{OPINIÃO} Pessoas Normais - Sally Rooney

 Olá pessoas, como vocês estão? 

Hoje eu vim conversar sobre Pessoas Normais. Eu tava enrolando pra ler o livro, mas não sei ao certo o motivo, num dia de ressaca literária e indecisão, peguei o e-book pra ler e devorei o livro, logo depois assisti a adaptação e é sobre eles que vim conversar hoje.





Pessoas Normais começa contando a história de dois adolescentes, a Marianne e o Connell. Ela vem de uma família rica mas bem desestruturada e ele é o filho da faxineira da casa dela. Os dois estudam na mesma escola numa cidade pequena da Irlanda e ela é vista como a esquisita da escola e ele é popular.


Num dado momento, eles começam a se envolver romanticamente mas não contam pra ninguém por conta dessa diferença, e o Connell não quer arruinar a reputação dele na escola, mas é nítido que eles se gostam bastante. A partir daí a gente acompanha a história desses dois.


Como eles estão no fim do ensino médio e logo eles vão pra faculdade, a gente também acompanha a mudança deles nesse periodo: ele passa a ser o esquisito e ela a popular.


O livro tem um estilo de narrativa muito peculiar, no e-book pelo menos, não tem nenhuma divisão de diálogo nem nada, é tudo muito “corrido” e isso me causou uma estranheza no começo, mas acabou fluindo demais depois dos 20% de leitura.


Esse livro me pegou muito por conta da Marianne que não se acha merecedora de coisas boas e também tem uma dificuldade imensa de falar o que sente, durante a leitura ela parece sempre perdida em pensamentos e tentando entender o que tá rolando.


fonte da foto: https://blogs.correiobraziliense.com.br/proximocapitulo/normal-people-critica/


Confesso que quando acabei a leitura eu fiquei com medo de ver a série, não sabia se eles iam conseguir transmitir tudo que eu senti lendo, porém, a Hulu conseguiu até mais e acabei chorando muito mais na série. A série é bem rápida e os episódios são curtos, assisti ela toda em um fim de semana. Eles transmitiram muito da dor e do sofrimento das personagens e isso me destruiu por inteiro.  


Pessoas Normais foi de longe uma das melhores adaptações que eu já vi e eu adorei conhecer a Sally, adorei a forma como ela escreve e já quero ler o outro livro dela que saiu por aqui. Tanto a série quanto o livro me trouxeram inúmeras reflexões e eu mandei áudios enormes pra minha melhor amiga chorando e refletindo sobre as coisas que esses personagens passaram.


Além disso tudo que falei, o livro não foca no romance deles, e sim nas questões internas. Eles vão e voltam ao longo do livro várias vezes e mostram nitidamente o que é o amor deles, o que é essa sensação de pertencimento e de achar o seu lugar no mundo mesmo em meio ao caos. E também sobre fazer terapia, muito importante. 


Eu recomendo ter cuidado ao assistir a série e ler o livro pois eles tratam de assuntos que podem ser sensíveis a algumas pessoas.


Deu pra perceber que foi uma história que me marcou e vai continuar reverberando em mim por um bom tempo. Me conta se você já leu o livro ou viu a série!





10 comentários:

  1. Olá,
    Li o livro e achei interessante também como tudo é desenvolvido, seja Marianne pela vida que teve em casa e Connell simplesmente porque as coisas se acumularam.

    ResponderExcluir
  2. Essa leitura e adaptação me chamam bastante atenção, estou vendo muita opinião positiva, só não sei se é o momento certo para conhecer melhor essa história. Gostei bastante do post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. relamente precisa estar bem pra ler esse livro, eu não ligo muito pois adoro ler essas coisas, sempre me identifico, mas precisa ter cuidado mesmo!

      Excluir
  3. Eu amo esse estilo de narrativa que não tem divisão de diálogos, conheço o livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. A série está na Netflix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, a série é do Starzplay, é um canal do prime video, dá pra assinar os 7 dias gratuitos e assistir!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Sinto que até hoje tenho um sentimento agridoce pela obra, pois apesar de entendê-la e até amá-la, tem uns desdobramentos que é como um soco no estômago. Ainda não tive a oportunidade de assistir a adaptação, justamente por medo dessa dualidade, mas quero um dia ainda sim tentar. Adorei tudo que disse, e espero que mais pessoas possam conhecer essa história. Excelente postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, acho que por isso que eu amei tanto, por conta desse sentimento que é dificil de engolir e fica travado, eu adoro histórias nesse clima

      Excluir
  5. me soa estranho não ter essa diferenciação dos diálogos, me dá impressão de confusão e e eu particularmente já me sinto perdida com dialogo com aspas imagina quando não tem essa diferenciação kkk, mas me parece uma obra que pega o leitor, que faz o leitor se sentir preso e querendo saber cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, depois que você passa dos primeiros capitulos acaba acostumando e a leitura se torna incrivel!

      Excluir