{LISTA} Podcasts Literários


Photo by Jenny Smith on Unsplash

E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

O post de hoje é algo que eu queria fazer há um tempo, uma daquelas ideias de post que eu deixei no trello e fui alimentando, mas nunca sentei pra escrever, e achei que agora era a hora. Ultimamente eu tenho consumido muito podcast, eu já gostava bastante, mas por causa do isolamento eu sempre sinto vontade de ouvir vozes novas e de conversar, mesmo que as pessoas não me ouçam (risos).

Eu pretendo fazer mais uma lista de podcasts mais pra frente, mas não será sobre podcasts literários, será de um assunto um tanto não ortodoxo, quem me acompanha no twitter já deve saber (risos). Sem mais delongas, vamos a lista! Todos os links que eu colocar aqui, vão ir direto pro spotify, mas se você usa o google podcast, eu vou avisar se tem lá também.


'Uma Leitura Toda Sua' é o podcast da Gabi e foi o primeiro podcast de literatura que eu conheci. Eu acompanho ela no instagram faz um bom tempo e sempre admirei ela, quando ela lançou o podcast que fala especialmente de literatura escrita por mulheres, eu não hesitei e fui logo escutar.

A voz da gabi é super gostosa de ouvir e parece mesmo que eu tô tomando um café com ela e falando sobre isso, ela me deu vontade de ler muitas coisas que eu geralmente não leria e o conteúdo que ela produz no instagram também é sensacional e vale a pena conhecer.

Ouça no spotify | Também disponível no Google Podcast



'Rabiscos' é um podcast apresentado pela jornalista Jéssica Balbino e pelo escritor Tadeu Rodrigues. Eles usam esse espaço pra discutir sobre todo tipo de arte e eu gosto muito dos arcos que eles fazem, as dicussões que eles levantam, é sempre uma poa companhia pra mim nos meus dias de solidão pois eu vivo conversando com eles enquanto ouço e tomo meu café HAHAHA!


Ouça no Spotify | Diponível no GooglePodcasts



'30:MIN' é um dos podcasts mais divertidos que eu escuto! Ele é apresentado por Vilto Reis e Cecília Garcia e eles trazem convidados pra fazer uma discussão com eles. Eu gosto deles por causa da irreverencia, eles mostram que a literatura pode e é acessivel pra todo mundo e isso é muito bacana. Como eles mesmos dizem no inicoo dos podcasts, realmente é aluginógeno!

Ouça no Spotify | Disponível no GooglePodcasts



'Quarta Parede' é um podcast muito interessante. Ele é uma iniciativa que faz parte do "O Podcast é delas" e é apresentado pela Larissa Siriani que é escritora, e pela Anna Lívia e elas fazem uma discussão muito bacana sobre a construção de personagens de livros, filmes, séries e é muito legal ver elas discutindo isso porque eu acabo percebendo coisas que eu jamais perceberia ou que me passaram desapercebido.
E, uma curiosidade, a Anna apresenta um outro podcast que eu sou MUITO FÃ, mas não vou entrar em detalhes agora pois ele estará na outra listinha hahahah!

Ouça no Spotify | Disponível no Google Podcast




'Ilustríssima Conversa' é um podcast da Folha de São Paulo e é um daqueles podcasts que você ouve num dia chuvoso tomando um café, sabe?!

Nesse podcast, os jornalistas da Folha trazem debates com autores de não ficção e acedêmicos. Cada episódio tem um convidado diferente e, como eu gosto muito de não ficção, adoro esse podcast! E também é bem bacana porque eles trazem acadêmicos das mais diversas áreas.

Ouça no Spotify | Disponível no GooglePodcasts



'451 MHz' é um dos podcasts que eu mais gosto dessa lista! Ele é o podcast da revista Quatro CincoUm. É apresentado pelo editor da revista, Paulo Werneck. 

Nele, tem reflexões sobre livros, novidades do mundo da literatura, entrevistas e informações pra gente que gosta de ler.

Como o Paulo diz, é realmente um 'podcast pra quem lê até com os ouvidos'!

Ouça no Spotify | Disponível no Google Podcasts




'Caixa de Histórias' é um podcast que faz parte da B9 e eles sempre separam um trcho do livro que eles vão discutir pra gente entender um pouco mais do contexto. É um podcast que eu gosto muito que sempre me prende e me faz pensar bastante. Principalmente porque nem todos os livros que são falados ali eu leria por vontade propria, mas quando você escuta o debate, bate uma vontade de ler na hora!

Ouça no Spotify | Disponível no Google Podcasts




Bom gente, por hoje é isso. Esses são meus podcasts de literatura preferidos, espero que vocês tenham gostado e me contem aqui nos comentários quais seus podcasts prefeiridos, se já conhecia algum dos que eu indiquei e não esquece de compartilhar esse link com alguém que você acha que pode gostar ou nas suas redes! 

8 comentários:

  1. Olá!
    Que demaisss! Não conhecia nenhum desses, mas vou procurar ouvi-los. Tenho muita vontade de criar um também.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale super a pena ouvir, eles levantam debates muito legais e sempre são uma boa companhia!
      Faz mesmo! Se fizer, me manda o link!!

      Excluir
  2. Oi, Bianca!
    Que post maravilhoso! Eu sou apaixonada por podcasts, então amei essa lista!
    O Uma leitura toda sua eu já conhecia há um tempo, os demais eu não conhecia e já salvei aqui para ouvir alguns episódios.
    Um que eu gosto muito é o Afetos Podcast, que não é exclusivamente sobre livros, mas também tem muitas indicações de livros.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouço o Afetos também e adoro as reflexões que as meninas trazem! Aqui eu acabei falando mais sobre os exclusivamente literários, mas quando eu fizer uma lista de podcasts no geral, esse com toda certeza estará la!

      Excluir
  3. Oi Bianca.

    Achei bacana sua postagem. Eu não tenho costume de ouvir Podcast por isso anotei sua dica para ouvir alguns episódios.


    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho o hábito de ouvir podcast, mas fiquei super interessada agora, principalmente agora em ver quantos existem sobre literatura. Vou anotar as dicas e conferir em breve :D

    ResponderExcluir
  5. Desses eu só conhecia Uma leitura toda sua, justamente pelo primeiro episódio que é sobre Sylvinha, bom demais! Acho a voz dela muito gostosa, super vale a pena mesmo. Obrigada pelas outras indicações.

    ResponderExcluir