As Razões de Henrique - O "B" não é bolacha!!!



As razões de Henrique
Maria Freitas
Nota 5/5


Sinopse


Quando Henrique se mudou para Santa Maria Madalena, não imaginava que, naquela cidade do interior de Minas Gerais, se encontraria e se perderia tantas vezes.

No despertar de suas primeiras paixões, terá que descobrir quem é, antes de abrir seu coração para um grande amor.

Uma história sobre amizade, descoberta e aceitação.

Resenha


Nesse Spin Off de As razões deCris, conhecemos a história de Henrique, um menino que sempre foi chamado de viadinho por não ser uma pessoa que saia por ai pegando todo mundo. Os pais são separados e ele vai com a mãe e as irmãs para Santa Má, onde tudo acontece.

Lá, Henrique faz amigos, se apaixona por Cris e luta por ela mesmo que cometa uma gafe, conhece amores e desamores, se descobre e entende o que é o amor, tudo ao som de Legião Urbana, afinal, que pessoa melhor para entender Henrique do que o maravilhoso Renato?!

Opinião


Esse livro é uma reflexão sobre a bissexualidade, narrado pela visão de um menino que até então se entendia gay (porque todo mundo falava isso) mas ele sabia que não era isso.

O livro tem 108 páginas e é muito intenso porque eu já falei aqui da capacidade que a Maria tem de abordar assuntos complicados com uma leveza muito boa; afinal, como diz Henrique, o B não significa Bolacha.

A parte que eu mais gostei, dentre tantas, tá quase no final, vou transcrever a passagem aqui.

“Sempre tentei entender o que é o amor. Não consigo ver o amor como uma prisão, como uma corrente, muito menos como um campo aberto e livre; o vejo como uma casa, onde você recebe quem deseja receber, sem prender ninguém. A maioria das pessoas que entram são visitantes, elas chegam, tomam um café, conversam, e depois saem, vão embora; algumas nunca mais voltam. Eu quero ser uma casa aberta, Cris, e quero que você também seja. Espero que um dia eu mereça te habitar, e que você me habite também.”

11 comentários:

  1. Que capa mais linda, realmente não conhecia e te confesso que fiquei bem a fim, apesar de ser spin off. O que atraiu foi em relação de abordar um assunto tão importante atualmente, dica anotada.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei, capa linda e resenha maravilhosa

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Que capa maravilhosa! Não conhecia esse livro ainda, mas parece ser muito bom pelo o que tu disse. Nunca li nada com esse tema, mas tenho bastante curiosidade.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia o trabalho dessa autora, mas fiquei com uma super vontade de ler esse livro. Primeiro porque se passa no interior de Minas Gerais, e também moro no interior e Minas, no entanto em outra cidade. Outro ponto que gostei e o fato de também de abordar a questão da bissexualidade de uma maneira envolvente e fluída, prendendo o leitor no decorrer da trama.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro nem a autora e acho interessante abordar assuntos tão sérios em livros, mas fiquei curiosa para saber mais sobre a obra e também de suas impressões com a leitura. Pelo que você falou eu acho que seria um livro que me agradaria, mas eu gostaria de saber mais sobre ele antes de me arriscar a ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?
    Não conhecia a obra, mais estou muito curiosa pela leitura, é uma temática forte e que bom que estamos abrindo mercado para obras do gênero serem publicadas, adorei a resenha bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não conhecia esse livro e achei tão linda a premissa. Acho interessante autores que tem o dom de falar de algo polêmico de um jeito doce. Um livro que aborda a bissexualidade é algo raro de ser visto tbm.

    Dica mais que anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Tema interessante, creio que é importante já que temos poucos livros neste tema. Ainda mais um livro nacional.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Esse livro me passou a sensação que é preciso experimentar as possibilidades do corpo, o que muito aprecio. quero ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia o livro mas o assunto abordado no livro sobre a invisibilidade bissexual é muito importante. Nem imaginava que era um livro curtinho porque parece mesmo intenso. ótima resenha!

    ResponderExcluir
  11. caramba!! já quero na minha mesa, eu nunca li ou achei obras sobe bissexualidade, ainda mais nessa experiencia de auto descoberta *oo*

    ResponderExcluir