Representatividade nos Games

Olá Pessoal.

Atualmente o mundo dos jogos tem se renovado com tramas mais cinematográficas e as decisões pessoais de cada jogador que pode alterar o rumo da história.

Hoje vamos falar um pouco sobre o universo dos games, fiz uma lista de 4 jogos onde podemos encontrar personagens sáficas em seu enredo principal. Jogos incríveis com um roteiro dramático de fazer qualquer marmanjo chorar.

Bora para nossa lista e ai eu falo melhor de cada um que eu separei:



Life is Strange (2015)




Sinopse: Uma estudante de fotografia desajeitada chamada Max descobre sua habilidade de retroceder no tempo e se reúne com sua melhor amiga Chloe para investigar o misterioso desaparecimento de uma garota local.

Inicialmente, o jogo lançado em forma de 5 episódios. Foi um jogo que fez um certo barulho por colocar o conceito de escolhas que podem afetar o decorrer da história; por exemplo: (Spolier Leve) Você pode escolher ajudar uma menina que está sofrendo bullying e essa pequena decisão tem reflexos mais relevantes conforme o jogo se avança.

Existem muitas teorias sobre Life is strange, a origem dos poderes de Max entre outras coisas que eu considero spolier e acredite, saber o que pode acontecer afeta a um pouco a experiencia do jogo. Ele também traz questionamentos sobre bullying, drogas, armas de fogo e abuso.

Mas o que vocês querem saber é o personagem que justificou estar nessa pequena lista.

Bem consideramos a personagem principal Max, bissexual pois ao decorrer da história vemos um desenvolvimento da relação dela com Cloe que é uma velha amiga de infância. Essa relação das duas vai se aprofundando de maneira subjetiva que acaba em um pequeno desafio de Cloe por considerar Max certinha demais. E claro no final dessa aventura somos sim recompensados com algo realmente explícito.

No final deste jogo surge a oportunidade de tomar uma grande decisão e confesso que chorei igual um bebê. Ele tem dois finais, dependendo da sua escolha. Foi publicada uma HQ contando o que acontece nesse outo final, mas infelizmente ela não foi lançado no Brasil.


Life is Strange: Before the Storm(2017)



Sinopse: A história do relacionamento de Chloe com Rachel Amber antes da manifestação das habilidades de Max Caulfield.

Esse Jogo foi lançado dois anos após o primeiro, é um prequel contando o que aconteceu 3 anos antes de Max se mudar de volta para Arcadia Bay. Mostrando a relação da nossa querida Cloe com Rachel Amber (a garota desaparecida no jogo anterior).

Assim como seu antecessor a jogabilidade é mesma apenas com renovação dos gráficos e, claro, uma maior carga dramática pois ja sabemos o final de nossas protagonistas.

Esse prequel nos mostra porque Cloe ficou tão abalada com o que ocorreu com Rachel no jogo anterior e qual era o teor da relação das duas. Vale muito apena jogar esse primeiro e depois o Life is strange.






The Last Of Us (2013)



Sinopse: Em um mundo hostil pós-pandêmico, Joel e Ellie, reunidos por circunstâncias desesperadoras, devem confiar um no outro para sobreviver a uma jornada brutal pelo que resta dos Estados Unidos.

Esse Jogo é tudo pra mim, sem nenhuma dúvida é um dos melhores! No jogo principal temos a jornada de Joe e Ellie pelos Estados Unidos devastado por um "vírus zumbi" (Clássico) e temos o desenvolvimento da relação pai e filha ao longo dessa jornada.

Então você me pergunta onde é que está nosso personagem que justifica estar nessa lista, já que é uma história de relações familiares? E eu te respondo: na Ellie, uma DLC do jogo: The Last of Us: Left Behind.

Podemos ver Ellie com sua amiga Riley, se divertindo em um shopping abandonado antes de Joe a encontrar e seguirem sua jornada. Nesta DLC temos a sexualidade de Ellie revelada.






The Last Of Us Parte II (2020)




Sinopse: Cinco anos após os eventos de The Last of Us, Ellie embarca em outra jornada por uma América pós-apocalíptica em uma missão de vingança contra uma milícia misteriosa.

Temos a continuação direta do primeiro jogo onde vemos Ellie mais velha levando uma vida o mais “normal” possível em um futuro pós-apocalíptico.

Neste jogo nos conhecemos Dina que acompanha Ellie na jornada por Vingança. O jogo é muito bom, na sequência a brutalidade e a violência aumentam, drama, sofrimento e muitas questões morais colocadas em nosso colo, o jogo nos obriga a ver todos os pontos de vista dessa história e estar na pele da antagonista Abby. O que faz nossa jornada mais difícil e emocionante.

Não vou falar muito sobre a história, será melhor se você não souber muita coisa sobre o enredo.

Não podemos esquecer que além de Ellie e Dina, existe mais um personagem do Vale na história: Lev, um menino trans!

Lev deveria se casar com um ancião de sua facção, mas ele queria ser um guerreiro como sua irmã. Ao decorrer da trama contada do lado de Abby vamos descobrindo mais sobre sua facção e sua história.




Bom pessoal acabamos aqui nossa pequena lista, eu espero que tenham gostado que o mundo dos Games vem aos poucos colocando essa diversidade em suas tramas, cada vez mais elaboradas. Representatividade é algo importante em todas as esferas de entretenimentos.

Se vocês gostaram deixe um comentário, e claro se puder jogue os games, vale muito apena eu garanto!

Forte abraço.




5 comentários:

  1. Todo dia eu chorando por Ellie e Dina ship mais perfeito que o ano de 2020 conheceu. Lev muito precioso meu deus do céu queria viajar pro apocalipse pra adotar e proteger do mundo!!!!!!!!!
    Em Life is Strange minhas escolhas eram sempre tipo 'como eu posso mostrar pra Chloe que eu A AMO?'
    Posts PERFEITOS.

    Bjs,
    Denise.

    ResponderExcluir
  2. Sou muito alienada sobre os jogos e só recentemente descobri que existem arcos completos dos personagens. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Admito que não sou muito do universo dos games, porém achei interessante a proposta que trouxe na postagem. Realmente é algo que devia ser mais difundido, porém ainda bem que existe bons jogos que retratam. Quem sabe um dia, quando me interessar pela temática, venho aqui debater sobre suas indicações. Por enquanto, é algo somente a ser pensado haha Ótima postagem para quem curte o tema!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca.

    Não tenho muito conhecimento no universo dos games, meus filhos que gostam bastante, mas confesso que gostei da sua lista e até anotei as dicas porque vou dar mais um pesquisada principalmente o The Last Of Us achei a história dele bem interessante. Adorei seu post.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bih!!

    Eu não sou muito fã de games, o mais longe que fui foi Pokémon Go. Mas eu realmente gostei de saber dessas dicas de jogos, sinal de que as coisas estão evoluindo e está mais fácil encontrar games com representatividade. Ainda que o mundo gamer ainda seja muito machista e misógino, eu acredito que da para melhorar e por mais e mais representatividade!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir