A Arquiteta de Sonhos Fantásticos - Heloysa Galvão

E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Minha semaninha de folga acabou e eu estou feliz de voltar e voltar motivada! Muito obrigada a todo mundo que me desejou feliz aniversário, eu nem sabia que eu importava pra tanta gente assim! Mas agora, vamos falar de livros porque eu tava esperando o momento de falar sobre esse livro faz tempo! Bora lá!


Aiyra é uma jovem perturbada, tendo passado metade de sua vida sendo analisada por institutos de pesquisa por todo o mundo. O perigo oculta-se em sua mente exausta no transcorrer da noite, quando todos dormem e ela permanece acordada à base de energéticos, amedrontada por seus sonhos e pesadelos, fenômenos que só podem ser descritos como "reais demais". Ela pode criar fadas, cogumelos ou monstros enquanto sonha, só não pode controlar o que cria, nem acordar.

Cansada de ser submetida a tantos procedimentos médicos sem resultados satisfatórios, ela decide colocar um ponto final em seus pesadelos, sem saber se a decisão vem da loucura causada pelo cansaço ou da intrepidez de sua personalidade. Mas essa coragem súbita não irá afetar apenas a sua vida. Agora, todo o mundo está em perigo.

O que fazer quando usar sua maior fraqueza é a única forma de salvar a humanidade?


Vou começar esse post fazendo uma pergunta: E se seus sonhos se tornassem reais enquanto você dorme? Bom, é isso que acontece com a nossa personagem principal, a Aiyra.

Aiyra passou a maior parte de sua vida em institutos do sono, pois quando ela dorme os sonhos dela viram realidade e, as vezes, criam autonomia própria e não é sempre que ela consegue acordar desses sonhos, a menos que esteja sob influencia de remédios. Ela teve inumeras complicações com relação a isso, e sua relação com sua familia foi afetada, pois ela virou objeto de estudo desses institutos e os pais dela recebem dinheiro pra isso. 

Atualmente, ela está no ISIS, e lá ela conhece a Fiamma, uma outra menina com problemas do sono e Mills, uma enfermeira que a ajuda como pode. O grande problema é que, nessas idas e vindas do instituto, Aiyra aceita fazer parte de um estudo em uma ilha isolada, onde vão deixar que ela durma profundamente pra ver o impacto de seus sonhos, mas acontece que isso sai de controle e agora o mundo todo pode estar correndo sério risco. O "holograma" de Aiyra, Fiamma e Mills, vão precisar ter força para enfrentar o mundo dos sonhos de Aiyra, que, agora, não parece ser tão sonho assim.

 Esse é o primeiro de uma sequencia e, segundo a autora, o segundo deve sair em breve. 

"A gente tem que confiar que as pessoas possam ser algo bom pra gente, se não, nós é que deixaremos que elas sejam boas, por mais que elas tentem."

Devo começar exaltando a escrita da Loló (apelido que ela usa na internet). Esse foi meu primeiro contato com a escrita dela, apesar de já conhecer outros trabalhos dela esse foi o primeiro que li. E nossa, que livro! Ela tem um jeito de descrever as cenas com uma riqueza de detalhes incrivel e sem ficar chato, que é algo que eu sinto em alguns livros de fantasia, que o excesso de descrição faz a história ficar parada e aqui isso não aconteceu, o que é um ponto mais que positivo! E os nomes dos capitulos são uma beleza a parte, juro, os nomes dos capitulos são a coisa mais criativa que eu já vi num livro!

A construção do mundo é impecavel demais! Eu não tenho nem ideia do quanto a Loló deve ter pesquisado sobre disturbios do sono pra escrever esse livro, é muito real e muito bem feito, eu conseguia imaginar e sentir tudo que a Aiyra tava sentindo, foi uma imersão incrivel! Os personagens são muito cativantes, eu me apeguei demais neles e sofri com todos, mas principalmente com a Aiyra e a Fiamma que são o shipp perfeito pra mim! 

O ponto alto do livro é quando levam a Aiyra pra ilha pra estudar os sonhos dela, a partir daí, eu só sabia gritar, pois foi uma sucessão de surtos que eu nem percebi que tava prendendo o fôlego, sabe? O final do livro é aberto e para numa parte que eu queria me jogar da janela de tanto nervoso, eu preciso dessa continuação pra ontem! A última fantasia com protagonismo lésbico que eu li foi A Tecelã do Céu que me deixou numa ressaca surreal e esse livro me tirou dessa ressaca e ainda foi uma surpresa incrivel!

Eu adorei essa leitura de uma forma que não consigo nem descrever. Se você tá procurando uma fantasia nacional, com representatividade e escrito por uma lésbica indigena, aposte nesse livro e se junte a mim para pedir a sequencia desse livro pra ontem! HAHAHAHAH


14 comentários:

  1. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu adorei a escolha do título desse livro. E a imagem da capa ficou show. Já vi um filme com esse assunto, acho a ideia fascinante. E dá para explorar muita coisa. Fiquei curiosa para descobrir primeiro o que causa esses sonhos dela, depois o que acontece durante esses sonhos que é tão rim assim. Adorei a dica!
    bjs.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro foi uma descoberta e tanto, todo mundo deveria ler, sério!!!

      Excluir
  2. Estou adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


    Meu Blog: Raysa Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Oiii BIanca

    Eu adorei a proposta do livro, já pensou os sonhos que a gente ganharem autonomia se tornando reais.. Caramba. Além disso me animou saber que a autora conseguiu fazer uma construção de ambientação excelente e que sabe descrever detalhes sem cansar o leitor, isso pra mim é fundamental. Já anotei a dica.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e eu achei o livro maravilhoso, eu adorei a forma como tudo se desenrolou e já tô ansiosa pelo segundo livro!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Nossa pela premissa que trouxe, a e pergunta que fez, fiquei bem curiosa. Como fã de fantasia, achei o enredo bem criativo, e quero conferir. E imagino o quanto de pesquisa realmente deva ter feito por trás. Dica mais que anotada quando lançar o segundo (porque quero ler completa!). Estava precisando de dicas do gênero que seja nacional. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Fico feliz que tenha gostado, espero que consiga ler!!

      Excluir
  5. Olá.
    Eu não conhecia a autora e nem o livro, mas a sua resenha me deixou curiosa para conhecer os dois. O enredo parece ser espetacular, ainda mais da forma que você o descreveu. Não vejo muitas fantasias com protagonistas lésbicas por aí, então, logo esse livro já entrou para a minha listinha de desejados!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é dificil achar qualqure livro protagonizado por lésbicas, devemos partir desse ponto kkkk
      Fico feliz que tenha gostado, espero que consiga ler!!

      Excluir
  6. Tenho até medo só de pensar nessa possibilidade. Tenho sonhado com tanta coisa esquisita hahahahaha, mas gostei e muito da premissa desse livro FIQUEI SUPER CURIOSA hahaha

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu deus, clayci que surto kkkkkkk
      Imagina se vira tudo real mesmo? socorro kkkkkkkk
      Espero que consiga ler!!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e nem a autora. Adorei ver o quanto você gostou da leitura e saber que seu primeiro contato com a escrita da autora foi tão bom. Confesso que a leitura não me atraiu muito, porque achei mais próximo de uma ficção científica e o enredo não faz muito meu estilo. Mas adorei a resenha e conhecer sua opinião sobre a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir