{RESENHA} Vera Cruz e o Espelho Sagrado - Alan Silva

E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

Hoje eu vim conversar com vocês sobre uma das minha ultimas leituras do mês de abril que é o primeiro livro da Saga da Vera Cruz.




Originalmente, Vera Cruz nasceu como uma fanfic de Percy Jackson mas acabou tomando vida próptia e hoje em dia é uma saga de 5 livros. Acho que se eu pudesse resumir toda a história eu diria: E se o Percy Jackson fosse uma mulher brasileira, orfã, sáfica e uma semideusa filha de um poliamor? Parece incrivel né? Pois eu garato que é mesmo!

Tudo começa quando a Vera, que tá voltando pro orfanato onde mora, é atacada pelo Saci e dois irmãos gemeos que moram no orfanato aparecem para salvá - la (descobrimos depois que eles são os primeiros humanos da terra) e tudo começa a se revelar.

Ela é enviada para o Acampamento Guarani que fica no coração da Amazônia, junto com outros semideuses e logo lhe é mostrada sua missão: recuperar um espelho onde os deuses estão aprisionados. Ela terá de ter cuidado, pois não é todo mundo em quem ela pode confiar e, não podemos esquecer das mais diversas ameaças que ela vai ter que lidar.

"A realidade é dura, mas é aúnica verdade em que podemos acreditar."
Eu estava realmente ansiosa por essa leitura e devo dizer que ela me surpreendeu muito! 

Desde que eu li 'Os Verdadeiros Mitos' e fiquei perdidamente apaixonada pelos recontos do folclore brasileiro, eu venho procurado mais livros nessa temática e é bem dificil de achar, então esse livro veio numa hora perfeita!

A leitura foi super leve e fluida, eu nem senti as 200 páginas do livro (tanto que li em 3 dias) passando. Eu dei muitas risadas, realmente é o primeiro livro do Alan que eu não choro de tristeza e o final do livro é muito forte e eu já preciso do segundo!

O livro fala de muitas questões sociais que o Alan sempre aborda nos livros dele, como a violência contra a mulher, violência de raça, desigualdades e afins, mas esse tem também uma mensagem muito bacana sobre preservação ambiental e preservação da nossa cultura também. O acampamento Guarani, como citado, fica no coração da amazônia e é muito triste quando a Vera vai na "borda de proteção" de lá e vê a desvtação ao redor do acampamento e o Curupira conta pra ela que se algo não for feito, logo os brancos vão chegar no acompamento e não há proteção que resista, é desolador.

O livro também tem muita representatividade e eu fiquei de coração quentinho em muitas partes da história! Vale muito a pena apostar nesssa leitura!

3 comentários:

  1. Gostei da resenha. Realmente não é o meu tipo de leitura. Prefiro mais temas de suspense. Mas quem sabe um dia só dou uma chance né?

    ResponderExcluir
  2. A forma que você apresenta a resenha é muito contagiante, deve ser maravilhoso a leitura de Vera Cruz, se eu já gosto de Percy Jackson fico imaginando a história narrada em uma personagem feminina.

    ResponderExcluir
  3. Não li os livros de Percy Jackson, apenas vi o filme. Como a temática da mitologia muito me agrada adorei os filmes. Vou procurar ler os livros e depois ler essa fanfic Vera Cruz, pareceu-me bem interessante.

    ResponderExcluir