{OPINIÃO} Espere até me ver de Coroa - Leah Johnson

 



Olá brilhinho, como vai? 

Hoje eu vim aqui conversar sobre um livro que eu não sabia muito bem o que esperar, eu sabia que iria ser incrível, mas não imaginava o tanto que eu iria ficar abalada com essa história, foi uma história que bateu fundo em mim. E, obrigada Dona Alt pelo carinho em ter me enviado o livro, vocês são tudo! Vamos lá! 

Em Espere até me ver de Coroa conhecemos a Liz que sempre teve a certeza de que ser negra e pobre a impediria de conquistar as coisas, tanto é que ela faz de tudo pra passar despercebida por tudo e por todos. E ela tem um plano pra sair disso, ela tá concorrendo a uma bolsa de estudos na Pennington College pra estudar medicina e tudo parece perfeito. 

Perfeito até o momento em que ela descobre que não conseguiu passar na prova da bolsa, então terá de arcar com os custos da faculdade e mesmo que ela já trabalhe e tenha um dinheiro guardado, não é o suficiente. Então, ela resolve esconder isso dos avós, com medo de que eles vendam a casa e se mudem pra um lugar menor pra poder pagar a faculdade dela e isso acabe atrapalhando seu irmão também.

Com tudo isso rolando, ela resolve se candidatar a rainha do baile de formatura por conta do prêmio que é uma bolsa de estudos, então mesmo que ela odeie toda essa exposição, tenha crises de pânico e ansiedade frenquentes, ela vai atras do sonho dela.

É nesse cenário que se desenrola esse livro que foi uma das minhas primeiras leituras do ano e com certeza um dos favoritos!

“Às vezes acho que nunca será o suficiente: as notas boas, as roupas discretas, o estilo do cabelo, o comportamento. Eu nunca serei o tipo de pessoa que faz sentido pros outros. Eu nunca vou poder reconhecer todas as partes de mim.”

É até dificil falar sobre esse livro porque ele é uma das coisas mais delicadas e sensíveis que eu li em muito tempo, sério! Aparecentemente eu tô viciada em livros de formatura porque esse foi o terceiro livro seguido que eu li com esse tema HAHAHAHAH

Mas vamos lá, a minha identificação com a Liz foi imediata, claro que eu não passei por metade dos problemas dela, mas é uma personagem muito real, parece que a gente tá vendo a história se desenrolar e quer enfiar a Liz num potinho e quando ela conhece a Mack, que será o par romântico dela, tudo fica ainda mais lindo! O amor dessas duas meninas que em nenhum momento é nomeado, é a coisa mais pura que eu já li, a Solaine traduziu isso de uma forma que me deixou até sem ar, o amor delas é muito bonito. 

Todo esse processo que a Liz passa, de ser um mulher negra e queer num lugar que “não cabe ela” é muito doloroso, os ataques que ela sofre, as coisas bizarras que já aconteceram com ela, tudo isso dói muito mas eu achei que a autora conseguiu colocar isso de uma forma que não fosse tão tapa na cara assim, fosse algo mais leve e fluído que você só percebe depois sabe? A dor só vem depois.

 Essa história que fala tanto sobre racismo, sobre amizades um tanto tóxicas, sobre bullying, sobre familia, sobre amor e se permitir ser amado e tantas outras coisas tudo num YA de pouco mais de 300 páginas foi absolutamente tudo que eu precisava pra começar o meu ano, sério. Esse livro é de um peso tremendo e eu espero muito que a Alt traduza o outro livro da autora que também parece ser incrível!


9 comentários:

  1. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Já tinha visto a capa desse livro e estava curiosa sobre a história. Não sabia que a autora iria abordar temas tão relevantes. Achei o máximo ela enfrentar todos os seus medos para conseguir realizar seu sonho. Estou aqui torcendo para ela ter levado a coroa, pois quero que ela consiga a bolsa. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  2. A premissa desse livro é simplesmente perfeita e muito original e eu com certeza vou amar a leitura. Adorei a capa também!!! É importante termos histórias assim na literatura, não apenas pela representatividade, mas porque a literatura as vezes é tão excludente e isso precisa ter fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o meio literário também cala muitas vozes, assim como qualquer lugar né?!
      Espero que goste da leitura!

      Excluir
  3. Ooi
    Cada dia mais esse livro tem aparecido para mim e eu lendo as resenhas fico mais e mais curiosa para ve-la de coroa. Eu adorei essa premissa e já torço para que ela ganhe e consiga fazer a faculdade.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  4. Olá, essa leitura parece ser tão maravilhosa, adorei conhece-la por aqui, acredito que o livro traz questões muito importantes para conhecimento e discussão, espero conseguir ler também!

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia a obra, mas ainda não tive a oportunidade de ler, espero poder realizar sua leitura em breve, pois a mesma possui uma bela premissa que me agradou demais. Parabéns pelas suas impressões, foram bem concretas.

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem ?
    Eu amei a capa, me sugere muito algo de muita força e superação e amei sua resenha. Eu adoro livros que nos trazem conexão, tenho adorado esse tipo de leitura. Eu não conhecia a obra e acabei anotando a dica. Acho muito importante essas discussões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Adoro que quando gostamos de uma temática lemos tudo dela HAHAHAHAH não conhecia o livro, devo confessar, mas depois desses elogios, fiquei curiosa demais. Ademais, também AMEI essa capa. Dica super anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir