{OPINIÃO} Carnaval Amarelo - Lívia Ferreira

Olá pessoas, como vocês estão hoje?

Hoje eu vim conversar sobre Carnaval Amarelo, mais um livro da Lívia Ferreira ou Afrocaminhão que me emocionou demais.

Pra quem me acompanha no twitter ou no instagram já deve ter me visto falando sobre o trabalho da Lívia. A gente se conheceu por acaso, pouco antes de ela lançar o No Olhar do Invisivel e desde que eu comecei a acompanhar ela e ler as histórias dela, eu vejo o tanto que essa mulher faz pelas lésbicas em suas histórias. 




Carnaval Amarelo é uma releitura de Sitio do Pica pau amarelo onde Dona Benta e Anastásia são um casal, mas a história começa muito antes disso. Quando Anastásia era criança sua mãe lhe deu uma boneca de pano chamada Emilia e ela veio junto com uma história: a cada 50 anos a boneca acorda, mas só se for carnaval, a boneca pode continuar viva se encontrar o amor verdadeiro.


Depois disso, somos transportados para a velhice desse casal apaixonado que vai curtir o carnaval de rua depois de um tempão, inclusive saudades, e bom, acho que já da pra saber o que vai acontecer né?!


"Aquela luz que as envolve é o afeto. O afeto surge do amor verdadeiro, independente de como ele seja. É o que torna tudo vivo, é o qe faz com que tudo seja possível."


Eu não escondo a minha admiração pela Lívia. Foi através dela que eu comecei a entender um pouco mais sobre o que a minha esposa passa na vida dela, sendo negra, lésbica e não performando feminilidade. A Lívia fala muito sobre amor e respeito, sobre quebrar esse padrão dentro da comunidade lésbica e fora dela.


Todas as histórias que ela escreveu são gigantescas só por falar de amor. É incrivel demais saber que nós, lésbicas, temos alguém desse tamanho todo e dessa influência lutando ao nosso lado e poder acompanhar essa jornada é gratificante demais.Se você ainda não leu algo da Lívia, recomendo que leia e acompanhe ela nas redes e pense sobre os debates que ela levanta. 


Carnaval Amarelo é uma história leve, rápida e quentinha. Me deu esperança de dias melhores e de amores melhores, todas nós merecemos isso. Obrigada por mais essa, Lívia!




9 comentários:

  1. Menina do céu, que enredo é esse??? Amei de cara, na primeira linha da sua resenha!!! Li muito Monteiro Lobato da infância, sem muita reflexão e era o que tinha disponível. Já na faculdade, comecei a analisar melhor seu universo e problematizá-lo. Agora já quero ler essa história porque sei que vou curtir.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHAHAHA eu também só fui prestar atenção nas coisas que ele faou na graduação, é uma loucura né. Espero que goste da leitura!!

      Excluir
  2. Oi Bia!

    Li Monteiro Lobato quando era criança e amava assistir O Sitio do Picapau Amarelo. Tenho muita vontade de reler para ter outra visão com o olhar de pessoa adulta e quero também adicionar a releitura de Sitio do Picapau amarelo que você leu. Através da sua opinião parece ser interessante com Dona Benta e Anastásia como um casa. Dica anotada, ainda mais sabendo que é uma leitura leve e rápida de ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca, tudo bem? Não conhecia a Livia mas achei a proposta simplesmente incrível. Gosto muito de releituras ainda mais quando saem tanto da nossa zona de conforto. Também achei interessante o livro ter sido uma forma de você perceber como outras pessoas se sentem acerca de determinados temas. É uma experiência única. Apesar de conhecer O sítio do pica-pau amarelo desde criança não lembro de muitas coisas, então precisaria ler novamente. Amei suas considerações. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Que leitura mais amor, fiquei muito interessada em conhecer melhor essa história, tenho certeza de que ela está repleta de lições importantes.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Que enredo diferente!
    Gosto de releituras e este parece ser bem fofo.

    ResponderExcluir