{MÊS DA MULHER} Escritoras que eu admiro!


Olá brilhinhos, como estamos hoje?

Eu adoro fazer listinhas e como em março é comemorado o mês das mulheres, eu resolvi vir aqui e falar sobre algumas escritoras que eu admiro muito! Aqui só tem escritoras que eu li, pois se eu fosse colocar aqui todas as que eu admiro, isso aqui ia ficar gigante! Aqui nessa lista tem escritoras nacionais e gringas e se você quiser conhecer o que essa mulher escreveu, é só clicar no nome dela que você será redirecionado pra página dela na Amazon. Vamos lá então!


Nina Spim: Além de ser uma pessoa muito fofa e super legal de se conversar, a Nina tem uma delicadeza fora do normal pra escrever. Mesmo quando ela escreve sobre algo que não faz parte da realidade dela, tem um tato gigantesco pra tratar do assunto. Ela também escreve sobre saúde mental e nossa, são trabalhos incriveis mesmo! Eu conheci a Nina através do blog que ela mantém e comecei a ler os trabalhos dela e me apaixonei, hoje em dia eu panfleto a Nina até não dar mais!


Maria Freitas: Eu não perco uma oportunidade de panfletar a Maria! Apesar de estar meio em falta com a panfletagem, eu acredito que ela saiba o quanto ela é especial pra mim, o quanto ela me ajudou e me ajuda até hoje. Conheci ela através do livro A vida Perfeita de Teca e depois disso ela se tornou uma pessoa que eu admiro em tudo! Eu já entrevistei a Maria pra cá e dá pra ver o quanto ela é incrivel e talentosa. Além de escrever, ela mantém um canal no YouTube e produz conteúdo em muitos lugares, ela é uma pessoa que você deve conhecer!

Lethycia Dias: A Lethycia eu conehci através do Twitter, ela sempre teve uma presença super bacana e divertida por lá e um dia eu vi o instagram dela, onde ela fala sobre livros, e adorei a forma descontraída que ela escreve, e quando lançou o conto dela, eu claramente fui correndo ler e amei com todas as minhas forças! Vale muito a pena acompanhar tudo que a Lethycia faz!

Angie Thomas: Essa mulher é f*da, juro. Comecei lendo 'O ódio que você semeia' e esse livro me rendeu muitos debates. Na época, eu tava no começo da faculdade e esse livro serviu inclusive de inspiração pra um trabalho que eu fiz e quando eu apresentei, foi incrivel ver quantas pessoas passaram a pensar sobre isso. Eu, como pessoa branca, não enxergo essas coisas que eram retratadas no livro e conhecer essa realidade foi muito chocante pra mim, agora, casada com a Rê, eu vejo o quão podre e probelmático é o racismo, como isso afeta toda uma vida. Estou lendo o novo livro dela e ele também é muito pesado, tô na metade dele e já tô questionando meio mundo. Se você é uma pessoa branca, eu recomendo que leia, vai te fazer ver coisas que a gente nem percebe.

Margaret Atwood: Essa senhora que tem cara de doida (desculpa, mas ela parece aquelas velhinhas super pra frente, né?!) é a criadora da melhor distopia que eu li na vida! Eu demorei muito pra ler O Conto da Aia porque eu sabia que o negócio ia mexer comigo de uma forma que eu não sei se aguentaria, mas eu fui lá e li e quando acabei, eu estava morta e enterrada, que livro incrivel! Quando lançou Os Testamentos eu sabia que precisava ler e foi uma das primeiras leituras desse ano e nossa, que livro incrivel! A autora também escreveu outros titulos sempre nessa vibe de ficção cientifica e distopia e eu quero muito ler tudo que ela escreveu!

Alison Bechdel: Essa mulher tem um lugar especial no meu coração, essa mulher é uma quadrinista que escreveu 'Fun Home' e 'Você é minha mãe?', duas HQs autobiograficas que falam da relação dela com os pais, sobre a "lesbiquice" dela e muitos outros conflitos familiares. Ela usa de metáforas e comparações que fazem com a história toda tenha um charme enorme, mesmo que as duas histórias sejam bem trágicas e pesadas. Eu gosto muito dessas histórias, acho que mesmo que eu não tenha me visto em tudo ali, eu me vi em muita coisa e isso fez com que as histórias fossem especiais pra mim. Fora os questionamentos internos que a gente faz quando lê né?! Bom, conheçam ela, sério! O trabalho dela é fenomenal!

Diedra Roiz e Wind Rose: Aqui eu admito que dei uma trapaceada de unir as duas em um tópico só, mas juro, além de serem ótimas ecritoras, elas são a inspiração de relacionamento e de força pra mim.  Eu li primeiro a Wind por influencia da minha esposa que é louca por ela e a acompanha desde o ABCLes, e esse livro foi o primeiro drama erótico lésbico que eu li na vida, desde então, eu sou a louca de panfletar a Wind! Ainda tô no aguardo de um livro novo dela, mas até onde eu sei, ela tá se preparando pra defender o mestrado, então acho que só depois disso. Já a Diedra é um monstro no quesito escrever né?! Essa mulher deve ter uns 60 livros escritos, sem brincadeira. Eu comecei a ler ela por causa da Trilogia do Suave Tom do Abismo e agora eu estou realmente viciada, apesar de ter certeza que jamais conseguirei ler tudo que ela escreveu, sigo tentando (risos). Essas mulheres são tudo de incrivel na vida!

Chimamanda Ngozi Adichie: Eu sempre ouvi falar muito dela, mas só li um livro dela recentemente, eu só tinha lido as trasncrissões das palestras dela sobre feminismo, que aliás são fora do normal, todo mundo deveria ler. Eu gostei muito da forma como ela abordou o racismo, de uma forma que não me chocou logo de cara, mas se for juntar o conjunto todo da obra, foi um soco no estômago que me deixou de cama por cinco dias. Outra coisa bacana sobre ela é que, assim como quase todas as escritoras negras que eu li, elas falam de uma forma muito crua sobre a realidade delas e isso chega quase a ser didático pra nós branquelos. Acho que tudo isso fez com que eu gostasse muito da escrita dela. Sem sombra de dúvida eu quero ler os outros livros dela.

Lis Selwyn: Não tem como fazer uma lista de mulheres incriveis sem falar dessa pessoa que um dia eu quero conhecer pessoalmente e dar um abraço e tomar um chá (ainda não me conformo que existem pessoas que não tomam café)! A Lis é uma pessoa muito especial, além de ser da mesma casa que eu em Harry Potter, ela é super simpatica e afetiva, todas as vezes que eu conversei com ela, sempre foram conversas que eu ri muito! A Lis também escreve romances lésbicos e o jeito que ela escreve é super gostoso de ler. Eu já li dois livros dela e foram experiências fantasticas! Eu sou a louca do casal sapatão né, não posso ver um que eu já tô ali shippando e vibrando! Mas sério, essa mulher é incrivel. Vale muito a pena conhecer o trabalho dela e me ajudar no protesto pra ler o livro de terror lesbico que ela escreveu kkkkkk

Beatriz Lúcio: Carinhosamente apelidada por mim de George R. R. Bia (piadas internas), a Bia é o ser humano mais tudo na vida! Ela escreveu 'Quando Fernando Morreu' e 'Sozinha com as Sombras' e esse ultimo é uma saga de mil livros e que quando eu li, cada capitulo era um audio diferente surtando e criando teorias  e a Bia ouviu todos e vibrou comigo em cada descoberta que eu fiz. Assim como todo mundo da patota da Maria, ela tem uma delicadeza e um cuidado pra escrever, tudo que ela escreve é impecavel, não tem nem como criticar. Ela é uma pessoa maravilhosa que eu também quero conhecer e que merece o mundo todo!


Lais Lacet: A Lais é aquele tipo de escritora que você não sabe nem como que fala dela, tamanha a grandeza. Ela escreveu 'Da Tua Rosa' que foi uma das melhores fantasias que eu li na vida, digna de ser sempre lida e repensada. A Lais é incrivel e isso é tudo que vocês precisam saber. Ponto. 

Bom essas foram algumas das escritoras que eu mais admiro, tem mais uma renca de mulheres incriveis que eu acho que todo mundo deveria ler pois o trabalho delas é fora do normal. Mas é isso por ora, semana que vem eu volto aqui com mais uma lista de mulheres incriveis.

Me conta ai, conhecia alguma das escritoras que eu citei? Já tinham ouvido falar? Me indique aqui nos comentários alguma autora que eu não tenha citado aqui pra eu conhecer!

Beijos e brilhos!!


13 comentários:

  1. Oi, Bia! Vim agradecer por me colocar no meio de mulheres tão sensacionais! Por mais que eu acompanhe a Maria, eu ainda não li nadinha dela, acredita? Mesmo no grupo dos contos dela, eu ainda não li nenhum. Nossa, eu amo a Angie, mas ainda não li o segundo dela, quero ler ainda neste ano. Margaret é uma deusa, meu Deus. Eu nem consegui assistir ao seriado completo de O conto da aia de tão mal que eu fiquei depois de um episódio específico. Já quis ler Fun home, mas acabei não comprando até hoje, mas não sei muito sobre ela, nunca li nada. Eu conheço a Diedra, mas ainda não li nada dela, mas não conhecia a Wind. Não sabia que elas eram um casal, aliás hihi. Chimamanda vou nem falar nada, adoro! Mas adoro ainda mais a nossa Chimamanda: a Djamila Ribeiro. Conheço a literatura da Lis, mas ainda não li nada. Ahhh, eu adorei Quando fernando morreu e tô para ler Sozinha com as sombras! Eu tô pra ler Da tua Rosa até hoje (diz a pessoa que tem um monte de livros pendentes pra começar a ler hahaha) e eu só conheci essa trilogia porque vi aqui no seu blog!

    Enfim, muito obrigada por apoiar a minha literatura! Não tô acostumada com gente me exaltando KKKK Seguimos juntas! <3

    Love, Nina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai Nina, você é perfeita e precisa aceitar esse fato, é isso.
      AMIGA VOCÊ PRECISA LER A MARIA!
      A Lais e a Bia são pessoas incirveis, sério, tanto de coração como na escrita.
      A Diedra e a Wind tem uma coleção de livros que elas escreveram juntas, é a coisa mais perfeita da vida!
      A Lis é um xuxu, sem condições.
      mana, preciso ler a Djamila, real e oficial.

      Excluir
  2. Oi. Que lista completa e fofinha, dessa lista, tenho enorme apreço pela escrita da Margaret Atwood, minha meta é ter todos os livros dela. Gosto também da escrita da Chimamanda

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei conferir sua lista, acho que eu ainda não conhecia umas quatro autoras, mas ler mesmo, por enquanto, só li duas obras da Chimamanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chimamanda também é incrivel, eu amei o livro que li dela!

      Excluir
  4. Oi Bianca, fiquei bem feliz em ver que conheço a maioria de tuas indicações, embora não tenho lido suas obras. É muito importante estar sempre enaltecendo a presença feminina na literatura. Adorei o post.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Conheci a chimamanda graças ao meu professor de antropologia da faculdade que mostrou o tedtalk dela. Que mulher INCRÍVEL! Angie Thomas também está em outro patamar e a Nina, é uma fofa ❤️.

    www.aquelemqueana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo muito todas elas, que mulheres que contam histórias perfeitas, né?!
      A Nina é um nenê

      Excluir
  6. Que post maravilhoso repleto de talento, adorei conhecer as escritoras por aqui!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca, tudo bem?
    De todas as autoras citadas, eu só conheço a Atwood, a Angie Thomas e a Maria Freitas, minha colega de ABERST, que é uma fofíssima. Mas amei saber sobre as outras citadas e fiquei bastante curiosa com os livros delas!
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  8. E que publicação maravilhosa, cheia de autoras incríveis.
    Tenho lido mais mulheres e fico tão feliz em ver o número de volumes aumentando na minha estante. Gostei muito das suas indicações! Conheço a grande maioria, outras ainda não tive a oportunidade de ler

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir