{OPINIÃO} Sempre Estive Aqui - Maria Freitas


E ai meus brilhinhos, como é que cês tão? Cês tão beleza?

Hoje nós vamos conversar sobre Sempre Estive Aqui, um livro da perfeita Maria Freitas. Ela disponibilizou o e-book gratuitamente no site dela e eu e a @evybooks organizamos uma leitura coletiva dele, que foi um sucesso! E também, acabei conversando com a MaLê sobre a possibilidade de lermos o livro e fazermos uma resenha dupla, então aqui estamos nós! 



Sempre estive aqui conta a história de amor de Karin e Thiago. 

Ela sempre quis encontrar um grande amor. Ele sempre amou Marcela, sua ex-mulher. Eles nunca se notaram, mesmo trabalhando no mesmo prédio e frequentando os mesmos lugares. Até uma chuva, um acidente de carro e uma viagem à Acapulco.

Agora, Karin está a um passo de viver o amor que sempre sonhou, mas Thiago esconde um segredo que pode estragar tudo. Será que é tarde demais?





Eu sou uma pessoa MUITO suspeita pra falar sobre as coisas que a Maria escreve, não é de hoje que meio mundo acha que eu trabalho pra ela, de tanto que eu falo deste ser humano. Vamos ao livro.

Eu comecei a ler SEA quando ele ainda tava sendo publicado no wattpad, ai depois ele passou a ser publicado só no clube da Maria, e logo depois veio o livro todo e eu voltei desde o começo pra entender tudo, e NOSSA!

Ainda tenho um problema sério pra falar desse livro, não que ele seja pesado como Teca foi, esse livro é o mais gentil da Maria (esperem coisas pesadas dela) mas o que me lascou toda foi o fim, porque eu já tava esperando aquilo e eu não fiquei nem um pouco surpresa E ESSE FOI EXATAMENTE O PROBLEMA!

Pra quem ainda não entendeu, o livro aborda violência doméstica e relação abusiva de uma forma tão, mas tão sutil, que você não percebe o que ta acontecendo logo de cara, e como o livro é narrado pela Amanda (que é um personagem que a Maria criou) você pensa que é uma pessoa contando a história de vida de outra, mas né, jamais que seria isso.

Eu não quero me prolongar muito, até porque, depois do choque de ter achado “normal” o fim do livro, eu comecei a chorar de uma forma compulsiva e não consigo mais lidar bem com esse livro. Porém, leiam. É um livro bem gentil, cheio de boas referências e com tudo que um romance mais reflexivo precisa ter. Eu quero muito encontrar leitores dessa história. 

#SomosTodosKarin


Estamos no mês da visibilidade bissexual, e creio que não tem melhor época para a publicação desta resenha do que este mês.

O segundo livro que li da Maria, e foi surpreendente de inúmeras maneiras, foi um final esperado pelo que eu acompanho dela, porém no decorrer da trama achei que pudesse mudar.

Uma leitura fluida, apaixonante, que passa tanta mensagem que só absorvemos no final do livro,
quando entendemos, e paramos para refletir, eu demorei para engrenar na leitura, por N motivos, mas quando peguei o ritmo, foi numa tacada só, dormir apenas depois de concluir a leitura.

A história é contada em terceira pessoa, ou seja temos uma narradora, e se prestarmos atenção, ela dá indício do que acontecerá no final, ela não mostra com todas as letras, é algo sutil que só percebemos no final. Mas que está lá o tempo todo.


Karin é o ponto central, ela é quem liga os outros dois extremos, Rafa e Thiago. Jovem, negra (representatividade pouca é bobagem, né mores?), de família rica, Workaholic não apenas porque gosta do trabalho, e sim pois é uma forma de ocupar a mente e não pensar em algo que a machuca e que a impede de viver plenamente.


Rafa, uma aventureira, que não gosta de finais, e muito menos de rotina, e de fazer as mesma coisa sempre, sem raízes sua casa é o mundo. Apaixonada por Karin, a quem o destino adora as unir quando menos espera.

Thiago, um fofo, adoraria colocá-lo num potinho, recém separado de quem algum dia já achou ser sua alma gêmea, e por mais que os caminho de Karin e Thi já tenham se cruzados em alguns momentos, eles por algum motivo não se lembram de terem se visto, apesar de terem uma sensação de familiaridade.

Com algumas referências, especialmente a Chaves, ela nos leva, para alguns países do globo, e especialmente a Acapulco, onde a boa parte da história vai se desenrolando, a cada capítulo vamos descobrindo cada vez mais coisas, fatos, e parte das das histórias, e a importância de cada personagem na vida de Karin, mesclando presente, e passado. 

Uma obra que deve ser lida e sentida, não explicada. Então o que estão esperando? vão lá ler, e levar um tapa na cara no final, porque não terá um que não vá se emocionar, e deixar as lágrimas correrem soltas.

22 comentários:

  1. Esse livro foi um dos que li rapidamente nesse ano e um dos melhores também. Pouco lia dos livros nacionais, mas ler os trabalhos da Maria mostra o quanto bons escritores temos e que lê-los é valorização e representatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Maria é uma pessoa sem defeitos! Tudo que ela escreve eu leio e amo!

      Excluir
  2. AINDA NÃO SUPEREI SEA SOCORRO, mas realmente Thiago a gente quer colocar num potinho e Karin e Rafa lindas, maravilhosa e ícones. Maria é realmente destruidora em seus livros, e esse apesar de ser o mais de boas, quase morri de chorar kkkkkk🖤🖤🖤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. socorro amiga hahahahahahahahaha
      Ainda amo a Rafa! Ta vendo, eu vivia falando morte ao hetero, eu só desejei a morte do hetero errado! hahaha

      Excluir
  3. Não conhecia a obra, mas fiquei bem curioso para saber dessa história na íntegra, pois parece ser uma narrativa intensa e repleta de surpresas. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Adorei a dica :) não conhecia o trabalho da Maria, amei a capa é linda e a historia bem interessante...

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não conhecia a autora e nem a obra, mas já fiquei com muita vontade de ler depois do seu post. Livros que retratam temas como esse de forma delicada acabam se tornando leituras especiais para mim e isso já me animou bastante. Espero poder conhecer essa história em breve e gostar tanto quanto vocês!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Esse assunto é tão delicado que adoro autores que se desafiam a escrever com carinho sobre.
    Obrigada por compartilhar isso conosco.

    Vou ler!

    ResponderExcluir
  7. Achei bem legal o fato da autora ter disponibilizado esse livro de forma gratuita.
    Não a conheço, mas já me interessei pelo livro depois de ler a sua resenha. São temas bem delicados e fiquei curiosa para saber como foram abordados.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Maria é tudo pra mim hahahahaha
      Adoro tudo que ela faz, espero que goste!

      Excluir
  8. Fiquei bem empolgada para conhecer a escrita da autora depois de ler as duas opiniões. Gosto de histórias que me levam a refletir!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Típico de uma novela mexicana esse livro aparenta a ter.. hahaha mas, adorei a sua resenha Bianca.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro mas gostei muito do título: Sempre estive aqui.
    Se é romance já quero ler com certeza!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o titulo é bem impactante mesmo, mas acho que cê deveria tomar um cuidado com o fim do livro, não é bem um romance.

      Excluir
  11. Eu não conhecia o livro e adorei a proposta dele, fiquei bem curiosa com a leitura! Achei muito legal poder ver essa resenha dupla, deu para conhecer um pouco do livro e fiquei mesmo com vontade de ler

    ResponderExcluir