{OPINIÃO} Reescrevendo Sonhos - Marcia Dantas

Olá pessoas, como estão? 

Hoje eu vim conversar sobre um livro que me tirou um pouco da zona de conforto, mas de um modo bom!


Sinopse: Luciana sempre soube da capacidade de sua mente de criar boas histórias para os seus livros, mas jamais poderia imaginar que também poderiam surgir sonhos tão fora do comum. A escritora, que encontrou a prisão de uma crise criativa depois de uma tragédia vivida, viu nos sonhos com o rosto de uma mulher desconhecida o impulso que precisava para começar um novo livro. No entanto, a ausência de respostas para a origem da misteriosa alucinação acabou não permitindo que a história encontrasse um desfecho adequado. O que ela não poderia esperar era que a ajuda viria de Bárbara, uma pessoa enviada especialmente pela editora, cuja semelhança assustadora com a pessoa de seus sonhos fez com que as perguntas sobre os mistérios de sua mente ficassem ainda mais complexas e intrigantes. Reescrevendo Sonhos é uma história sobre barreiras que são impostas por nós mesmos. E como a mente, um lugar realmente misterioso, pode revelar mais respostas do que podemos imaginar.

 

Esse é o segundo livro da Márcia que eu leio, o primeiro foi um YA que você pode ver clicando aqui. Esse tem uma pegada mais adulta. 

Luciana sofreu um acidente e ficou com muitas cicatrizes psicológicas dessa situação, por isso ela pensa que não conseguirá mais escrever novas histórias e foi muito maluco perceber que isso acontece comigo também, sempre que eu tô num período meio ruim, eu sinto que minha criatividade some e eu não consigo produzir coisas legais e relevantes, às vezes até a leitura se torna penosa.

Quando a Luciana conhece a Bárbara e ela se dá conta de talvez testar coisas novas e se permitir novas coisas não é tão assustador ou ruim quanto parece é muito impactante. Eu também demorei a entender que me abrir pra coisas novas, mesmo que aos pouquinhos, não é o bicho de sete cabeças que eu achei que seria.

"Você tem a quantidade exata de memórias que precisa dentro de si: nem mais, nem menos. O restante é só tormento desnecessário."

O livro é muito bem escrito e as personagens são muito cativantes. Em alguns pontos eu senti uma dificuldade de ler, mas acredito que isso se deva ao momento que eu tava passando na minha vida. 

É muito bacana ver que a Luciana faz terapia pra poder lidar com tudo que ela passou e passa, pra se entender. Não romantizar esse processo do luto e das dificuldades que ela passa foi o ponto chave dessa história pra mim! O desenrolar da história também é muito fofo, eu acabei a história de coração quentinho!

Recomendo a leitura mas com cuidado, o livro fala sobre assuntos que podem ser sensíveis pra algumas pessoas.

 


8 comentários:

  1. Eu gosto muito de livros que trazem o tema d luto como foco central e sempre aprendo e reflito muito com o que leio. Já anotei esse aqui pra ler também e acho que vou gostar!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    você sabe que isso acontece comigo também ? Sempre que estou não tão bem, fico bloqueada, isso me frustra. Como você também tenho momentos em que tenho dificuldades em seguir a leitura e percebo que meu "emocional" reflete diretamente no desenvolvimento da leitura.
    Terapia é algo que ajuda muito. Fico feliz que possamos falar deste tema neste livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já me identifiquei um pouco com a protagonista só em ler a resenha. Também me sinto "bloqueada" quando numa fase bem ruim e geralmente a leitura acaba afetada de alguma forma, por mais que eu lute para encontrar conforto nos livros.

    Fiquei curiosa em descobrir o motivo dessa semelhança entre a mulher do sonho e a Bárbara. É um livro que eu gostaria de ler, com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Não conhecia essa história, mas fiquei super curiosa para poder conferir! Me identifico muito também com essa questão de passar por situações difíceis e acabar criando barreiras para planos e metas que faço. Já anotei a dica. Quero muito conferir essa história!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Achei a capa bem delicada, chamou minha atenção a paleta de cores também. Eu estou gostando muito da postura dos escritos de hoje, estão se preocupando em falar sobre assuntos difíceis, mas com responsabilidade. Isso é muito importante. Já vi que o livro tem tudo para me tocar. Procurei na Amazon e vi que está no kindle Unlimited, não leio ebook, mas já marquei para avisar as meninas do blog. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia!
    Não conhecia esse livro, mas gosto quando a abordagem do enredo nos traz reflexões e ensinamentos, tenho mente aberta a aprender e não julgar o diferente que todos temos, é nosso direito. Gostei da capa, vou colocar ele na minha lista, obrigado, as dificuldades e os tombos vem para nos fazer reerguer é isso que senti lendo sua resenha, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Nossa, não conhecia o livro mas achei a premissa simplesmente incrível. Bloqueio criativo é bem complicado ainda mais quando o que fazemos depende quase que exclusivamente disso. Imagina sonhar com alguém que nunca viu na vida? Surreal! Eu quase não consigo lembrar dos sonhos que tenho durante a noite e quando lembro são só alguns flashs. Fiquei bem curiosa para saber o que ela vai escrever. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Realmente percebi pela premissa que poderia trazer assuntos sensíveis. Assim como você, ele seria fora da minha zona de conforto, mas não custa nada tentar né? Adorei a indicação e resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir