Mais um texto sobre a vida

 

Photo by Jeff Nissen on Unsplash

Faz uns dias que tô sendo atormentada pela falta de criatividade. Uns dias não, uns bons meses. Sabe quando a gente tenta fazer alguma coisa, sabe que pode fazer melhor mas esse melhor nunca chega? Então. As vezes eu pego a camera pra tirar foto e nada sai, eu só não consigo. Acredito que isso se deva ao momento que a gente vem vivendo, afinal, quam aguenta quase dois anos presa em casa, sem poder ver gente, mantendo relações virtuais?

Não vou entrar em detalhes a respeito da minha situação pessoal, mas agora as coisas parece que acalmaram e eu tô consegindo colocar as coisas no lugar, reorganizar minha rotina e voltar a ter meu tempo, mas foram meses vivendo dias sombrios demais. Na sessão passada com a minha psicológa, ela disse que eu tenho uma mania de querer controlar o descontrole. Pode parecer confuso, mas é muito verdade.

Eu sou muito dependente da sensação de controle, de saber o que eu vou fazer no dia e pensar em todas as coisas que podem dar errado naquele dia. Mas agora, no meio de uma pandemia e com trocentas outras crises acontecendo, eu não tenho mais o controle de nada e juntou com o que eu passei e isso afetou tudo! Meu trabalho, as leituras, meus estudos, meu conteúdo. Eu simplesmete não conseguia ler nada, nem produzir nada foi horrivel.

Quando eu parei pra pensar sobre isso, eu percebi que eu tava "normalizando o absurdo". Eu tava me cobrando fazer coisas e ter atitudes que, antes da pandemia eu tirava de letra e hoje me exigem um esforço tremendo, quase como se lavar louça acabasse com todas as minhas forças. Claro que eu fiquei super bitolada com isso e comecei a refletir sobre isso e tentar internalizar algumas coisas.

Tá tudo bem ter dias em que você não consegue atingir o nivel de ontem. Tudo bem não conseguir ler, não conseguir fazer coisas que você gostava muito de fazer. Todo mundo tem dias ruins e ultimamente parece que nenhum dia é 100% bom. Faça terapia, procure ajuda e tire um tempo pra você, pra cuidar do cabelo, do rosto, levar seu pet pra passear, faça algo que te deixe feliz e te relaxe. Eu tenho tentado fazer isso e pensar que minha forma de criar é bonita sim e importante sim. Eu preciso acreditar em mim.

Espero que isso tenha te acalmado de alguma forma, saiba que eu acredito em você.

10 comentários:

  1. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Você não está sozinha nesses sentimentos. Acredito que todos estão vivendo dias assim. E sabe, quando paro para pensar, reflito que muito vem de nós, às vezes somos nós que nos pressionamos, nós que nos culpamos. Temos que abandonar toda essa carga negativa e ter fé e esperança de que vai melhorar.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  2. Essa semana eu assisti um video em que a pessoa falava que nascemos como uma bomba de criatividade e ao longo dos anos, conforme vamos nos adequando e entrando na forma dos padrões, nossa criatividade vai se limitando e acho que concordo com isso, ao mesmo tempo, sou um pouco como você , de me cobrar ser criativa e nem sempre consigo. Amei seu texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Nossa, eu me identifiquei muito com seu texto. Eu passei por altos e baixos desde que a pandemia começou, mas estava me cobrando muito pra conseguir produzir conteúdo e manter as leituras em dia, mesmo quando não tinha criatividade e ânimo para fazer nada. Agora estou tentando ficar mais tranquila com isso, levar as coisas no meu ritmo e respeitar que tem dias ruins em que as coisas que estão acontecendo me afetam mais. Ai nesses dias procuro ficar mais quieta e respeitar meu momento até me sentir melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca.

    Eu te entendo perfeitamente, já tentei controlar algumas situações que não estava ao meu alcance e isso acaba desgastando muito. Principalmente a criatividade. Hoje melhorei bastante, mas lembre-se uma coisa tenta ficar tranquila, pois não é só você que está passando por isso. Nós estamos vivendo momentos complicados e tem dias que são ruins mesmo. Não se força à nada, faça tudo no seu momento.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca, tudo bem? É curioso pensar que muitas vezes nos sentimos perdidos e não sabemos qual o próximo passo. Acredito que um pouco desse sentimento deve-se ao momento pelo qual estamos passando e todas as expectativas que nutrimos e não foram supridas entende? Encontrar as pessoas, viajar, alguns planos em suspenso. Vivenviar isso durante um tempo pode não afetar tanto mas a longo prazo acaba nos desmotivando. Mas talvez seja apenas uma fase logo tudo volta ao normal concorda? Quanto ao bloqueio criativo ele reflete um pouco sobre o que estamos vivendo ou sentindo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca,
    acredito que esse é um sentimento coletivo. O momento que estamos vivendo não tem precedentes em nossa geração, aconteceu tudo tão de repente e sem data pra terminar, que é impossível passar por isso sem sentir os conflitos internos se chocando constantemente. Eu também sou maluca por controle e ultimamente tenho sofrido por não conseguir me organizar como gostaria, tenho mil ideias, mil livros que gostaria de ler, começo várias coisas mas não consigo avançar satisfatoriamente com nenhuma. Isso desencadeia em mim uma frustração enorme que tem me atrapalhado muito no dia a dia. Estou tentando ponderar mais as coisas e não me deixar afetar tanto com isso, mas é difícil. Torço para que dias melhores surjam logo no horizonte.

    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Me identifiquei muito com o seu texto, as vezes fico assim também e parece que tudo trava, não consigo fazer nada e por não conseguir agir fico ainda mais agoniada. Mas temos que entender mesmo o momento tão dificil que todos estão passando e as vezes tirar uma pausa pra gente sem se cobrar por isso também faz bem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Espero que ao poucos você diminua a auto cobrança, no passado eu fazia isso aí eu fui reduzindo aos poucos. Hoje em dia tento balancear entre as coisas que preciso fazer e as que eu realmente gosto de fazer.

    ResponderExcluir
  9. acho que é natural sentirmos isso né, ainda mais levando em conta a situação do mundo e nossos dilemas sociais e politicos eu ando sentindo muito disso também falta de criatividade, desmotivação.

    ResponderExcluir
  10. Olha, quando estou assim ' sem criatividade', gosto de viver o vazio, aproveitar. sobre ficar me casa, está tranquilo para mim, sou esquisita mesmo. Que bom que já está conseguindo colocar as coisas me dia, produzir mais.

    ResponderExcluir