Quem foi que disse? - Resenha de Unicórnio




Quem Foi Que Disse?
Uma Novela de Alan Silva
Nota 5/5 ✩'s + 

Sinopse


Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu.

Brasília, 1964.

Miguel acordou e ligou o rádio, sem acreditar ainda no que ouvia, lavou o rosto. Ele precisava fazer uma viagem. Era agora ou nunca.

Minas Gerais, 1965.

José não queria deixar seu amor dormindo, mas precisava. Nas ruas, olhares de medo o acompanhavam.

Recife, 1966.

Helena estava de viagem. Desfilava com sua mala como inocente. Escondendo dentro dela muitos segredos. Tudo daria certo, ela caminhou até o banheiro, foi quando a explosão aconteceu.

Rio de Janeiro, 1968.

João acordou em uma cela pequena e escura. Um cheiro desagradável invadiu suas narinas. Ele havia sido capturado.

São Paulo, 1969.

Maria se colocou na frente dos quatro. Um tiro foi disparado. A moça caiu no chão. A luta havia começado.

O emaranhado da vida é poético. Cinco jovens se encontram em uma época muito difícil para todos e para o país. Entre fugas e perseguições o amor floresce.

Todos os heróis merecem finais felizes? Quem foi que disse?

Resenha e opinião


Essa novela foi feita pra ser lida numa sentada só e merece uma série na netflix. O cenário, como vocês devem ter percebido é a época da ditadura, o que faz com que desde a primeira parte você já seja inserido num cenário um tanto hostil.

Eu não consigo descrever o que eu senti ao ler essa novela. Acho que foi o único livro do Alan que eu não chorei, mas em compensação eu fiquei extremamente reflexiva.

Outra coisa que eu acho que deve ser levada em conta é a imersão, apesar de não ter muitas descrições do cenário, você escuta os tiros, o silencio, os gritos de protestos, as pauladas nas pessoas, é surreal.

Eu senti a agonia das personagens, de descobrir o que tava acontecendo, quando o golpe seria dado, as fugas, as mortes, quando você não sabe mais o que fazer e o alivio de quando tudo aquilo acaba… Se é que acaba.

As personagens que eu mais me identifiquei foram Maria e Helena, elas são um casal que, desculpa o spoiler, precisa se separar por um motivo complicado quando a Helena estava gravida.

Eu li essa novela o começo de janeiro e eu até agora não consigo colocar em palavras a intensidade daquilo, porque mesmo que eu soubesse que a história se passava lá em 1960 e bolinha, eu fiquei tão incomodada com a realidade palpável do relato, vocês não tem ideia.

Mas, me atrevo a dizer, eu fiquei mais forte depois dessa novela. Eu sou professora e já tô sentindo as mudanças na pele, e eu acho que não existe modo melhor de mudar do que ensinando. A novela passa uma mensagem muito linda sobre resistência, existência. Sobre estudar as lutas das pessoas que vieram antes de nós, de pensar em como a gente tá vivendo e dos conceitos que estamos espalhando pelas redes sociais a fora. É uma reflexão sensacional, ambientada no, me perdoe o atrevimento, pior e mais sujo momento das nossas vidas. Uma leitura realmente necessária nos dias de hoje.

Alan, obrigado por mais esse livro e me desculpe por, mais uma vez, não ter palavras suficientes pra descrever o que eu senti.

12 comentários:

  1. O que é essa sinopse, parece aqueles filmes históricos, não li mais tenho certeza que é uma obra que merece ser reconhecida

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Adorei o post, apesar de conhecer a obra, fiquei confusa se era novela ou livro mais enfim em qualquer uma das situações o conteúdo é muito forte e ao mesmo tempo necessário, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a novela, mas sua empolgação é contagiante. Gosto de leituras que nos faz refletir com toda a intensidade da história, ainda mais com um relato tão palpável. Ainda não li nada do autor, mas vou anotar esse nome e espero me surpreender.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Não conhecia essa novela ainda, mas depois de ler tua resenha foi impossível não ficar curiosa para ler a obra, sem falar que eu gosto muito de livros que me fazem refletir. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Apesar do pano de fundo ser uma época triste, achei legal a resistência criada em cima de cada personagem. Não conhecia o livro, não tenho costume de ler o gênero, porém achei interessante. Deve ser bem reflexivo <3 Dica anotada

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra e fiquei aqui morrendo de curiosidade, parece ser uma leitura muito boa e que eu adoraria realizar. Gostei bastante da sua resenha, dica anotada.

    ResponderExcluir
  7. Oiieee

    Eu adorei o cenário, essa época da ditadura é tão cheia de fatos e dramas, sempre me deixa impactada as hsitórias que escuto. Não conhecia essa obra mas achei bem bacana, vou anotar a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e o autor, acho interessante ter como pano de fundo um período de relevância da história brasileira. Eu fico com uma pulga atrás da orelha quando falam sobre "Ditadura Militar", pois o governo brasileiro não teve ditadores e ao meu ver foram Governo Militares. Muito se fala de perseguições, mas em minha família ou ciclo de amigos não há ninguém que foi torturado ou perseguido, não conheço qualquer pessoa que sofreu naquela época, mas isso não quer dizer que não tenha pessoas que sofreram e passaram apertos na época.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Fico assustada em saber que uma obra com esse teor tão impactante não é mais divulgada por aí, pois eu nunca havia falado do livro ou do autor. Ou será que estou vivendo apenas nas mesmas bolhas da literatura? Pode ser também. Gostei do enredo e fiquei intrigada para sentir tudo o que você sentiu. Minha curiosidade se aflorou e sinto que preciso ter esse livro na minha vida, tanto como leitora como também como pessoa. Parece ser uma história de pura e intensa reflexão, da maneira que eu gosto e admiro.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nossa este livro parece ser mesmo impactante e com certeza no cenário que vivemos atualmente com tantas pessoas saudosistas da ditadura, precisamos mais do que nunca de livros assim. Eu sou manteiga derretida e com certeza vou chorar horrores lendo, mesmo assim espero poder ler em breve também, pois vai pra listinha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas de cara fiquei curiosa, porque como você comentou, histórias assim são necessárias, principalmente nos dias de hoje. Imagino que esse livro traga uma leitura bem intensa mesmo e é uma pena a gente estar vivendo um momento complicado onde mudanças (a maioria ruins) estão vindo :/ Enfim, gostei muito da dica e siga forte, pois os professores são peça fundamental na resistência.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei angustiada só de ler sua resenha, imagina lendo o livro. Não tenho nem como mensurar como foi a época da ditadura para todas as pessoas que viveram e perderam suas vidas. Bom, vou anotar a dica, pois o tema me atrai.

    ResponderExcluir