Vamos Fugir? - Yago Gunchorowski

 Olá pessoas, como vocês estão?

Escrever sobre livros brasileiros é sempre uma responsabilidade enorme, pois as chances de o autor ver são grandes e eu sempre tento ser o mais sincera e educada possivel em tudo que eu escrevo, mas esse post é particularmente dificil de escrever pois eu acompanhei uma boa parte do processo de escrita desse livro, mas vou tentar.





Vamos Fugir? ou VF? para os íntimos, nos conta a história da Beth e da Anna, duas meninas que moram numa cidade litorânea minúscula e extremamente religiosa. 


A gente já começa o livro sabendo que a mãe da Beth saiu de casa e foi pra capital em busca de uma vida melhor pois sofria agressões do marido, ela promete voltar para buscar a menina mas, desde que saiu de casa, ela não teve noticias da mãe. A única coisa que ela tem é um pedaço de papel com o endereço do pensionato onde a mãe disse que ficaria. A relação dela com o pai também não é nada boa; ele a obriga a fazer todas as vontades dele e sempre a trata com desprezo. 


Anna também tem problemas com o pai. A mãe morreu uns anos atrás e, mesmo ela estando sempre animada e pronta pra fazer qualquer coisa, ela sofre e guarda muita coisa. As duas se conhecem um dia na escola e começam uma amizade que resulta num relacionamento cheio de descobertas e avassalador. 


Mas não se engane, não é só isso. A história ganha contornos sofridos quando Beth sofre um abuso do pai e então, Anna propõe que as duas fujam em busca da mãe de Beth na capital. Uma narrativa que se mistura a tráfico de drogas, abusos psicológicos, amores intensos e inúmeros questionamentos e amadurecimentos, tudo isso nos anos 2000 e narrado pela Beth. 


Eu sou suspeita pra falar dessa história, afinal eu trabalhei nela e acompanhei o processo dela, mas essas meninas foram muito importantes pra mim. Eu já costumo entrar de cabeça nas histórias que leio e quando eu comecei a ler uma versão bem diferente dessa que foi publicada, eu senti o peso dessa história.


Como mulher lésbica que se entendeu na adolescencia, eu passei muito do que elas passaram, de ser vista como errada na escola, de ter medo de sofrer violência e sempre ter a minha capacidade colocada em xeque por conta de algo que eu não posso mudar. Então, eu senti demais essa história. 


O foco da história não é bem o amor entre as duas, apesar de ser algo que eu amei, esse livro mostra cruamente o quanto mulheres são marcadas pela violência, pela misogina e pelo machismo. O quanto esses traumas reverberam em tudo que a gente faz, seja na vida pessoal, no amor, no trabalho, na escola, em tudo. E quando isso é colocado em forma de uma mulher lésbica, é ainda pior. 


Esse não é um livro triste, nenhuma lésbica morreu nessa história, é algo maior que isso. Não sei dizer se é um Thriller ou um romance policial, mas eu gostei demais desse livro e vou levar essas meninas pra sempre dentro de mim, a história delas é muito importante pra mim como pessoa, me marcou muito. 


Então se você gosta de romance policial e tá afim de ver essas meninas fugindo em busca delas mesmas, esse livro é pra você! Você pode encontrar o livro aqui.


5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Super entendo esse sentimento de histórias acabarem nos marcando, por nos identificarmos demais com o contexto, pois tem livros assim, entram e tomam conta do nosso coração. Não conhecia, mas depois de tudo que disse quero encarar o enredo de coração aberto. E tenho quase certeza que vou me emocionar nessa trajetória e busca. Adorei demais a dica, e com certeza anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Uau que privilégio participar do processo desde o início. Acredito que ver a obra pronta tenha um outro "sabor". Dá até um quentinho compartilhar nossa opinião. Conforme fui lendo já imaginava uma história bem triste e que poderia nos fazer chorar, por lado, percebi quantas lições a autora nos trouxe. Amei conhecer um pouco mais sobre você e sua experiência na adolescência. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, é sempre incrivel quando isso acontece, eu adoro compartilhar esse processo criativo!
      Obrigada <3

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Que legal ler a sua resenha e ver o quanto esse livro é especial para você. Deve ser muito bacana acompanhar o processo de escrita de um livro e que bom que resultado final foi tão marcante. Gostei muito da premissa do livro e fiquei curiosa para ler. Vou anotar a indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir