{OPINIÃO} O Amor não é Óbvio - Elayne Baeta

 Olá pessoas, como vocês estão?

Hoje eu vim conversar sobre um dos livros que estavam na minha lista de livros pra ler até o fim do ano. Como sempre, atrasada no rolê, só consegui ler esse livro no fim do ano e nossa, me pergunto porque eu não li ele antes! 



O amor não é óbvio conta a história da Íris, uma adolescente que tá terminando o ensino médio e é viciada, secretamente, na novela Amor em Atos a qual assiste junto com sua melhor amiga idosa, secretamente também. Tudo parecia normal como sempre foi, até que não está mais.

Cadu Sena, a paixão platônica da Íris desde muito nova, está solteiro! Mas não só isso, a ex namorada dele, Camila Dourado, começa a namorar uma garota misteriosa chamada Édra Norr. Agora ela tem a chance de finalmente conquistar o seu grande amor platônico, mas também quer saber quem é essa tal menina e porque ela causa sentimentos tão estranhos nela. 

Nesse cenário de cidade do interior, novelas, espionagem em nome da ciência, saídas do armário, descobertas, primeiras vezes e adolescência é que se desenrola O Amor não é Óbvio. Um livro leve, mas que significou muito pra mim enquanto mulher lésbica!

“Quando a gente não defende o que acha certo, estamos sendo covardes também.”

 Esse livro me pegou logo de cara! Eu acompanho o trabalho de Elayne tem um tempo e fiquei muito feliz quando a hora de ler esse livro chegou. A narrativa dele é bem simples, não tem floreios, mas é muito poderosa. A Íris é uma personagem que é muito real, eu facilmente estaria no lugar dela, mesmo com as coisas erradas que ela faz. E a Édra tem aquela aura de mulher enigmática, que fala coisas com duplo sentido e que não mede esforços pra conseguir o que quer, e eu amei esse casal!

Foi muito gostoso acompanhar esse amor nascendo e as descobertas acontecendo pela visão da Íris, que é super insegura de tudo e que tá tentando entender seu lugar nesse mundo de adolescentes e virgindade e hormônios e tudo o mais que a adolescência envolve. Claro que não seria um romance lésbico completo se não rolasse um mistério por ali e coisas complicadas e isso tem de sobra!

Apesar das inúmeras criticas que eu vi que fizeram a esse livro, eu digo que ele foi importante pra mim como pessoa. As vezes me pego imaginando quem eu seria se eu tivesse lido esse livro quando eu era adolescente, que é algo que a Elay fala muito, é recente isso de chegar em livrarias e pedir por um livro lésbico e ler algo que te represente e não precisar ficar imaginando que as personagens ali são duas mulheres e isso é grande demais!

Eu vou levar a Dona Símia, a Édra, a Íris e todos os outros personagens comigo por muito tempo, essa história é grande demais e tem muito peso, eu fico muito feliz por Elay ter tido a coragem de botar essa história no mundo, fez a diferença pra mim.

 


23 comentários:

  1. Olá
    Gostei muito de ler sua resenha, em especial porque não conhecia a obra. Pelo que compreendi, parece ser uma história bem expressiva e importante pela temática explorada. Quero conferir logo também!
    Beijos, Fê
    Modoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza né, falar de lésbicas é sempre importante e relevante!

      Excluir
  2. Acho a premissa deste livro genial e fico imaginando o quanto não acontece na vida real. Quero muito ler e acho a autora uma fofa!!!
    A capa também está bem caprichada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! É uma belezinha, acontece muito na vida real e eu amei o exatamente isso, a realidade da história!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Acho que a mágica da literatura é essa, ter diversas opiniões sobre uma mesma história. Eu vi vários comentários tantos positivos quanto negativos, mas acho mais importante o que você acaba sentindo por ela não é mesmo?! E que bom que com você funcionou. Adorei a dica, e quero super ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ana, acho que o 0ponto é muito esse, cada história afeta cada pessoa de um jeito diferente e é incrivel isso também!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu conheci esse livro e fiquei muito curiosa para ler. Porém, ainda não tive a oportunidade. Que bom que você gostou tanto da leitura e acho muito importante que tenham cada vez mais livros com representatividade, principalmente para o público mais jovem. Amei a sua resenha e fico feliz que, apesar de ter visto opiniões negativas, você leu e aproveitou a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir