Matéria Escura - Resenha de Unicórnio


Título: Matéria Escura
Autor: Blake Crouch
Editora: Intrínseca
352 páginas
Nota: 4,5 / 5


E ai meus brilhinhos, como vocês estão? Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que fui fortemente atacada por uma gripe que me deixou impossibilitada de muitas coisas, inclusive trabalhar e viu que eu mudei de casa e de cidade (agora eu moro sozinhaaaaaaaaaa) então tudo ficou meio bagunçado, mas agora cá estou para conversar com vocês, vamos lá?

Sinopse Intrínseca: 

Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo”. Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade? Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.




Opinião do Unicórnio:


"A interpretação dos Muitos Mundos postula que todas as realidades possíveis existem. Que tudo que tem a possibilidade de acontecer está acontecendo. Tudo que poderia ter ocorrido em nosso passado ocorreu, só que em outro universo."

Eu comecei esse livro sem saber muito bem o que esperar dele, muita gente já tinha me falado bem dele e como ele foi o eleito para leitura coletiva de um dos grupos do Senta Pra Ler eu achei que talvez fosse a minha hora.

Gente,  de verdade, gostei bastante. Minha nota reduziu um pouco porque eu achei que em alguns trechos a leitura é bem confusa e você fica sem saber o que ta realmente acontecendo na história, mas de uma forma geral o livro é bem legal e eu recomendo muito pra quem gosta de livros que nos fazem ficar desgraçados da cabeça.

Vamos pensar aqui, seguindo a teoria do livro: todos temos escolhas. E se cada escolha possível, não só a que você fez, te recriasse em um outro universo? Onde você estaria? Será que em algum outro universo eu ganho dinheiro com o blog? Eu sou escritora? O blog nem existe? Eu sou uma professora de sucesso? Talvez nem seja professora! Sera que ainda estou com alguém que eu amei e não sei? Será que meus pais tem outra vida? Será que a minha vida é tão diferente e ao mesmo tempo tão parecida com a que levo? Quem eu realmente sou ou gostaria de ser? Já pensaram na imensidade de questionamentos que eu fiz com esse livro?

Não para por ai, quando o Jason se confronta com seus outros eus e fala com eles, é perceptível que até a personalidade dele muda, todo mundo quer de volta a vida que o Jason2 tirou deles, não importa qual vertente da vida do Jason seja, só querem voltar ao normal! 

É tão surreal a experiencia que eu tive que tenho certeza de que a resenha também deva ter ficado um tanto confusa, porém leiam e se questionem. É bem legal poder imaginar onde você estaria se tivesse tomado um rumo diferente no meio do caminho.

Bem gente, é isso. 
Brilhos de beijos e até mais!
Mas antes de ir, me fala, onde você estaria se apenas uma das suas escolhas fosse diferente?

9 comentários:

  1. Não conhecia esse livro e pelo que li, ele aborda uma temática um pouco pesada e polêmica, o que me deixa bem curioso para dar continuidade na leitura. Fiquei bem curioso e já o anotei na minha lista de desejos. Valeu pela indicação.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Oi oi
    O que falar desse livro que mal conheço e já considero pacas? Meninas!! Eu to animadíssima com esse livro, preciso ler. Às vezes bate essa bad de pensar '' e se eu tivesse feito tal coisa, como seria?'' e digo que seria interessante ter uma noção do que estaria por vir, em muitos casos. Adorei.

    Beijinhos||Psicologia de Boteco
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho esse livro bem pesadinho e vi alguma resenhas dele mas n senti vontade de ler. Mas quem sabe dou uma chance ne!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ter uma história bem complexa, mas acho interessante a temática de escolhas, pode ser bem trabalhada.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Já vi algumas pessoas falando muito bem deste livro e minha curiosidade para lê-lo só aumentou com seu post. Adoro narrativas que me permitem viajar e me questionar sobre tudo a minha volta, sem sombra de dúvidas, essas são as melhores. Dica mais do que anotada e espero ler em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiê, não conheço o livro mas fiquei curiosa, atualmente estou me aventurando em outros enredos, te compreendo na questão de algumas vezes nossas resenhas seguirem um pouco o rumo do livro, ou seja ficarem um pouco confusas, a minha última resenha foi de um livro maravilhoso, tentei escrever uma resenha a altura, mas acho que querendo ou não também ficou confusa. Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ola!

    Quanta fofura é essa aqui com esses unicornios? Amei forte.


    Sobre o livro parece der bem viajado mesmo né? mas tenho curiosidade de ler. E irei fazer isso em breve.

    Bjão,
    Diego França, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu já tinha visto fotos desse livro aqui e ali, mas não tinha visto a sinopse ou uma resenha sobre ele. De fato, é meio confuso haha
    Mas achei interessante a premissa de vários eus, baseado em nossas escolhas. Além disso, gosto do questionamento que o livro parece exercer sobre a gente. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha visto algo desse livro, não recordo onde... Mas vi... Bem confuso mesmo e, parece, onde li o relato é o mesmo. Acontece quando o autor quer acertar muitos alvos... Uma pena... É importante não seguirmos as opiniões alheias. Deveras... É importante analisar com os próprios olhos.

    ResponderExcluir