{OPINIÃO} Arlindo - Ilustra Lu

 Olá pessoas, como vocês estão?

Hoje eu vim conversar sobre um quadrinho que aqueceu meu coração de formas inexplicáveis. Uma leitura que foi tão quentinha e acolhedora que eu queria ter lido quando era adolescente e tava sofrendo com a questão de não pertencer a lugar nenhum. 


Arlindo é um adolescente dos anos 2000, assim como eu! Ele gosta de cantar Sandy e Júnior, sair com os amigos e viver essa fase da vida do melhor jeito possivel numa cidade no interior do Rio Grande do Norte. Também ajuda a mãe a cuidar da irmã mais nova e fazer doces pra vender. Um adolescente normal.

Porém, por mais que ele se esforce, muita gente não o aceita. Seu pai fala coisas maldosas a seu respeito e muitaas pessoas o chamam de "viadinho", ele acaba tendo que buscar apoio em outras pessoas.

Mas, pra mim, a melhor parte da história é quando ele, junto com os amigos, percebem que não vale a pena se doer por conta desse tipo de gente, que lutar por quem eles são é muito melhor e gratificante. E foi ai que a história me pegou.

Quando mais nova, já falei várias vezes por aqui, eu sofri bastante com isso de pertencer a algum lugar. Quando entendi que eu sou lésbica, meus pais não aceitaram muito bem e muitas pessoas se afastaram de mim. Depois de um tempo, eu acabei encontrando pessoas nas quais poderia me agarrar mas isso levou anos.

É muito triste saber que, isso que o Arlindo passou, muitos adolescentes LGBTQIAP+ passam também, as vezes de um jeito pior. Ter amigos que te entendam e te apoiem é algo que eu prezo muito hoje em dia. Mesmo que sejam poucos, meus amigos sempre estão ali do meu lado pra me ajudar nessas questões.

Eu chorei muito nessa parte aqui do lado, quando todos estão se apoiando e a mãe do Arlindo também o apoia incondicionalmente, isso faltou pra mim e acredito que fiquei mais emocionada ainda por conta disso.

Essa Gaphic Novel é uma das coisas mais sensiveis e bonitas que eu li. Cheia de regionalidade, amor, amizade, anos 2000 e toda a cultura daquela época (inclusive os sms), mexeram comigo e me transportaram pra um lugar meio distante, mas que ainda me dói bastante.

Os traços da Lu são lindos e muito caracteristicos, eu amei demais a experiência que foi ler a história do Arlindo! Saber que a gente não tá só é muito importante pra continuar lutando e resistindo. Obrigada por isso, Lu!


3 comentários:

  1. Olá!

    Parece mesmo ser uma história muito tocante, mas que isso lendo sua resenha percebi que o que eu achei que sabia não chega aos pés da realidade. Quero muito conferir essa história e aprender um pouquinho mais, assim eu posso fazer diferente na minha vida e quem sabe ser alguém com quem se pode contar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!

    A capa deste quadrinho é muito fofa e sendo sincera, eu não conhecia ele.Achei a história interesse e bem atual mostrando a realidade.É bom que os jovens possam identificar-se e aprender muito com o personagem. Agora essa história do seus pais não aceitarem e as pessoas se afastar de você por causa da sua opção sexual é uma grande besteira. Seus pais ainda vão enxergar a grande besteira que estão fazendo, a vida é uma só e precisamos vive-la da maneira que sentimos bem. Já adicionei sua dica no meu caderninho.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que lindo a mensagem que o livro propõem, adorei conhecer mais da leitura, acredito ser uma experiência muito positiva para o leitor.

    ResponderExcluir