A Ireia - Resenha de Unicórnio


Autora: Daniele Alves
Editora: Giostri
140 páginas
Nota: 3,5 /5

Sobre a obra: 

“A Ireia” - O mundo é muito mais complexo do que aprendemos ao longo da vida. Os seres humanos estão em meio a uma batalha milenar e nem fazem ideia deste fato. Ireias e caçadores, raças que vivem nas sombras do mundo humano, travam esta batalha. Os ireias, criaturas boas por natureza tentam entender os mistérios que envolvem a própria origem e os caçadores que os matam sem razão aparente. Em meio a este mundo, há Mia Fords: uma garota que cresceu sem conhecer estes perigos, mas que agora será obrigada a entender que sua história vai muito além do que foi contado por seu pai.

Minha Opinião: 

            A estória tem como personagem principal Mia, e é com ela que começa a estória, quando ela vê sua vida mudar de ponta cabeça, quando é perseguida e a verdade sobre o seu passado é revelado. Eu gostei do livro, apesar de ter algumas críticas sobre, o gênero é fantasia, com uma pitada de mistério, se passa no Brasil, mais especificamente em Pernambuco, diferente, que por si só já nos atrai, tem uma narrativa fácil, leve e rápida de ler. 
            É um livro curto, confesso que no começo antes de saber que tem continuidade, porque sim, ele tem mais três livros, ou seja é uma saga, o segundo e o terceiro já estão escritos, ainda não publicados, eu achei que ele dava um rascunho para uma boa saga, com ideias e propostas interessantes, então creio que a sequência vai preencher o que falta nesse livro. Foi uma grata surpresa descobrir que tem mais, porque é uma leitura envolvente, que te prende. 
            Nota-se que é uma escritora iniciante, percebe-se pela escrita dela, isso não é uma crítica, apenas um fato. Ao meu ver ela deveria ter adequado a vestimenta dos personagens ao ambiente em que estão inserido, porque eu sentia calor só de ler como estavam vestidos algumas vezes, eu sei que no Nordeste também se usam blusas de manga longa, moletons, sim, isso mesmo, para você que nunca foi lá é comum encontrar jovens usando casaco.  
            Se os sobrenomes fossem todos típicos daqui iriam ser muito legal, sabe, dá aquela cara nacional, ia ser muito mais interessante ao menos ao meu ver. Se esse livro fosse mais detalhado com mais páginas, entendo e respeito o fato de não ser, pois se parar para pensar faz certo sentido a estória ser assim, visto que ela tem um mistério por trás, os Ireias não sabem quase nada sobre suas origens e inimigos, então creio, e espero que o próximo seja mais explicativo, pois meio que ficamos no escuro. 
            A Mia aceita muito fácil que não é humana, eu acho que ela poderia e deveria ter surtando, e como ela não percebeu ter algumas habilidades especiais, fora ela não ter pirado ou ficado com medo de algo que ela nunca viu na vida, sabe era tudo natural, sei que ele viveu isso quando criança, mas ela não se lembrava. 
            Também acho que o pai da Mia deveria ter contado a estória deles como se fosse uma estória de dormir para crianças, como se dando pistas. Bom, não sei se eu que sou muito cética, porém eu ficaria com o pé atrás mesmo que eu tivesse visto as coisas, iria tentar achar explicações lógicas e racionais, e dificilmente conseguiria de cara acessar um poder que nem sabia que tinha, sim, eles tem poderes. 
            O livro é muito vago em algumas partes, a narrativa é em primeira pessoa, então sugiro que preste atenção para não se perder na leitura, visto que troca de narrador sem aviso, a maioria é narrada pela Mia, mas em algumas partes são outros personagens que narram. 
            Talvez essa seja uma das resenhas mais críticas e dura que fiz até o momento, porém é a minha opinião, isso não quer dizer que não gostei do livro, só que é algo bom, que poderia ser excelente, maravilho, ele tem potencial. Eu pretendo ler os próximos livros, e fazer a resenha para vocês, claro. 
            Como disse acima, é uma saga, Os Ireias é o nome dela, este livro está disponível no wattpad da escritora para degustação, e a venda nas livrarias, e o segundo livro se chamará O Jardim, e começará a ser publicado em março no wattpad, segue abaixo a sinopse: 

            Mia Fords descobriu sua verdadeira natureza, junto a Julian, o homem pelo qual se apaixonou, embarcou em uma aventura sem certeza de retorno.   
"Esqueça tudo que você acha que sabe sobre os caçadores."  
Chegou o momento de entender os mistérios de sua raça, assim como compreender seu verdadeiro inimigo.   
De caça à caçador. A grande batalha pelo destino do mundo se aproxima e as respostas para séculos de histórias controversas, será a arma para vencê-la.  
  
          De cara já gostei, chama a atenção, nos dando vontade para ler, agora é esperar, enquanto isso termino minha resenha por aqui, contraditora, visto que apesar de ter gostado, fiz muitas críticas, é o livro perfeito para ser ler numa tarde que não se tem nada para fazer.
            Agora me digam, vocês já leram? Se sim, gostaram? Acham que peguei pesado demais?

Redes sociais:

Wattpad: @DannyASilva
Skoob: A Ireia 

Beijão, até a próxima
MaLê


48 comentários:

  1. Oiee tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas achei essa premissa bem lugar comum.
    Não despertei muito a vontade de fazer a leitura, mas acredito que pra quem curte esse estilo, vai gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e contigo?
      Certo, entendo, não podemos agradar a todos, afinal cada um tem seu gosto.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  2. Li umivro recentemente que me passou a sensação de falta de pesquisa, tipo o autor não veste os personagens conforme a época/regiso em que vivem, isso deixa a leitura superficial.
    Sobre isso de "aceitar fácil demais que não é humana" eu passei por isso em um livro que tô lendo, os personagens tem poderes, mas eles aceitam isso fácil demais, tipo " Ah que legal, eu posso voar. Super normal isso!" KKkkkkkkkk
    Acho que deveria ter uma revolta, uma indignação por terem escondidos deles e tal.
    Mas como você disse a autora tá começando, quem sabe os próximo livros que dão continuidade a este não sejam melhores? Vamos torcer pra que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que faltou isso uma revolta por parte da personagem principal, falei com a escritora e ela escreveu o livro em 2016, e que desde então sua escrita melhorou, falou também que pretende refazer o livro, melhorar algumas coisas, então vamos ver como vai ficar.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e não consegui me interessar pela leitura, mas pode ser que a série toda me interesse mais. Gostei da sua resenha e da sua sinceridade, espero que os próximos volumes sejam melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e contigo?
      Sim, estou ansiosa pela continuação, tenho grandes expectativas sobre.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  4. Gosto deste tipo de resenha porque ela costuma ser mais sincera! Espero que goste do próximo, vou acompanhar a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada. Eu também. Estarei ansiosa esperando o seu comentário quando isso acontecer.
      MaLê

      Excluir
  5. Oii, tudo bem?
    Realmente não conhecia essa obra e de certa forma fiquei interessada em conhecer melhor diante da sinopse, mesmo pela baixa avaliação, ótima resenha e parabéns pela sinceridade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo e contigo?
      A escritora pretende futuramente e revisar e arrumar algumas coisa para melhorar, visto que foi escrito em 2016, e a escrita dela melhorou bastante segundo ela, esse foi o primeiro livro que li dela, então não posso afirmar nada. Obrigada, fiquei feliz em saber que você e tantas outras gostaram da minha sinceridade.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  6. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas já vou anotar a dica, adoro fantasia e mistério principalmente uma mocinha que tem que mostrar seu valor ou lutar pela sua sobrevivência, vou esperar pelo menos sair o segundo da saga não tenho paciência de esperar continuações, obrigado pela dica sua resenha está impecável, parabéns. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, também gostei por passar no Brasil e a personagem principal ser mulher. De nada e obrigada a você, fico feliz em saber que gostou da resenha.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  7. Olá

    É comum acontecer falhas na pesquisa que consequentemente atingem a ambientação dos personagens. É erro de principiante e até perdoável, porque nenhum escritor acerta de primeira.

    A história em si me chamou a atenção e já lerei sem muitas expectativas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Sim, ela escreveu em 2016, porém pretende futuramente fazer uma revisão e arrumar as falhas.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  8. Tudo e contigo?
    Ela pretende futuramente fazer uma revisão do livro, então quem sabe você não se encante por ele

    Beijão, MaLê

    ResponderExcluir
  9. oi!
    Eu não conhecia o livro, mas a historia parece ser bem interessante.sou uma grande fã de adoro fantasia e mistério ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Que bom, então aguarde que mais para frente tem resenha dos outros livros dessa saga
      Beijão, MaLê

      Excluir
  10. Olá!
    Ainda não tinha visto esse livro, mas gostei da sua opinião.
    Gosto muito de fantasia, por esse motivo pode ser que eu dê uma chance a obra.
    Adorei sua resenha, estou aguardando sua opinião sobre os próximos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada, fico feliz em saber que você gostou, eu estou ansioso pelo seu comentário quando a resenha sair.
      Se estiver com duvida se vai dar ou não uma chance ao livro, leia a degustação disponível no wattpad
      Beijão, MaLê

      Excluir
  11. Oi,
    Gostei bastante da sua opinião sobre o livro! Eu ainda não li, confesso que fantasia não é a categoria que mais leio, apesar de gostar bastante!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada, fico feliz em saber que gostou da resenha. Também não sou de ler muito fantasia apesar de gostar.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  12. A prerrogativa do livro chama a atenção e sua análise crítica, também favorece que o leitor se interesse pela leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oiiieee

    Acho que por ser a estréia da autora alguns errinhos são normais até, o ser muito vago em alguns aspectos às vezes frustra o leitor, mas como se trata de uma saga acredito que haverá explicações mais detalhadas talvez nos próximos livros mesmo. De momento não é uma obraq que leria, porque não estou no clima pra leituras assim, mas achei a dica interessante e foi bem legal conhecer sobre a obra.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu também acredito nisso, e aparentemente é o que vai acontecer, se eu não me engano terá coisas que só será respondida no livro 3.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e não costumo ler muita fantasia. Mas eu achei interessante a história se passar no Brasil e não sei se iria curtir essas partes vagas no livro. Enfim, gostei bastante da sua resenha, justamente por causa da sua sinceridade ao falar da obra.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo e contigo?
    Fico feliz em saber que gostou
    Beijão, MaLê

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Confesso que ainda não conhecia esse livro, mas a premissa é bem bacana! É um gênero que eu leio bastante, me interessei pela história, vou anotar a dica ♥️♥️


    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou, fico feliz em saber.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  17. Olá, tudo bem Mariana?

    Eu não conhecia o livro e a autora, a editora já conhecia e tem bons livros. Achei interessante a premissa e gostei da sua publicação, mas no momento não pretendo realizar essa leitura, quem sabe no futuro?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Não conheço o livro e nem a autora. Imagino que ela deu um duro danado para escrever essa história, principalmente levando em conta que se trata de uma saga e tem outros livros como continuação. Desejo sucesso pra ela.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada, sim, afinal, escrever um livro não é fácil.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  19. Oi Mariana, sua linda, tudo bem?
    Não deu muito para perceber aonde a saga irá nos levar. Então, ficarei atenta às demais resenhas dos outros volumes para ter uma opinião fechada se gostei ou não dessa história. Gostei muito da sua resenha sincera.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá., tudo e contigo?
      Fico feliz em saber que gostou, estarei esperando ansiosa o seu comentário nas futuras resenhas dessa saga.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  20. Olá!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas gostei da premissa e fiquei curiosa por saber que se passa em Pernambuco, aqui na minha região (Sou da Paraíba). Eu gostei da tua resenha, também costumo ser bem sincera nas minhas, e uma critica construtiva, deve sempre ser visto como algo positivo.
    Vou aguardar mais sobre a série.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada, fico feliz em saber que você gostou da resenha. Ficarei aguardando seu comentário nas próximas resenhas referentes a essa saga.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  21. Olá!
    Amo os livros no wattpad, esse ainda não conhecia, mas me ariscaria sim em ler ele. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Eu também amo os livros de wattpad, acho que já perceberam rs. Fico feliz em saber que gostou da resenha.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  22. Olá, tudo bem? Pegou pesado não menina haha Cada um tem direito de ter sua opinião e você expôs a sua de forma bela e sincera, sendo mega respeitoso com a autora. Confesso que não leria pela questão de ser série. Ando fugindo um pouco de iniciar novas antes de terminar as 500 que tenho pendentes, mas como fantasia é algo que gosto muito, ainda mais sendo nacional, com certeza futuramente daria chance. Ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e contigo?
      Obrigada, fico feliz em saber que você ache isso, confesso que fiquei com esse receio.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  23. Oi, tudo bem?
    Apesar de gostar muito de fantasia, esse não é bem o estilo que me agrada e confesso que o enredo não despertou minha curiosidade. Além disso, algumas coisas que você mencionou me incomodariam muito, como o fato de acontecerem trocas de narradores sem aviso.
    Infelizmente, vou passar a dica dessa vez. Mas já que você pretende ler os próximos livros, espero que eles sejam melhores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo e contigo?
      Eu também espero que sejam melhores.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  24. Oi, continue fazendo resenhas sinceras assim, viu♥?! Eu ainda não conhecia o livro, e pelo seu post, o que mais achei interessante foi a ambientação em terras nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada, vou fazer. Sim, isso me atraiu também, passar aqui no Brasil, mas especificamente em Pernambuco.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Gosto muito de fantasia e de mistério, é sempre uma mistura interessante. Vou deixar a dica anotado, pois não tinha visto ainda.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  27. Oi MaLê!!
    Nossa, primeiramente eu quero falar que adorei sua sinceridade de pontuar tudo que não gostou e que poderia ser melhorado. O povo tem medo de fazer críticas sinceras, principalmente de livros nacionais.
    Segundamente rs, infelizmente não foi um livro que me chamou atenção.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir