{OPINIÃO} Fun Home - Uma tragicomédia em familia


Bom, acho que o assunto de hoje pode ser um tanto quanto delicado. Na verdade, ele é sim muito delicado e eu não sei se abordarei tudo que essa GN me passou de uma forma que te faça querer ler, mas espero que eu consiga.

*fonte: Amazon*


Aqui, nós temos uma GN que é um livro de memórias (eu não sei se seria adequado chamar isso de autobiografia, até porque ele é muito mais que isso), sobre essa instituição chamada família, sobre sexualidade, sobre os rumos da vida, sobre segredos, sobre uma penca de coisa.

Vamos do começo, logo depois que a Alison (autora e personagem principal da trama) revela pra sua família que é lésbica, o pai dela se suicida. Calma, não foi por causa da lesbiquisse da filha que ele se matou e é isso que mais me encanta na história, a comovente, conturbada e surreal que a Alison tem com o pai dela.



O pai da Alison, sempre foi uma figura meio distante e abstrata na vida da filha, ele é descrito como “agente funerário de terceira geração, professor de inglês do ensino médio, restaurador compulsivo da casa vitoriana da família, especialista em preservação histórica, um pai distante e frio e um homossexual enrustido que se envolveu com alunos e com o baby-sitter de seus filhos” não existe descrição mais assertiva a cerca deste homem.

Eu nem sabia que essa era uma GN sobre uma lésbica, até porque eu ganhei ela num sorteio do meu amigo Deko do @primeiraorelha e cara, leiam livros às cegas, vale a pena hahahah. Mas voltando, a GN é dividida em 7 partes e tem uma narrativa não muito linear que discute a vida do pai. 

Durante toda a narrativa, conseguimos ver que a Alison sempre foi uma pessoa muito observadora, que conseguia ler as entrelinhas daquela família extremamente peculiar e quando decidiu falar sobre isso, revisitou tanta coisa, que parece até absurdo essa relação que eles tinham.



Por incrivel que pareça, esse foi meu primeiro contato com GNs e eu não poderia estar mais feliz. 

Mas acho importante falar que talvez, seja um pouco dificil sentir empatia pela narrativa porque ela sempre foi uma pessoa muito culta, assim como o pai, então ela passa o livro todo comparando o pai à personagens de livros e utilizando de metáforas pra tudo, talvez alguém não entenda muito bem as comparações, eu tive que ir pesquisar pra poder entender algumas coisas, mas não que isso seja um empecilho, pelo menos pra mim não foi.

É muito legal essa discussão que a Alison levanta sobre a sexualidade, na adolescencia dela, tinha acabado de acontecer os protestos de Stonewall, então são coisas que a gente se pega pensando também. Sobre o fato do pai projetar a feminilidade enrustida dele na filha que é caminhoneira (eu posso falar porque sou sapatão rs) e a Alison projetar os gostos masculinos dela no pai, foi uma leitura que me deixou sem ar e muitas vezes me peguei pensando nisso.

Alison sempre soube que era lésbica, ela só sabia. Quando ela contou ao pais, por meio de uma carta, o pai respondeu com um telefonema deduzindo que ela já sabia sobre os casos dele e tudo o mais, dizendo “ah, você é um ser humano, tudo bem experimentar; você não precisa estar dentro de uma caixa” coisas assim. A Mãe dela também responde com um telefonema, mas é nessa parte que a Alison descobre sobre o pai dela (isso ela já tava na faculdade).



Bom, eu não quero me alongar mais ainda nesse assunto, mas a GN tem uma parte dois, que fala sobre a mãe da Alison, e eu nem preciso falar que eu já tô me coçando pra ler.

Acho que falta muito das pessoas a coragem de falar abertamente sobre a sexualidade como a Alison fez, ainda mais desenhar coisas que dificilmente seriam “bem vistas” e abordar esse assunto sobre o pai dela foi muito corajoso. Com toda certeza eu quero revisitar essa história depois de ler sobre a mãe dela, realmente, ela merece todo o reconhecimento que tem.

31 comentários:

  1. Olá, adorei a resenha, sou louca para ler este livro mais ainda não pude compra-lo, foi bom conhecer um pouco mais da obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito bom, pra quem curte uma coisa mais biografica e que fale de coisas muito importantes, é uma ótima pedida!

      Excluir
  2. Parece beeem interessante esse enredo. Histórias familiares dão sempre muito pano pra manga e quando envolvem segredos w revelações, aí que um livro pode ficar empolgante! Amei a resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas acho que essa relação familiar é bem peculiar, tem muito mais coisa envolvida nessa trama do que a superficie da familia

      Excluir
  3. Amo histórias sobre familia. Fiquei curioso pra ler. Parabéns pela resenha ❤👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Olá Bianca,

    Não conhecia essa Graphic Novel, mas agora já estou me corroendo para ler. O fato de ser "autobiográfico" apenas me anima para me aventurar dentro desta trama que parece ser sensacional, sem mais. Também achei bem corajoso da parte dela falar abertamente sobre sua sexualidade e também sobre o que ocorreu com seu pai, que é bem trágico. Já anotei a dica e espero poder ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei bem corajoso, mas as vezes é necessário falar sobre isso, quase ninguém tem coragem de falar sobre a familia.

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Já conhecia a graphic novel, mas não sabia que falava sobre o pai dela, achei que falava mais sobre a lesbianidade da protagonista. Fiquei interessada. Este ano, o Leia Mulheres da minha cidade leu, mas eu acabei não participando porque o livro estava muito caro e eu não ia conseguir ir ao encontro. Mas achei muito bom você falar dessa GN, porque poucas vezes a vejo em blogs atuais.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, Nina! É tudo pra mim você vindo aqui <3
      Sim, fala sobre ela a relação com o pai, tô ansiosa pra ler a outra!

      Excluir
  6. Oiiii Bianca

    Achei interessante essa Graphic porque a Alison pelo visto fala e revisita a relação com o pai, o foco acaba sendo ele e não ela e sua relação com a vida, apesar de focar em questões como sexualidade, suicidio etc, me parece que a abordagem mesmo fica sendo essa familia que como vc descreveu bem, parece ser peculiar pra caramba. Achei a dica bem legal, acredita que tb nunca li graphic novel, e olha que tenho algumas na lista, mas por enquanto ainda não rolou.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia! eu acho que pra ela se aprofundar mais, precisariam de bem mais paginas, mas como é um relato e não uma história, eu achei bem satisfatório, me prendeu do começo ao fim!

      Excluir
  7. Adorei a história e o tema abordado além do melhor: ser uma graphic novel e autobiográfico! <3 Já quero!

    ResponderExcluir
  8. Oiiii

    Amo quadrinhos e esse já me interessou haha ja quero para ontem

    ResponderExcluir
  9. Amoo esses tipo de história, sabe? Principalmente pelo o tema abordado e ainda tem quadrinho? PERFEITOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um tipo de história que TODO MUNDO precisa ler. simplesmente maravilhoso.

      Excluir
  10. Olá,

    Adorei a resenha! A premissa da história chamou bastante a minha atenção. Esses dilemas familiares, a descoberta de si mesma da protagonista e a revelação dela para os pais são temas importantíssimos.
    Fiquei curiosa com essa segunda parte sobre a mãe dela.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em breve pretendo falar sobre a parte da mãe dela, eu também tô muito curiosa! <3

      Excluir
  11. Para sua primeira Gn, você foi certeira e fiquei interessada em conhecer, saber mais da temática e espero gostar tano quanto você. Também quero ler essa que fala mãe da Alison.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, comecei com o pé na porta né?! ahahahahahahah
      Eu também tô muito curiosa pra ler, quero ler logo!

      Excluir
  12. é mesmo, ela me fez pensar em muitas coisas e me fez ver coisas que eu nunca tinha visto, também pesquisei muitas coisas pra poder entender melhor o contexto e foi uma surpresa e tanto!

    ResponderExcluir
  13. Como é bom saber que seu primeiro contato com o formato já te agradou tanto.
    Deve ter sido uma leitura bem delicada e eu realmente não conhecia essa GN. Adicionei na lista de desejados (mais um O.O hauhauha)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU DEUS HAHAHAHAHAHAH Tô me sentindo muito influencer hahahaha

      Excluir
  14. Poucas GN chamam a minha atenção e devo falar que essa foi uma delas...
    Achei bem interessante a ideia de colocar sua biografia neste formato, ao invés de um romance e tal.
    Não conheço a autora, mas ja quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas nem é tanto a biografia que chama a atenção, os pontos que são abordados são muito interessantes

      Excluir
  15. Eu amo Graphic Novels e estou sempre lendo uma, eu não conhecia essa e já quero ler. Adorei a dica e gostei muito de saber que a sua primeira GN te agradou tanto

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Essa HQ é da editora Todavia não é? Vi ela na Bienal e fiquei super interessada na mesma, mas acabei deixando a oportunidade de comprar passar. Porém, após essa resenha fiquei novamente curiosa sobre a mesma, e agora quero super dar uma chance. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    O tema é bem interessante. Toda a coisa de se descobrir e se revelar na adolescência deve ser algo bem tenso de se viver. Não conhecia essa HQ e o traço me lembrou os de charges.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir