Olá pra você aí do outro lado! Hoje eu vim contar sobre minha experiência com o livro “Os Fantasmas Entre Nós”, romance de estreia de Gih Alves que saiu ano passado - 2023 - pela editora Seguinte e que meu melhor amigo me deu de presente! (Obrigada migo, te amo <3)

A história se passa dentro da Agnes Dantas, uma universidade bastante famosa onde se estuda magia e coisas sobrenaturais. Mas não ache que a fama da universidade vem só daí: a instituição é famosa porque todos os anos dois alunos morrem de maneiras misteriosas e violentas nas dependências da universidade.


Dito isso, conhecemos a Manu, uma das personagens principais, bolsista na Agnes Dantas e que também desempenha algumas atividades extracurriculares que tomam bastante tempo dela. D outro lado, temos Isadora, ex melhor amiga da Manu. As duas se desentenderam em algum momento do passado e agora não são mais tão próximas assim. Entretanto, depois que elas são atacadas por uma fantasma no banheiro - sim, a própria Loira do Banheiro - elas percebem que podem ser as próximas a morrer dentro da universidade e, bom, agora é tentar superar essas diferenças e sair viva de toda essa história, com sorte, também romper essa maldição de mortes dentro da Agnes Dantas.


Os Fantasmas Entre Nós tem um vibe Dark Academia que me agradou bastante e eu adoro essa coisa de universidade amaldiçoada e investigação que é uma parte importantíssima do livro, pois, aparentemente, ninguém sabe como essas mortes começaram e porque elas acontecem, Manu e Isa vão ter que descobrir tudo isso sozinhas e tentar fazer alguma coisa a respeito disso.


O livro é extremamente fluido e tem menos de 300 páginas, sabe aquelas histórias pra ler em um domingo tedioso e acabar no mesmo dia? É esse. Outra coisa que gostei bastante foi a relação entre as protagonistas: elas têm um interesse amoroso mútuo, mas alguma coisa deu ruim no meio do caminho da amizade, então elas precisam entender o que rolou e tentar arrumar isso tudo enquanto estão sendo perseguidas por fantasmas, estudando pras provas e ouvindo vozes nas paredes, ou seja, sensacional!!!


Esse estilo meio dark academia é algo que não tenho muito contato, todas as vezes que tentei, acabei abandonando a leitura por não entender direito o que tava rolando, mas esse me pareceu uma boa porta de entrada pra esse estilo de narrativa que se tornou popular aqui no Brasil tem pouco tempo, e, pelo que entendi, é estilo que os personagens são MUITO estudiosos e que “crescem na vida” através da validação acadêmica. Uma das referências da história é a Maldição da Mansão Bly, que é uma série que eu amo perdidamente!!


Mesmo que em alguns momentos a história tenha sido mais “corrida”, não acho que isso atrapalhou minha experiência porque eu adoro ler o livro todo de uma vez só; as descrições mais sombrias e dark são muito bem feitas e a ambientação é sensacional, uma coisa bem brasileira mesmo, amei!


Espero que você tenha gostado do post e me conta se você já leu ou quer ler esse livro! Até a próxima :)


Sinopse: Na Universidade Agnes Dantas, os estudantes aprendem com o paranormal. Embora seja admirada em todo o país, a instituição só não tem uma reputação perfeita porque, todo ano, pelo menos dois alunos morrem em suas instalações sob circunstâncias suspeitas.

Para Manuela e Isadora, as provas, a vida longe da família e os sentimentos confusos que uma tem pela outra já são problemas suficientes para ocupar a cabeça. Até que, depois de serem atacadas por uma fantasma loira em um banheiro da universidade, elas se dão conta de que podem ser as próximas vítimas dessa trama — e, ao tentarem desvendar esse mistério, vão perceber que há mais fantasmas entre elas do que imaginavam.