{RESENHA} Um Traço até Você - Olivia Pilar

 Oi pra você ai do outro lado!

Hoje eu vim contar como foi minha experiência de leitura com Um Traço até Você da Olivia Pilar, publicado pela Editora Intrínseca em 2023. O e-book do livro foi enviado pra mim pela agência da autora.




O livro é protagonizado pela Lina, uma jovem adulta que cursa administração numa das melhores universidades de Belo Horizonte, mas tem o sonho de ser ilustradora e pra se aperfeiçoar na arte dos desenhos, ela quer fazer um curso no Chile com uma ilustradora que ama, mas como seus pais não botam muita fé nesse sonho, ela não quer pedir dinheiro pra eles e resolve ir atrás de um estágio pra levantar a grana da viagem. 


Ela consegue um estágio em um projeto que parece bem bacana, que estuda diversidade no meio da maquiagem, mas como nem tudo na vida são flores, ela vai ver que esse estágio e as pessoas que coordenam esse projeto não são muito respeitosas com ela e que essa situação horrível talvez tenha relação com a cor da pele dela. 


Em paralelo a isso, Lina conhece Elza, uma estudante do curso de Letras super engajada em causas sociais e que vem de uma realidade diferente da de Lina, que mora num apartamento confortável numa área nobre e é filha de mãe advogada e do pai que é dono de uma das maiores corretoras da cidade.


Conforme as duas vão se relacionando e Lina vai descobrindo a força dos afetos e entendendo o quanto gosta da Elza, ela vai entender o que é racismo e como a cor da pele dela faz com que as pessoas a enxerguem de forma diferente, independente de qualquer outra coisa sobre ela. 


“Lina, sério, não existe isso. Preto é preto. Você vai ver… Quando menos esperar, uma lembrança vai surgir e você vai perceber que a situação só aconteceu porque você é preta.”


Esse livro é um soco no estômago. Eu já conheço a escrita da Olívia faz bastante tempo, já li todos os contos independentes dela e sei que ela tem narrativas lindas e super sensíveis sobre amor entre garotas e fala muito da questão racial também, mas esse livro aqui me destruiu.


É muito cruel ver a Lina começar a entender o racismo já adulta e como isso afeta a vida dela e o quão dolorido é quando ela se dá conta de que sempre passou por situações assim, mas nunca tinha percebido. Além de ter uma escrita super fluida, a Olívia conecta tão bem todos os pontos da história que, em determinado ponto, você não consegue largar o livro, você só precisa saber urgentemente o que vai acontecer e fica preso ali até que o livro acabe.


O livro é potente demais, pois mostra algo que as pessoas pretas falam com frequência, que é importante afro centrar os afetos, que é importante que você tenha pessoas que gostam de você que sejam da mesma cor, porque são dores que somente um igual pode entender. 


Eu gostei muito da história da Lina e da Elza, se você continua em dúvida se deve ler ou não, eu digo: leia. É um livro incrível e muito sensível, muito bonito e quase didático pra pessoas não negras, como é o meu caso. Recomendo demais a leitura!


Por hoje é isso, até o próximo livro!




SOBRE A AUTORA


Olívia Pilar é escritora, mestra e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Busca trazer representatividade para suas histórias, que têm protagonistas negras e garotas que gostam de garotas. Publicou cinco contos de forma independente, entre eles “Quando o sol voltar” e “Entre estantes”. Também participou de diversas coletâneas e antologias, como Flores ao mar, Todo mundo tem uma primeira vez, De repente adolescente e Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens). Um traço até você é seu romance de estreia. (fonte: site da editora)


0 comentários:

Postar um comentário