{RESENHA} Conectadas - Clara Alves

E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim conversar com vocês sobre esse livro que é coisa mais fofa que eu li em muito tempo! Li ele junto com minha esposa e já adianto que ela amou!


*e-book cedido pela editora*

Aqui, conhecemos a história da Raissa e da Ayla, que se conheceram jogando Feéricos e ficaram muito unidas e criaram um laço virtual de dar inveja a muita amizade presencial. O problema é que a Raíssa joga com um avatar masculino e finge ser um menino pra não sofrer preconceito dos outros jogadores, enão a Ayla não sabe que a Raíssa é ela - Ayla acha que Raíssa é Léo.

Mas nesse vai e vem da vida, a empresa que desenvolveu o jogo anuncia uma feira geek, que pode ser a chance das duas se encontrarem, já que moram em cidades diferentes. Mas, eu pergunto, quais são as chances de isso dar errado? Quais são as chances de esse amor on-li sobreviver à vida real? 

"Não importa se as pessoas vão se decepcionar. Se você não for verdadeira consigo mesma, a vida perde o sentido." 
 É desnecessário dizer o quanto amamos esse livro né? Mas falando de mim, eu fiquei completamente impressionada com a grandiosidade desse livro. Eu sempre via as pessoas exaltando esse livro e quando apareceu a oportunidade de ler, abracei com unhas e dentes! E se tem uma sensação que resume o livro é um grande "o que será que vem ai?", a cada capitulo eu ficava mais ansiosa pra saber o que ia acontecer!

Desde o começo, quando entendi essa dinâmica das duas, eu fiquei muito apreensiva com o encontro e sobre como a Raíssa ia conseguir sustentar essa mentira caso o encontro acontecesse; comecei a criar teorias de como uma reagiria à descoberta da outra e isso foi o que tornou a leitura ainda mais leve e deu aquele frio na barriga que todo YA que se preze faz!

Uma das coisas que mais me conquistou nesse livro foi a profundidade das meninas. O livro não gira em torno somente dessa relação, fala também sobre relações familiares, sobre amizades, sobre quem a gente quer ser e quem a gente é, e muitas das vezes eu me via na Raíssa e conseguia entender o que ela pensava e sentia, aborda o preconceito com as meninas gamers e a "saída do armário", que são coisas que eu passei quando tinha mais ou menos a idade delas. Esse livro me representou a minha adolescência de uma forma surreal, eu realmente queria que Conectadas existisse quando eu tinha quinze anos!

Hoje em dia, eu vejo o quanto essas narrativas YA de pessoas LGBT+ são fundamentais pra essa geração de adolescentes. Eu me lembro de me sentir muito sozinha nessa época de descoberta e entendimento de quem eu sou, não conseguia me ver em nada e quando via, eram sempre mulheres adultas, eu achava que seria impossivel que eu fosse lésbica com 15, 16 anos. Por isso que é tão fundamental que se bata na tecla de histórias representativas YA.

Eu tô simplesmente apaixonada por esse livro! Sem sombra de duvida quero conhecer mais trabalhos da Clara e torço muito para que cada vez mais meninas amando meninas sejam escritas, publicadas e que alcancem as meninas que mais precisam disso.

E você, já leu esse livro? Gostou? Me conta aqui nos comentários e até a próxima!


13 comentários:

  1. Oi Bianca!
    Nooossa, essa questão do mundo online e descobertas lembrou muito quando eu era adolescente. Certa vez uma amiga descobriu que um namorado que ela tinha à distância era uma menina e ficou bem chateada, porque sentiu que estavam o tempo todo brincando com ela.
    Enfim, histórias a parte, acho realmente importante esse tipo de representação. No mundo atual alguns pais estão mais mente aberta para ajudar os filhos nesse reconhecimento, mas de fato ainda existem muitos preconceitos internos e externos.
    Adorei sua resenha!

    Beijos.

    https://www.garotasdevorandolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa história me fez voltar ao passado, adorei saber mais do livro e entender melhor a proposta da leitura, super afim de ler também!

    ResponderExcluir
  3. Oii Bianca

    Primeiro quero te dizer que sinto muito por alguma vez vc ter se sentido sozinha enquanto descobria quem era, te mando desde aqui um abraço virtual bem forte. Realmente relatos como o teu fazem a gente entender porque livros como Conectadas são tão necessários, ainda mais por tratar dos personagens com tanta delicadeza e profundidade, nos mostrando além da relação das meninas, mas tb seu entorno. E essa capa extremamente linda??? Acho que essa é uma daquelas leituras pra todo mundo ler, tem tudo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem por aí?

    Eu li muitas resenhas recentemente acerca dessa obra, acredito que seja em virtude do Orgulho LGBTQIA+. Confesso que não leio tantos livros que abordam o assunto, inclusive, preciso me aprofundar mais em histórias assim. Acho deveras importante tornar obras do tipo amplamente divulgadas, uma vez que a sociedade atual, infelizmente, ainda é muito preconceituosa. Adorei a resenha!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca, tudo bom? Que história mais linda, néh? Acho que li uma resenha desse livro essa semana em outro blog e acabei colocando na minha lista de compras, fiquei muito interessada em realizar a leitura dele, em virtude o Orgulho LGBTQIA+ e por não conhecer muitas histórias desse gênero.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    eu passo por esse livro quase todo dia no app do kindle, mas ainda não cheguei a ler, ja vou fazer na próxima leitura, que enredo incrivel. Eu posso afirmar que relacionamentos virtuais podem dar certos sim, afinal, até me casei hehehe
    Gostei de saber que conseguiu se identificar com o enredo e concordo: representativdade importa!!

    Amei a resenha! espero amar o livro!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca!!

    Assim como você quando tive a oportunidade de ler o livro eu simplesmente me agarrei a ela, eu assim como você adorei a profundidade que a história possui com a história indo muito além do romance das protagonistas, eu adorei o livro, mas, achei ele um pouco lento no começo, mas, isso não tira em nada o brilho dele, também importante demais YAs representativos, assim como você queria muito que algumas obras tivesse espaço quando eu tinha 15 anos e estava no meio do meu turbilhão de descoberta e aceitação.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Eu conheci esse livro em algum evento da Editora Seguinte e lembro que fiquei super encantada com ela. Mas, com a pilha de não lidos me chamando, ainda não tive oportunidade de conferir a história, mas tenho MUITA curiosidade. Sua resenha me deixou mais animada ainda, e sinto que vou amar. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li esse livro, mas o fato de ser YA e ter essa representatividade, sem dúvidas é algo que me desperta interesse. Estou com ele na minha wishlist e espero ler em breve. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li, mas comprei porque amo YA hahaha. Não vejo a hora de conseguir dar uma chance pra ele.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Oi, não conhecia o livro e achei bem legal a proposta, sem contar nessa capa fofa, geralmente, a editora me surpreende com algo interessante e que torna a leitura para mim mais proveitosa, tenho certeza que com esse não será diferente.

    ResponderExcluir
  12. Adorei poder ver a sua resenha,, eu estou bem curiosa com esse livro, a premissa dele me atrai demais e imagino que vou me apaixonar pela leitura também

    ResponderExcluir
  13. Oi Bianca, tudo bem?
    A premissa desse livro sem dúvida é ótima e a execução dele traz assuntos importantes como se assumir como LGBTQ+ e esse preconceito infeliz que meninas gamers sofrem porque há gente imatura demais para entender a diversidade, que deveria ser regra em todas as partes da vida.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir