{RESENHA} - Antologia Resistência



Antologia Resistência
Organizado por Maria Freitas
Editora Resistência
Nota 5/5 + 

Sinopse


O que define a Resistência?

É o ato de lutar?
Ou de fugir?

De amar?
Ou de sobreviver?

É ser parte de um movimento?
Ou ser o movimento?

É viver um dia de cada vez?
Ou se libertar?

É lutar contra si?
Ou contra a opressão?

É caminhar pelas ruas?
Ou fugir pelo mar?

É viver para ser quem você é?
Ou morrer para que o outro também seja?

É viver, em si? Existir? Ser?

O que define a Resistência?




"O que antes era aplauso, sutilmente se transformou em vaia. O que antes era exclamação, subitamente virou interrogação."

Resenha


Perante essa sinopse, pra quem me conhece, pode perceber o meu incômodo e ao mesmo tempo satisfação de falar sobre esse livro, que, realmente, são 170 páginas de puro ativismo.

A Antologia é composta por 15 contos e mais 15 Cenas pretas.

Os contos abordam, nem sempre de uma maneira fácil de ser lida, luta. Temos contos que falam sobre palavras que foram proibidas, sobre mulheres negras que não são reconhecidas, sobre asiáticos que oprimem e se colocam num patamar superior, sobre o governo, muitos assuntos que trazem umas reflexões muito pesadas, tristes e, sem sombra de dúvidas, necessárias

As Cenas Pretas, que por sinal, é o que fez o livro ser o que ele é e foi o que me matou (explicarei o porque), são microcontos (acho que o nome é esse), que não dão mais do que uma página, mas viu, que incomodo. Como o próprio nome já diz, são cenas de pessoas negras que contam, por exemplo, uma mãe ser confundida com babá só pelos cabelos de dreads e sua cor; uma moça que vai ministrar a reunião, ser confundida com a faxineira, uma moça que vai ao salão pra deixar o cabelo natural e escuta das amigas “que cabelo estranho é esse?”, entre outras situações. Na minha opinião, essas cenas, foram a melhor coisa do livro.

Ah, antes que eu esqueça de falar, o lançamento virtual dessa antologia será dia 31, confirme presença no evento, clicando aqui (será no instagram da editora)


" [...] falava apenas que a homenagem era à uma vitima de violência doméstica. Não falava que a vítima morrera. Mas, se estava viva, isso não deveria ser uma coisa boa? Pelo visto não. Só tinha valor morta."

Opinião


É muito dificil pra mim descrever o que eu senti com essa leitura, então isso aqui vai soar um pouco como um desabafo.

Eu, sou branca e fui criada por uma familia muito bem de vida, vivi numa bolha praticamente a vida toda, sempre estudando em escolas particulares e toda essa ladainha, até que, entre muitos conflitos e afins, eu me assumi lésbica e meus pais, que sempre foram amorosos comigo, me chutaram de casa com 16 anos. Mesmo tendo que me virar tão nova e sendo casada com uma mulher negra, eu demorei muito pra me desconstruir e todo dia é uma desconstrução diferente, acho que isso nunca vai parar.

Pois entendam, eu tenho sim, até hoje muitos preconceitos e essa leitura foi um tiro na minha cara justamente por isso. Depois de terminar esse livro, eu fiquei pensativa por muito tempo, eu fiquei revendo MUITOS aspectos da minha existência.

"Que derrota horrível foi essa que nos fez levantar e dizer que resistiremos? Porém, já parou pra pensar no porquê de você ser Resistência?"

Esse, é com toda certeza, um livro que eu vou guardar pra vida. Afinal, eu consegui entender, ou quase isso, que Resistência tem “por quem” e “pra quem”. Vou parafrasear alguns trechos do prefácio do livro, escrito pela Maria.  Afinal, você resiste pelas/os trans que morrem espancados na rua só pelo fato de não serem “passaveis”? Você resiste pelo direito de todos nós termos uma educação de qualidade e com o mínimo de influências políticas e religiosas possível? Quem são aquelas meninas que não amam? Que lutam pra se encaixar num padrão absurdo? Você resiste pelos negros que estão presos por andarem na rua com um guarda chuva? Você resiste pelas crianças mortas injustamente porque alguém pregou que ter ódio pode ser maneiro? Você resiste pelas pessoas que não podem ir e vir igual você? Você resiste pelos povos indígenas que tão perdendo as terras pro agronegócio?

É Resistência, mas pra quem? Por quem?

18 comentários:

  1. É tão bom perceber que a antologia tá tocando exatamente onde a gente queria! Tomara que mais pessoas consigam entender a mensagem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca, realmente tem leituras que são um tapa na cara, este livro com certeza irá me apresentar muitas situações tristes que talvez eu nem saiba que existe.
    Fiquei tocada com a tua história, tenho um casal de filhos e não me vejo em nenhuma situação chutando eles de casa, acho que vou defendê-los mesmo que eu julgue que estejam errados, amor de mãe é isso. Adorei saber da antologia, obrigada!
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiê!
    É uma pena saber que você passou por essa situação tão lastimável, pensar que ainda existem pessoas com uma mentalidade assim é revoltante. Já tinha visto alguns posts sobre esse livro no instagram e fiquei com bastante vontade de lê-lo, pois é uma temática que gera discussões com o outro e com nós mesmos, como aconteceu com você. Espero ter a oportunidade de ler essa antologia em breve.

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem ? Sua escrita ou desabafo me deixou emocionada. O livro é realmente uma ótima reflexão . Fiquei com muita vontade de ler. Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Hey! Tudo bem?
    Adorei conhecer o livro pela sua resenha, vou colocar na minha lista pra já!
    Quando puder, dá uma passadinha lá no blog.
    Um abraço,
    Thamiris.

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  6. Nossa, me parece uma ótima leitura esse livro. O fato do livro levar o leitor a refletir sobre vários assuntos, me deixou interessada.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro, não sou fã de livros que aborda temas com várias discutições, mas gosto de livros que nos leve a refletir sobre os acontecimentos atuais.

    ResponderExcluir
  8. Olá que obra impactante já quero muito ler, tinha visto algo sobre em algumas das redes sociais mais não recordo, adorei saber mais sobre a leitura, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que legal, adoro histórias de superação e adoro esses livros de coletâneas. Vou procurar para ler <3

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  10. Essa antologia parece possuir textos bem interessantes e intensos, confesso que fiquei bem interessado na obra, anotei a dica.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Não conhecia a antologia, mas depois de tudo que narrou, com certeza vou adicionar a minha lista de desejados. Gostei de saber que o livro te tocou desta forma e que conseguiu passar a mensagem de forma clara e dolorosa, e isso é o mais importante de tudo. Vou ler, adorei sua opinião e saber também que você se desconstruiu!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Realmente parece um ótimo livro para poder refletir. E ser contado em formato mini, ajuda a maximizar os relatos e mensagens, é uma ótima pedida

    ResponderExcluir
  13. Olá, amei conferir sua opinião sobre esse livro, é uma antologia que quero muito ler, fala sobre temas fortes, difíceis e reais.

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia a antologia, mas só de ver o título e a capa já intui que se trata de algo que vai além de uma simples leitura. A sinopse está perfeita, e o teu post, meio resenha, meio desabafo foi um ato de coragem e tb de resistência, claro. Vc resiste à necessidade de se manter na zona de conforto e se permitiu desconstruir todos os preconceitos tão comuns a nós seres humanos.
    Super parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Incrível a sua resenha e o seu relato pessoal, me sensibilizei muito lendo. É tão bom quando a obra nos toca e nos trás reflexões profundas, quebras de paradigmas, crenças que não servem mais.... Que possamos continuar usando essa ferramenta tão poderosa, que é a literatura, para resistência. Para expansão da consciência. Que possamos viver, ainda em vida, em um lugar melhor. E eu sei que vamos. Estamos caminhando para isso. Parabéns pela sua iniciativa e coragem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro antologias e estou de olho nessa desde que fiquei sabendo sobre. Adorei poder ver a sua opinião e tenho certeza de que vou gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  17. Livros que nos desconstroem são fundamentais! Por um mundo mas diverso! Excelente sugestão de leitura, obrigado!

    ResponderExcluir