É tudo competição?

Foto de Rami Al-zayat no Unsplash


Já faz um tempo que algumas coisas vêm me incomodando bastante nessa questão de produzir conteúdo, mas eu sentia que precisava amadurecer a ideia e entender o que eu tava sentindo antes de botar pra fora. Foi um tempo até eu entender tudo isso, e até agora eu acho que não entendi bem. Esse texto não vai chegar a lugar nenhum, mas eu acho que pode ser um ponto pra gente refletir e trocar ideias.

Eu tô aqui desde 2018. Pra muitas pessoas eu comecei ontem, pra outras eu sou um dinossauro na internet. Digo aqui no sentido de alimentar o Resenha de Unicórnio, eu já tive muitos outros blogs. Quando eu comecei, eu não tinha dinheiro, tava passando por uma fase horrível da depressão e eu só queria ter alguém pra conversar sobre livros, que na época foi algo que me salvou muito. Eu ainda continuo produzindo com esse intuito, amadureci as ideias e fiz disso aqui o que ele é hoje. Mas parece que quanto mais eu entro e entendo desse mundo, mais parece que isso é uma competição num ambiente que dá pra caber todo mundo.

Coisas que pra mim não fazem sentido algum, como quantidade de curtidas, quantos seguidores você tem em tal rede, quantos comentários você recebe numa foto, quantas editoras te aceitaram como parceiro — pra você só acumular aqueles livros que você recebeu e ler desenfreadamente, mas sem absorver quase nada (que fique claro aqui que eu não tô falando de ritmo de leitura, isso é individual mesmo) —, sempre na busca por agradar pessoas que não se conectam com você e que você enxerga como números. Isso tá certo?

Também é preciso levar em conta que a gente tá na era da informação e, querendo ou não, a gente consome muita coisa todo dia o tempo todo. A gente sempre tá formando pensamentos e tal, isso já é um consenso, mas o ponto que eu quero chegar é: será que tudo isso vale a pena?

Eu já vi pessoas que adoeceram por causa dessa competição de uma pessoa passando por cima da outra na internet, de gente com crise de ansiedade que fechou com editoras além daquilo que ela conseguia ler e acaba não lendo nada. Já vi gente, eu, por exemplo, que sonhava com trabalho e não sabia descansar até que o corpo teve um colapso e obrigou a pessoa a parar. Eu não sei de onde veio esse pensamento de que eu preciso TER livros, de que eu preciso sempre falar das coisas que estão na moda se não eu vou ser deixada de lado. É uma coisa que não faz sentido pra mim. 

Levando em conta meu caso, dificilmente eu vou falar sobre livros da moda porque, né?, que editora que tá sempre lançando livros com lésbicas como protagonistas e que seja uma narrativa que gere debate? Então, por conta disso, eu vou ser sempre esquecida? Mas por qual motivo? 

Essa é uma coisa que vem me atormentando muito. Eu vejo muitas pessoas se escondendo, falando besteira na internet por causa de engajamento, e isso é algo que nunca entrou na minha cabeça. Talvez eu seja medrosa? Talvez, mas isso não é algo que eu faria. Como eu falei, isso aqui tem a intenção de ser um desabafo, algo que eu faça pra conversar; e isso é muito importante pra mim, porque quero me sentir segura aqui dentro. Não cheguei em lugar nenhum porque acho que isso nunca vai parar de acontecer, mas é algo que eu ando pensando muito e tento melhorar em mim mesma todos os dias.


14 comentários:

  1. Olá
    Gostei muito do seu texto, mesmo porque eu penso muito nisso também.. tenho o blog desde 2012 e acompanho ha tempos essa questão do engajamento e de todo um tipo de competição na Internet. É um assunto complicado demais ne..
    Beijos, Fê
    Modoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente é um assunto bem espinhoso e acho que a gente precisa pensar sobre isso e mudar essas coisas em nós mesmos.

      Excluir
  2. Amei seu texto, Bi. Me fez refletir demais, eu também já tive outros instas literários e sempre excluia por conta desse tipo de disputa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre tão desgastante ficar vendo tudo isso acontecer, mas parece que uanto mais a gente fala, menos nos ouvem.

      Excluir
  3. Olá tudo bem ? Eu penso EXATAMENTE como você, entrei no universo dos livros pelo mesmo motivo e tô bem quietinha no meu canto. Nem me dou ao trabalho de me inscrever para parcerias de editoras, tenho preguiça dessa coisa de engajamento e não faço isso para ganhar nada, é meu hobbie mesmo. Adorei o seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Não fique assim. Sabe, lembre do seu amor por livros, de como ter o seu cantinho lhe faz bem e siga em frente. É isso o que penso sobre o meu cantinho. No início eu não sabia de nada do universo literário e fiquei muito triste com algumas coisas que já aconteceram. Mas sempre me volto para os livros que amo e me cerco daquilo que me faz bem. Gostei do texto. Acho super válido pensar sobre as coisas e debatê-las.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com toda certeza, mas mesmo assim ainda é muito desgastante estar num lugar que não é levado em conta pra quase nada.

      Excluir
  5. A sua reflexão é muito pertinente e o senso é sempre ter a consciência de que o seu conteúdo é único e por isso ele merece ser lido. Estou na blogosfera desde 2012 e a cada dia amo mais compartilhar com os outros o meu amor pelos livros. Tem dia que ninguém vai lá ler o que escrevi, tem dia que aparece gente do nada... é a assim a internet.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Nossa, eu amei o seu texto e achei tão pertinente tudo que você pontuou. Eu já tenho meu blog desde 2016 e ainda não me acostumei com certas coisas que vejo por aí, principalmente nessa época de seleção de parceiros das editoras. Eu vejo as pessoas focando muito em números e entrando em uma competição louca por causa das parcerias, mas esquecendo de aproveitar as leituras e a alegria de poder compartilhar esse amor pelos livros com ouras pessoas.
    Eu acho que ter parcerias é muito legal, desde que seja algo saudável, que não vá gerar mais ansiedade e competitividade. Para mim, o foco maior é isso que você falou. Ler os livros que me fazem bem e poder conversar com outras pessoas que amam ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Estamos aqui pra tocar as pessoas, pra mostrar algo que as vezes elas não conhecem, não precisa ser tudo tão competitivo assim!

      Excluir
  7. Que texto bacana!!
    Eu tenho blog há quase 10 anos e já tive várias fases, a que eu lia muito desenfreadamente, lia tudo em que colocava as mãos e a fase de ler quase nada e valorizar muito cada livro lido. Acho que nós estamos sempre mudando e devemos fazer o que nos faz confortável. Tem gente que é feliz lendo tudo que pode só para poder compartilhar no final do mês uma wrap-up é uma TBR repleta de livros. Enfim, acho que cabe a cada leitor peneirar e descobrir qual criador de conteúdo queremos nos conectar e qual tipo de leitor somos e queremos ser.
    Abraços,
    Andy - http://starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que legal que você parou para refletir sobre isso, pensei que era a única que estava pensando nesse assunto atualmente. As pessoas se cobram e nos cobram tanto que tem hora aue a gente acaba entrando na vibe delas e isso não é legal. Infelizmente nesse meio litrrário é assim mesmo, se você não faz menos do que perfeito, não tá bom. E se faz o que julgam perfeito, sempre querem mais e mais. Achei bem legal mesmo esse seu ponto de reflexão e que pena que você teve que expôr seu corpo a um limite pra poder repensar as coisas, mas que bom que você tomou isso como aprendizado e evoluiu : )

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Nunca tinha parado para pensar por esse ângulo. Estou na blogosfera a bastante tempo. Como dizem algumas amigas desde que tudo era mato. Antes mesmo das redes sociais ficarem tão famosas. Engraçado que quando era apenas blog não lembro dessa competição que há hoje. Eu simplesmente criava conteúdo, divulgava e fazia amizades. Inclusive tive blog de outros nichos antes. Já falei sobre make, produtos de cabelo, esmalte, até chegar onde me encontrei... (eu acho haha) porque estamos em constante evolução não é mesmo? Nunca me senti mais ou menos que alguém pela quantidade de parcerias. Só tento fazer meu trabalho da melhor maneira possível. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir