Garotas como eu - Lis Selwyn

 E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Alguns de vocês devem saber (eu espero do fundo da minha alma) que estamos no mês da visibilidade lésbica (AEEEEE OLHA EU!!!) e eu tô produzindo bastante conteúdo e falando muito sobre a minha lesbianidade e incentivando as pessoas a conhecerem o trabalho das sapatonas tanto no meu instagram quanto no twitter. E hoje, eu vim falar um pouco de um livro que mexeu muito comigo, Garotas como eu da minha amiga Lis. Vamos lá.


Algumas coisas só você pode fazer para si mesma. Se amar é uma delas.

Existem um milhão de coisas na minha cabeça agora, uma angústia sufoca meu peito e eu sinto que parte de mim quer morrer junto com a ligação que minha mãe acabou de encerrar. Mas eu não posso, não posso deixar uma partezinha minha, sequer, morrer. Eu tenho que continuar aqui, tenho que continuar, nem que seja sozinha.

Eu passei a vida inteira sendo comparada com a minha irmã. Ela tinha uma série de coisas que eu achei que eu nunca fosse ter. Ela tinha uma série de coisas que eu só achei que seria feliz se tivesse um dia. Pode parecer ciúmes de irmã, mas não é. Por algum motivo, as pessoas me faziam crer de que Luiza era melhor do que eu em muitos aspectos. A verdade é que não existem pessoas melhores ou piores. Cada ser humano é único e, talvez, este tenha sido um dos maiores ensinamentos que ela deixou.

Mas a minha melhor descoberta eu fiz sozinha.

Skoob | E-book | Instagram da Lis | Twitter da Lis


Garotas como eu é um livro YA protagonizado pela Mirília (ela também aparece em amor e liberdade) que é uma menina gorda, mas, quando ela aparece em amor e liberdade, ela já é adulta, aqui a gente acompanha a adolescência dela.

Marília tem dois irmãos mais novos, os gêmeos e acaba de perder a sua irmã mais velha, Luiza, num trágico acidente. A familia está instavel, ela tá instavel. Conduzindo o leitor através de temas como bullying, cyber bullying, gordofobia, lesbofobia, luto, superação, amor, aceitação e união, Lis conseguiu, mais uma vez, me emocionar de uma forma surreal.

"Ser resumida a uma única palavra, quando você tem milhões de palavras dentro de você, é horrível"

Marilia tem 14 anos mais ou menos quando a história começa, ela tá voltando pra escola depois de perder a irmã alguns meses antes e lá ela acaba conhecendo a Raquel, uma menina que se mudou recentemente pra cidade dela e que tem um estilo bem peculiar, mas elas tem muitos gostos em comum, elas acabam se tornando amigas.

A história alterna entre o presente e o passado antes do acidente, onde a Marília conta a sua relação com a irmã mais velha. Ela sempre foi insegura do seu corpo, do seu talento pra desenhar vestidos, pra tudo, e Luiza sempre esteve ali pra fazer a irmã acreditar em si mesma, pra mostrar que ela merecia tudo de lindo no mundo e ensinar a se gostar.

Quando a Luiza morre, ela fica devastada, mas, Luiza nunca deixa as coisas por fazer né! Esse livro é devastador em muitos sentidos. De verdade.

"E, talvez, meu primeiro amor por outra pessoa tenha gosto exatamente disso: de forró à luz do luar, estrelas brilhantes, raspadinha e jujubas de morango"

As duas partes são emocionantes. A construção do amor ingenuo da adolescencia, de como é importante ter alguém do seu lado e de como, sempre, a gente precisa bater de frente com esse tanto de ódio que cerca quem não faz parte da regra. É sobre isso.

Quando falamos da relação das irmãs, é bonito demais ver em como Luiza se dedicava de corpo e alma pra irmã, o quanto essa âncora é importante, a gente ter um porto seguro, sabe? Ter esse laço que nos ensine coisas que levaremos pelo resto da vida. Principalmente sobre amor. O quão importante é sabermos que nosso corpo é válido, que ele pode ser o que quiser e que nós não somos apenas um corpo, somos mais que isso.

As personagens dessa trama são incriveis, eu amei todas elas como se fossem minha amigas, me emocionei com tanta coisa, chorei horrores. Nós, lésbicas, precismos nos ver, precisamos que nossa voz seja ecoada. E as pessoas não lésbicas precisam entender que a gente existe, que somos válidas sim, que somos importantes. Escutem a gente, leiam a gente. 


16 comentários:

  1. Biaaaaaa! que resenha é essa <3 eu amei! Sobre a questão de abordar diversos tipos de relacionamento na mesma história, eu acho super importante. Fico feliz que você tenha curtido o paralelo entre presente e passado que foi construído. Obrigada pelo apoio, amiga e obrigada pelo cuidado que você está tendo neste agosto, provando que nós estamos aqui, existindo e resistindo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bianca!
    Nossa, esse livro parece visceral! Tantos temas importantes tratados, imagino a carga emocional que ele proporciona ao leitor. Um livro a ser lido obrigatoriamente.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, com toda certeza um livro que merece ser lido por todo mundo! Espero que alcance muitas pessoas!!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas parece ser uma leitura bem interessante. Acho muito bacana esses livros que fazem assuntos importantes terem mais visibilidade.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza é muito importante que se fale mais sobre isso, esses livros merecem muito alcance!

      Excluir
  4. Olá,
    Não conhecia a história e mesmo fugindo de livros com adolescente gostei da temática desse. Essa coisa da comparação entre irmãs e a auto descoberta deixa a história mais real de se acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente faz com que a história se torne mais palpavel, eu gosto muito da narrativa da Lis, ela é perfeita em tudo que faz

      Excluir
  5. Oiii!

    Bianca, eu to gostando muito de ler as resenhas sobre as obras da autora, eu acho que é extremamente necessário que haja mais livros com a temática e que eles ganhem mais visibilidade.
    Parabéns por fazer isso. Em relação ao enredo que bad que a personagem passa gente, fiquei bem curiosa em saber como foi tratado o desenrolar do enredo!

    Dica anotada.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só ela que faz esse trabalho, temos uma infinidade de autoras que deidcam a vida a falar sobre a mulher sapatão.
      Espero que leia, é mesmo um livro muito bom!!

      Excluir
  6. Estou gostando muito das indicações do blog, não conhecia a história, mas achei os temas extremamente relevantes, mais um livro de representatividade lésbica para a lista!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia! Eu fiquei sabendo que agosto é o mês da visibilidade lésbica, através do seu blog! Sei que é um momento muito importante para vocês e fico muito feliz por conhecer o seu trabalho, espero que continue produzindo e incentivando outras mulheres a produzir conteúdo sobre o tema.
    Não conhecia esse livro mas, vi que ele está disponível no KU e como tem poucas páginas acredito que vou lê-lo rapidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, espero que consiga ler, é uma história muito boa.
      Uma pena que foi sabendo do mês por mim, acho que precisa conhecer mais blogueiras lésbicas, não?

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro, mas gosto de sempre entrar no seu blog e ter dicas diferentes e únicas. Gostei da premissa do livro e me parece aquela obra que, acima de tudo, traz inúmeras emoções e também ensinamentos. Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um livro que trás muitas reflexões, espero que consiga ler!!

      Excluir