha admiração por ele só cresce. 


Em 'A Biblioteca da Meia-Noite' vamos conhecer Nora Seed, uma mulher super inteligente, formada em filosofia, que trabalhou a vida toda no mesmo lugar, tem uma casa e um gatinho. Mas ela se considera uma mulher de muitos talentos e poucas conquistas aos 35 anos.

Ela vive arrependida das escolhas que fez ao longo da vida, como ter terminado o seu noivado, ter voltado pra sua cidade natal e muitas outras coisas e desde as primeiras págnas, ela se pergunta como a vida dela poderia ter sido se ela tivesse feito escolhas diferentes. Então, depois que o gato dela é atropelado e ela perde o emprego, ela não enxerga mais sentido em continuar existindo e tenta cometer suicidio e é ai que a nossa história começa.

Ela acorda numa biblioteca, pontualmente a meia noite, onde a bibliotecária é a mesma de sua antiga escola e descobre que aquele mundo de livros com lombadas em diferentes tons de verdes, diferentes grossuras e texturas, são as vidas que ela poderia ter tido, baseado em suas escolhas. Então, até que ela morra em sua vida raíz, ela posde testar essas diferentes vidas até achar uma na qual ela queira ficar. E bom, vocês podem imaginar que esse livro construiu um condominio na minha cabeça né.

"Cada vida contém muitos milhões de decisões. Algumas grandes, algumas pequenas. Mas cada vez que uma decisão é tomada em detrimento de outra, os resultados são diferentes. Ocorre uma variação irreversível, o que, por sua vez, leva a outras variações..."

Eu tive o prazer de ler esse livro junto com a minha melhor amiga, a Evy e sério, que experiência. Esse livro nos rendeu muitos audios gigantes sobre as escolher que fizemos em nossas vidas, sobre as que queriam que a gente fizesse, sobre como até a escolha da cor da camiseta que você vai usar naquele dia, pode mudar tudo. 

Eu sou uma pessoa que já carregou muitos arrependimentos, hoje em dia eu carrego bem menos e tem uma parte do livro, logo quando a Nora chega na biblioteca, que mostra o livro dos arrependimentos dela. Um livro que parece tão inofensivo, mas que tem um peso enorme. Acho que todo mundo tem o seu livro dos arrependimentos em algum lugar da casa, durante muito tempo, o meu ficava no móvel ao lado da minha cama. 

Eu não quero me alongar muito nas coisas que esse livro me mostrou se não esse post ficaria imenso, mas uma coisa que mexeu muito comigo é que, de uma certa forma, eu me orgulho da minha vida. Eu tenho orgulho das escolhas que eu fiz por que é isso que torna a minha vida minha, eu poderia ter feito muitas escolhas e, com toda certeza, em algum lugar, eu fiz elas, mas agora, nessa vida, eu tenho consciência de todas as minhas escolhas, as boas e as ruins e eu estou aprendendo a lidar com elas e é isso, exatamente isso, que faz a mihna vida ser tão minha.

Acho que é isso que eu queria falar sobre esse livro que me destruiu e me arrancou muitas lágrimas. Se você já leu esse livro, me conta de que forma ele te afetou e se não leu, espero que tenha ficado com vontade de ler!

Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Olá!

    Esse livro está na minha lista desde que bati o olho na capa. Agora lendo sua resenha percebo que ele é bem mais que uma capa bonita, por trás tem uma história que parece muito bonita e bem trabalhada. Com certeza, eu vou colocar como prioridade de leitura.

    Beijos,
    Leitura Terapia

    ResponderExcluir