Elite - Resenha de Unicórnio


Mais uma produção original Netflix e desta vez direto da Espanha. Elite é uma serie focada nos conflitos adolescentes, embora sua classificação indicativa seja para maiores de 18 anos. 
Muito sem vem falando que essa serie um especie de Rebeldes espanhol e hoje vamos saber se eu concordo com essa comparação, bora lá.




                              
                                                                            ELITE
                                                                        Nota: 7,5/10




Sinopse: Depois de um problema na escola que frequentam, três alunos do ensino público são transferidos para a Las Encinas, a melhor e mais exclusiva escola na Espanha, onde os filhos da elite estudam. O choque entre os menos favorecidos e aqueles que têm tudo culmina em um assassinato. Agora resta saber: quem está por trás do crime?
Pela Sinopse você já tem uma certa noção de que essa série teen está mais para Pretty Little Liars do que Rebeldes. Houve algumas outras comparações como Glee, sinceramente eu não sei o que se passou na cabeça dessa pessoa para ter essa ideia de comparação. 
Minha opinião em relação de comparar essa série com outras de mesmo publico alvo é Gossip Girl e Pretty Little Liars. Ao terminar primeira frase que veio a minha cabeça foi:
" ... Adolescentes agindo como adultos e adultos se agindo com adolescentes, guardando segredos, espalhando fofocas tudo em meio a uma riqueza opulenta. Esta comunidade é tão elitista que não se consegue comprar sua entrada nela, é um direito de nascença..."(Gossip Girl 06x10)

Analisando essa frase pra mim existe um paralelo muito grande com o pano de fundo de Elite. As minhas impressões sobre a série de inicio foi bem ruim, eu não queria passar do primeiro episodio. Talvez o contraste no estilo de narrativa espanhol, que me lembrou um tom novelesco do Sbt, mas isso não se mantém e logo você consegue adentrar aquela historia.

Elite possui muitos temas da atualidade colocado em discussão e no desenrolar da trama principal algumas coisas vão se perdendo e são deixadas de lado, me incomodou bastante.
Outra comparação inevitável foi com Skins, existe cenas bem explicitas de sexo na serie o que provavelmente resultou na censura +18, porém a cenas de Sexo fazem parte do contexto da historia e não estão lá apenas por estar, elas tem fundamente de desenvolvimento para alguns personagens.

Tendo muitas questões sociais abordadas em seu enredo como HIV, Homossexualidade, Drogas, Religião, Poliamor e claro a Divisão social de Classes.

Falando agora um pouco sobre os personagens sem Spoiler, Difícil!

Vou começar pelo mocinho Samuel (Itzan Escamilla) Um dos três bolsista, tudo que posso dizer é: Como ele é chato, chato demais, seu personagens tem uma inocência e bussola moral que bate de frente com a mocinha da história, chega a ser fofo e você torce por eles até um determinado ponto, depois você só pensa em como ele é uma pessoa boa demais naquele mundo e se questiona o que ele está fazendo ali.

Nadia (Mina El Hammine) Amiga de Samuel, Também uma das bolsista de uma família tradicional palestinas ela traz um equilíbrio em relação aos outros personagens, e para mim  MELHOR Personagem desta série; ela é mais que um esteriótipo, uma personagem com uma dinâmica fantástica embora pouco explorada em sua trama  familiar.

Christian (Miguel Herrán) amigo de Samuel e Nano um dos Três bolsista, Tenho que aplaudir que atuação boa, nada se vê do personagem Rio de La Casa de Papel, ele nos entrega uma pessoa completamente diferente, divertida, Galante com um carisma sem precedente, ele tem um enredo que vai te surpreender.

Nano (Jamie Lorente) Irmão mais velho de Samuel que acabou de sair da penitenciaria e esta tentando se ajusta a sociedade, tenho que dizer que ele muito mais carismático que o irmão, o ator também vem do Sucesso de La Casa de Papel e também consegue nos fazer diferenciar Nano de Denver em alguns momentos.

Marina (Maria Pedraza) Irmã de Gusmán e filha do responsável pela quedo da escola que resultou na transferência dos três bolsista. Personalidade desda pessoa se resumi em instável, muitos momentos eu tive tanta raiva das coisas que ela vai fazendo e da ruim, não consegui acreditar como ela não podia ver as consequências das decisões, a atriz também vem do sucesso de La Casa de Papel e aqui mais explorada nos entrega uma boa atuação.

Gusmán (Miguel Bernardeau) Irmão de Marina, um dos lideres da classe e acaba se virando o antagonista de um dos bolsistas, mostrando arrogância e o desdem da elite. Fora isso ele também tem seus conflitos interno e vai evoluindo ao longo da narrativa.

Lu (Dana Paola) Ela é amiga do Gusmán e chata demais, personagem fica no esteriótipo de antagonista e é isso, ela tem uma redenção nos 45 do segundo tempo, praticamente nos minutos finais da série.

Carla (Ester Expósito) Oh Carlaaaa eu te amei... ops me empolguei. Melhor amiga de Lu e Namorada de Polo, Filha da Marquesa com a mente aberta, se aproxima de Christian e você já imagina a situação. Eu não dava nada para essa personagem até a metade série.

Polo (Álvaro Rico) O namorado de Carla, amigo de Ander e Gusmán, ele tem duas mães bem sucedidas e uma mente aberta , com muitos fetiches, ele se mantém como um garoto um pouco introvertido e covarde em alguns pontos da narrativa.

Ander (Arón Piper) Melhor amigo de Gusmán, um cara tranquilo passando por uma fase de duvidas e descobertas, sobre ele mesmo e o que gosta de fazer. Particularmente no inicio não gostei muito dela, mas conforme a historia anda você vai se afeiçoando.

Osmar (Osmar Ayuso) Irmão da Nadia e melhor amigo de Samuel, também vindo da Família tradicional palestina e vem assim como Nano nos dar a temática dos personagens fora da escola.

Eu recomendo Elite para que você veja devagar, embora ela tenha uma coisa surpreende no final de cada episódio que te deixa com gostinho de próximo, não acho que ela seja para uma maratona. A série não tem uma narrativa linear e nos primeiro minutos você já sabe o que aconteceu, todo o resto e a investigação baseada nos depoimentos de cada personagem.
Se você já assistiu deixa um comentário falando sua opinião. 
Forte abraço.

                                                                         




3 comentários:

  1. Olá,

    Vi muito gente falando sobre essa série nova, mas nunca vi uma resenha tão bem explicada, tenho uma certa dificuldades com narrativas não lineares, achei sua dica de ver aos poucos super válida, acho que vou dar uma chance a essa série.

    Beijos e parabéns pela resenha..
    http://blogancoraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Então, essa série tem um pouco de Rebelde sim. Essa questão dos bolsistas, da diferença entre classes sociais, da abordagem sobre homossexualidade e drogras... tudo isso tinha na novela também rs Mas para mim é uma mistura de PLL, Rebelde e Gossip Girl, três programas que eu adorava, então vou assistir! rs Fiquei bem curiosa e apesar de não ser algo para maratonar, vou dar uma chance.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tenho visto tantos elogios para essa série que já estou com ela na minha interminável lista, ler a sua opinião me fez querer ver é logo rsrsrsrs Adorei!

    ResponderExcluir