{OPINIÃO} Sobre Minha Filha - Kim Hye Jin

 Oi pra você aí do outro lado!

Hoje eu vim contar como um livro de menos de 200 páginas me destruiu e me atravessou de uma forma que eu não consigo explicar. Tanto é que esse texto tá nos meus rascunhos desde que eu terminei de ler, eu simplesmente não consigo achar palavras pra descrever. Mas vamos lá.  





O livro é narrado por uma mãe que é exemplar, pelo menos aos olhos da sociedade: ela é viúva de um bom casamento, é cuidadora de idosos e criou sua única filha pra seguir o mesmo caminho, casar, ter filhos, uma boa casa, um emprego com bom salário, uma vida confortável. Entretanto, tudo vai por água abaixo quando a Green se assume lésbica, não tem emprego fixo e muito menos dinheiro pra pagar aluguel.


Em meio a isso, Green e sua namorada vão morar no apartamento da mãe e é aí que as coisas ficam complicadas. Essa mãe passa o dia todo num ambiente insalubre, cuidando de idosos que foram abandonados pelas famílias, muitas vezes esses idosos não conseguem ter o mínimo de dignidade. E se você conhece um pouco da Coreia do Sul sabe que além de extremamente preconceituosos, existe essa cultura de que os filhos devem cuidar dos pais na velhice e como a velhice por lá acontece - spoiler, muitos idosos tiram a própria vida por não conseguirem se sustentar.


A escolha de colocar a mãe como narradora do livro foi muito acertada pois estando na cabeça dela conseguimos ver que o problema nem é tanto sobre a filha dela ser lésbica, é muito mais sobre solidão, medo de não ter quem cuide dela e da filha na velhice, medo de não “continuar a família”, quebra de expectativas e perda de esperança. Mesmo que a namorada da Green faça comidas deliciosas, os pensamentos da mãe são sempre muito incisivos a respeito da menina.


“Porque minha filha, justo a minha filha, tem de amar uma mulher? Por que eu tenho de passar por essa prova, que outros pais nunca nem pensariam em ter de superar? Por que justo eu tenho de passar por tamanha dificuldade?”


Esse é um daqueles livros que doem muito, especialmente em pessoas como eu. É sempre muito complicado esse tópico da família, mais ainda quando o assunto é mãe. Não é um livro fácil de ser lido, de forma alguma, mas como parece muito que estamos dentro da cabeça dessa mãe e que o que estamos lendo é quase como o fluxo de pensamentos dela, fica muito difícil parar de ler. 


Esse é um daqueles livros que me deixou olhando pro nada durante algum tempo só pra absorver o impacto que essa história me causou. É uma história real, com pessoas reais e com coisas que podem ou não ter acontecido com você, mas que, em alguma medida, você vai se identificar e vai entender o que eu tô escrevendo aqui.


Espero que você tenha gostado do texto de hoje, me conta se você já leu esse livro e eu volto em breve <3


0 comentários:

Postar um comentário