sinopse: "É possível amar alguém que você nunca viu?Apaixonar-se apenas por suas palavras?E se ele tiver uma vida absolutamente diferente da sua?Pois é, isso aconteceu comigo, ao abrir uma carta que não tinha sido endereçada a mim.A curiosidade por saber mais sobre o remetente, e conhecer a história de amor que ele vivera com sua 'amada eterna', foi muito mais forte do que a certeza de estar fazendo algo errado.Ao responder à carta, só não imaginava que aquela decisão seria o maior acerto da minha vida..."*livro cedido pelo autor



Nesse livro conhecemos a Marina, uma moça que saiu do interior para ir em busca de seus sonhos na cidade grande. Durante o dia, ela trabalha nos correios e, em paralelo, estuda moda e mantém um perfil sobre moda no instagram. Seu sonho sempre foi trabalhar numa grande grife de moda e ela se esforça muito pra isso.

Porém, como se fosse obra do destino, uma carta acaba caindo em suas mãos. Ela vem de Portugal e quem a escreve é Heitor, que, depois de muitos anos responde ao amor da sua vida. De uma certa forma, tocada pela história da carta, Marina resolve se corresponder com Heitor, fingido ser a ‘amada eterna’.



Mesmo antes de começar o livro, eu já sabia que seria uma daquelas leituras refrescantes. Leituras despretensiosas e gostosas de se fazer. E se você curte um romance, é uma baita pedida!

Eu já li outros livros do Maurício e sempre gostei da forma como ele escreve. Eu gosto da forma delicada com a qual ele conduz a histórias e o fato de a história sem bem objetiva também me encanta muito (aliás, se você gosta de histórias com capítulos curtos, é uma boa pedida).

Durante toda a leitura, eu me encantei muito com os sonhos da Marina e com a força dela. Também gostei muito da humanidade daquela personagem. E sem contar que eu adorei o fato de ela ter um perfil influente no instagram!



O desfecho do livro é de aquecer o coração, mas já aviso que o final do livro é meio aberto; mas eu adoro finais assim!

O Mauricio é um autor que vale muito a pena conhecer, qualquer um dos livros dele que você ler, garanto que não irá se arrepender!


Uns dias atrás eu fiz uma votação nos meus stories perguntando se gostariam que eu falasse desses dois livros que recebi em parceria com o queridíssimo Elias, em único post. O sim venceu, então cá estamos!



"Arthur e o Vale de Papel" conta a história de um garotinho que sempre adorou desenhar e um dia, um dos seus desenhos ganha vida e o leva pro Vale do Papel, o lugar onde todos os desenhos moram. 

Tudo estaria bem se não fosse por dois fatos: Arthur não pode ficar muito tempo no Vale pois ele começa a desbotar e perder as cores e, a Princesa do Vale quer fazer uma rebelião com todos os desenhos incompletos e se vingar de quem os desenhou.

É nesse universo que acompanhamos as aventuras do menino Arthur, pra não deixar que o Vale do Papel entre em colapso!



Em “O Castelo de Sofia” conhecemos a história da menina Sofia, que um dia foi comprar pão e quando volta pra casa, encontra um castelo no lugar da sua casa. Ela então resolve entrar no castelo a procura de sua mãe, mas acaba conhecendo a raposa que mora lá.

Esse castelo tem muitas portas e todas elas mudam de lugar com frequência (Harry Potter feelings?!), mas a menina não desiste de procurar a mãe, agora com a ajuda da raposa. 

Entre portas e mais portas, acompanhamos a jornada de Sofia dentro do castelo a procura de sua mãe.



Se tem uma coisa que o Elias consegue é me prender nas histórias! E tudo que ele escreve eu posso ler tanto pro meu irmão de 9 anos quanto pro meu pai, que ambos vão tirar boas lições sobre a história.

Eu nem preciso dizer o quão feliz eu fiquei de saber que iria receber um dos unicos exemplares de Sofia! Que surpresa maravilhosa. Já Arthur foi uma releitura muito bem vinda, eu gosto muito de revisitar histórias pois acredito que elas guardam muitas coisas que deixamos passar na primeira vez e sempre aprendemos algo novo!

 Elias tem outros trabalhos publicados, inclusive um livro de fantasia que é sobre gatos gigantes (AMO MUITO!) que inclusive tá no segundo livro já. Amo essa capacidade dele de fazer histórias pra todas as idades, é incrível!

Você conhece alguma história que dá pra tirar boas lições independente da idade da pessoa que tá lendo? Vamos conversar!

Em novembro eu participei de um projeto chamado Bingo Literatura Negra, que foi organizado pelo pessoal do Afro Literária. O projeto consiste em escolher uma linha e adequar leituras pro tema, todos os livros tem que ser escritos e protagonizados por pessoas negras. Nesse post eu vou falar um pouquinho sobre minhas leituras pro projeto!



PROTAGONISTA LGBTQIA+

Confesso que eu fiquei meio sem ideias no começo, mas logo lembrei da Olivia e escolhi esse conto pra ler! Eu já tinha lido um outro conto dela e eu fiquei tremendamente apaixonada pela forma como ela escreve sobre meninas amando meninas, todos os contos dela são assim e eu quero muito ler todos! Esse me deixou meio aflita no começo, mas eu fiquei de coração tão quentinho, mas tão quentinho no fim!! Se a Olivia quiser que eu leia a lista de compras dela, eu vou ler, até os memorandos dela devem ser de aquecer o coração hahahahah 

O conto pode ser lido pelo Kindle Unlimited gratuitamente!




LIVRO PUBLICADO EM 2019

Obviamente que eu não perderia a chance de colocar o livro que a editora Kapulana mandou pra mim nessa listinha né?! Água doce foi uma leitura extraordinária, é até difícil falar sobre esse livro. Acho que eu nunca li algo tão espiritual quanto esse livro. O mais interessante de tudo, é saber que a Ada (personagem principal do livro) tem MUITOS aspectos parecidos com Emezi, muita coisa mesmo, eu chego a ficar assustada. 

Mas com toda certeza é um livro que eu vou levar pelo resto da minha vida, todo mundo deveria ter essa viagem espiritual pelos Eus da Ada!

Eu já fiz a resenha dele aqui e você pode comprar o seu exemplar clicando aqui



AUTORA MULHER

Bom finalmente eu posso falar que eu li Kindred né?! Gente que livro incrível, sério! Um llivro que me causou muitas emoções, eu chorei de ódio em tantos momentos que chega a ser absurdo. Realmente eu fiquei sem palavras. Eu via todo mundo panfletando esse livro por ai e eu sabia que era incrivel, mas não sabia que era tão incrivel! hahahahah

Foi um livro dificil, devo admitir, mas foi um livro que me fez pensar em muitas coisas, me mostrou muitas coisas que eu nunca teria noção. Afinal, a história da escravidão é contada por quem bate, não por quem apanha, né?!

Eu já falei desse livro aqui!



LIVRO NACIONAL

Eu tava namorando essa história desde quando eu vi o anuncio dela no twitter e eu claramente não poderia perder a oportunidade de ler!

Aqui, a Solaine contou uma história que tem uma representatividade ABSURDA! Eu adorei e também acabei a história de coração quentinho! Sem contar que foi um livro que eu dei umas boas risadas e eu até dei uma surtada hahahahahahah

O livro pode ser lido pelo Kindle Unlimited gratuitamente





ESPAÇO LIVRE

Como ultima leitura eu escolhi um livro que eu tava namorando fazia um tempão! Eu sempre amei poesia e acho que a capacidade que a poesia tem de me atingir é muito maior do que a dos romances. Dito e feito.

Eu fiquei tão aflita nesse livro, fiquei com meu coração tão apertado que eu precisei conversar com alguém sobre isso. O livro mostra claramente a marginalização da pessoa negra. Pois conta a história de um menino que vê seu irmão levar um tiro e ele resolve se vingar do assassino, e diz ter certeza de saber quem matou o irmão. Acompanhar essa história contada em verso, foi estupendo! 



Essas foram as minhas leituras e eu tô muito feliz de ter tido esse empurrão pra conhecer histórias tão fortes, tão pesadas. 

Eu sempre procurei me conscientizar e entender o que acontece com as pessoas negras e cada vez que eu entendo mais um pouco, eu fico cada vez mais revoltada. É insano pensar sobre tudo isso, mas acho que projetos como esse são muito necessários, não só em novembro, mas no ano todo.

Pensando nisso, fui convidada a participar, junto com duas amigas minhas, do empretecendo narrativas. Um porjeto onde escolhemos 12 livros escritos e protagonizados por pessoas negras pra ler ao longo do ano. Eu tô super empolgada com o projeto e logo trago mais informações aqui e lá no instagram!

Quantos autores negros você já leu? Qual é o seu preferido?