{RESENHA} Escuridão - Alexandre Moreira



Escuridão
Alexandre Moreira
Papel & Virtual
✩✩✩✩
(livro cedido em parceria com o autor e o Marketing EntreLinhas)

Sinopse


No Noroeste da Amazônia, existe uma região evitada por índios, traficantes e militares. Para os nativos, ela é Suu Ruu Birê, a "Terra da Noite que Devora". Para biopiratas internacionais, é uma inestimável fonte de recursos. Para o Exército Brasileiro, ela é apenas a Área TD-9. Lá, onde a vegetação é tão densa que o Sol jamais chega ao chão, uma forma antiga e selvagem de mal, esquecida na noite dos tempos, voltará a caminhar. Lá, uma guerra suja e secreta será ocasionada por uma sangrenta sequência de casualidades. Lá, homens cuja missão é levar o medo e a morte enfrentarão um horror que nem seus pesadelos seriam capazes de conceber.




Resenha


É difícil até saber por onde começar a falar desse livro, fazia tempo que eu não lia algo tão bem escrito e tão bem amarrado quanto esse livro.

Como dito na sinopse, o livro se passa na Amazônia, numa área bem complicada, onde nem a luz do sol chega no chão (literalmente). O livro começa lá em 150.000.000 a.C, onde um dinossauro morre e nenhum outra criatura, nem mesmo as moscas chegam perto dele para devorar a sua carne.

A partir daí, chegamos aos dias atuais, onde somos apresentados aos exércitos Americano e Brasileiro. Os americanos estão numa “expedição” para descobrir como é essa tal área inóspita até que eles sofrem uma baixa terrível, são mortos por algo que não parece humano. Cabeças são cortadas, corpos inteiramente mutilados e eles não tem mais sangue no corpo.

O exercito brasileiro foi pra essa área após descobrirem as mortes dos gringos, para tentar entender o que estava acontecendo nesse lugar onde, teoricamente, não tem nada. O grande problema, é que eles realmente não tinham ideia do que eles encontrariam ali, de que o verdadeiro inimigo não tinha nada de humano ou de fácil de derrotar.


“Então, ele sentiu algo invisível arranhar as paredes de sua cabeça. Como garras acariciando – lhe os ossos da face e brincando com os orifícios do crânio.”


Opinião


No prólogo eu confesso que fiquei meio perdida, mas quando começou a trama, não consegui mais largar, porque as coisas que os personagens relatam sobre essas mortes me fascinou muito, eu ficava louca querendo descobrir e quando eles foram pra essa área então, meu deus! Era um surto atrás do outro!

Como o próprio autor disse, em conversa comigo, talvez seja um pouco confuso a apresentação dos personagens, porque são muitos personagens que aparecem de uma vez só, mas depois você se acostuma com cada um e consegue ler numa boa.

A escrita do Alexandre é maravilhosa e a trama extremamente visceral e sem papas na língua na hora de descrever o estado dos corpos; me prendeu muito e quando ele escreveu o sotaque do americano falando português, eu conseguia ouvir o sotaque direitinho e achei essa sacada muito genial.

A linguagem do livro não é difícil e os termos militares que o autor coloca durante a leitura, estão todos explicados em notas de rodapé, o que eu achei bem legal também.

A única parte que meio que me deu uma travada, foi a parte do embate propriamente dito. Apesar de gostar das narrativas em terceira pessoa, eu me via meio sem imaginação pra ver essas batalhas e entender o que tava acontecendo, acho que por isso que acabei demorando mais do que gostaria pra terminar esse livro.

Mas no geral, é uma leitura bem legal, que eu gostei bastante e que me prendeu muito. Eu, como uma consumidora ávida pelo gênero de terror e thriller, adorei a temática e a construção da história, realmente vale muito a pena ler!

25 comentários:

  1. Gosto de escritos que passem em território brasileiro , no caso do livro na Amazônia. Ótimas dica.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa que bacana, amei que o autor crio uma trama de terror usando os mistérios da Amazônia, sou apaixonada pelo gênero e estou a procura de autores nacionais do gênero, então a dica é perfeita para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposte nessa leitura, sério mesmo, juro que você não vai se arrepender. Foi uma surpresa ótima essa leitura, porque eu também comecei ele meio com pé atrás, mas no fim foi muito bom!

      Excluir
  3. Eu fiquei curiosa pela história por conta da época que o autor trabalhou e fiquei imaginando com ele abordou esse assunto rs..
    Eu sempre me perco com excesso de personagens, mas acredito que mesmo com as ressalvas daria uma chance para a leitura futuramente =)

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que mesmo com o monte de personagens, os que REALMENTE tem um papel relevante são só alguns, então você acaba decorando quem é quem pelo modo de falar de cada um e tal, mas no começo você fala "pera, quem é quem aqui?" kkkk

      Excluir
  4. Não sou muito fã de terror no geral, não por medo, mas por não gostar mesmo, mas fiquei interessado nesse iivro lendo a sua resenha <3

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.


    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que terror ainda é um genero meio mal explorado e tachado de forma errada, mas é algo que sempre me agradou, espero que possa dar uma chance mesmo!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia esse livro, mas pelo o que tu disse parece ser uma obra incrível, apesar da parte em que dá uma "travada", rs. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que assim, essa travada foi meio por causa de falta de imaginação. Porque a parte do combate lembrou muito um livro que eu tenho aqui que é baseado num RPG, então eu acho que não tenho tanta imaginação assim sabe kkk

      Excluir
  6. Olá,

    Esse livro é do tipo que costuma me fisgar e me poporcionar uma boa leitura. Gostei do fato do mesmo se passar na Amazônia, é um ponto diferente e que me agrada. Saber que não conseguimos largar também me deixa bem animada. Fiquei bem curiosa para ler com sua opinião!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lice <3
      Espero que cê tenha mesmo oportunidade de ler esse livro, ele é super legal. <3

      Excluir
  7. Eu tenho medo de livro com dose de terror, mas fiquei interessada nesse, ainda mais por passar no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Realmente fiquei um pouco perdida. Ou este livro é bem grande pra ter tanta passagem de tempo, ou a proposta é outra, creio que só lendo pra entender. Gosto da localização ser no Brasil!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que devo ter me expressado mal, o prologo se passa nessa época pra explicar uma coisa que vai acontecer nos tempos atuais, mas não é um salto sem sentido não, ele só dá uma pincelada. Peço perdão se me expressei mal.

      Excluir
  9. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei o enredo interessante. Gosto quando o autor traz prólogo e nos ajuda ficar situados na história. Também tenho dificuldade quando a história traz muitos personagens, as vezes é preciso ler de novo. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Eu fiquei fascinada pela obra através de sua resenha.
    Adoro roteiros passados na Amazônia principalmente quando tem a verdadeira essência do Mal, porque no verdadeiro Mal não existe forma ou qualquer resquício de bondade ou misericórdia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Amei conhecer esse livro pelo seu post, gostei muito de conferir sua opinião sobre ele. Achei super interessante essa ambientação numa área da floresta que nem o sol alcança, já quero fazer essa leitura também.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas o que mais me chama atenção é saber que a escrita é sem papas na língua e adorei saber que foi um surto atrás do outro, então é uma pena ter travado em partes importantes como p embate. Ainda assim quero conferir e anoto essa sugestão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia e ler sua opinião me deixou bem curiosa, você falou tão bem do livro que é impossível não se interessar! Gosto bastante do gênero e acho que pode ser uma boa leitura para mim também, espero ter a oportunidade em breve.

    ResponderExcluir
  14. È uma excelente história pra se imaginar com cada personagem em si.
    Amei a resenha e a capa do livro.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o livro em questão, é o meu primeiro contato com o mesmo e adorei conhecer a sua opinião, fiquei curioso e interessado na leitura, outro aspecto é que curto muito o gênero.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Eita, pelo que entendi é ambientado na Amazônia? Que genial! Confesso que não sou muito fã de thriller ou terror, porém esse parece ser uma boa indicação de livro. Falarei dele a amigos fãs dos gêneros. Aliás, adorei a sua resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei da temática ser ambientada no Brasil e de saber que é tudo bem estruturado e amarradinho, sem fios soltos. Não conhecia o livro ou autor e fiquei empolgada pela leitura

    ResponderExcluir